domingo, 1 de agosto de 2010

Exu, Deus ou Demônio?

Exu é o  primeiro orixá do Candomblé. Tentam demonizá-lo, mas isso não existe. Exu é um orixá terreno, que está perto das pessoas. Sem ele não existiria Candomblé. Ele é o orixá dos caminhos, das  encruzilhadas e dos lugares apropriados ao seu papel de mensageiro entre os homens e entre os Deuses e  os homens. É também o guardião dos templos ( Terreiro), das casas e das cidades. Mais do que isso, Exu é o guardião  entre os planos material e espiritual, aliás, o único a ter trânsito livre entre os nove planos em que se dividem os mundos, visível e invisível. Além de guardião, portanto, ele também é o elemento de ligação entre os vários planos do Universo, concebidos pelos iorubás. Existem Exus na terra, no fogo e na água e no ar, na combinação desses elementos e nos estados de transição entre eles. Ôlorum criou o mundo e estabeleceu divisões dentro do cosmos. O reino dos mortos, o das ervas, o da adivinhação e dos orixás. Oxalá assegura a manutenção da ordem. Exu  é o elemento de ligação entre os quatro domínios. Por isso que cada Orixá tem vários exus a seu serviço e como ajudante.
Cada terreiro tem dois exus: um deles mora numa casinhola, na entrada do terreiro. Este  é o porteiro da casa. Fica trancado a cadeado e os visitantes devem fazer-lhe uma pequena oferenda, algumas moedas, um charuto para serem bem recebidos. O outro , está enterrado perto da porta  de entrada e não é temido como o primeiro. É chamado de compadre já que protege a casa e seus freqüentadores. No Candomblé, Exu é o primeiro a ser servido, pois ele é quem vai chamar os outros orixás, para receber suas respectivas oferendas. Exu é o senhor dos caminhos juntamente com seu Irmão Ogum. Sem ele nada será feito, pois ele é a virilidade, tanto que é representado pelo Falo, ele é que bota a casa de pé deixando para os demais orixás os trabalhos de arremate, por isso, como mensageiro vai chamar os demais orixás para as festas ou rituais. Exu carrega sete espadas representando os sete caminhos.
 O caráter demoníaco de exu foi uma deturpação criada durante a escravidão negra do Brasil. Como ele é o orixá da magia e do feitiço, foi identificado com o diabo dos cristãos. Quando alguém morre assassinado, suicida-se ou foi muito mal durante a vida, fica fazendo parte do séquito de exu durante sete anos, vagando pelo mundo e espalhando maldades, por isso o despacho (servir a exu) em qualquer cerimônia, também é destinado aos espíritos dos antepassados.
Cada ser humano tem seu exu, específico e a este cabe resolver os problemas do seu protegido, quero deixar claro também que exu não é anjo da guarda de ninguém.Suas manifestações são muitos violentas tendo-se assim por ele, o maior respeito - Mojubá( Meus olhos se curvam ao seu poder, exu).
 Exu tem sua própria justiça de cobranças e a maneira dele é que vão ser cobradas as pessoas que são responsáveis pelo que ele pede. Exu executa.  Por ser terreno e gostar das coisas boas, mas as pessoas que pedem o mal vão pagar com o mal em suas vidas. É claro que exu tudo pode, mas cabe a nós, seres humanos, saber o que pedir para que depois não nos arrependamos do pedido. Também é conhecido por Elegua, legbá, aluvaiá, bombomgira. Seu elemento principal, o fogo. Seu domínio, os caminhos e encruzilhadas. Suas cores: o  preto e o vermelho. Sua arma: um tridente de sete pontas que representa os caminhos. Sua saudação é LAROIÊ (salve exu). Dia da semana, segunda-feira. Seu número o 'um'. Comidas: bifes mal passados fritos no azeite de dendê e bem apimentados, galo preto ou frango, farofa de dendê ou com água e sal, bodes, pipocas etc.
A história de exu que se multiplica e é longa. Em breve estaremos falando mais sobre ele aqui assim como de todos os orixás, um grande e afetuoso abraço. Até mais!

2 comentários:

  1. Humm...muito importante esse esclarecimento, muito fundamental que as pessoas recebam essa informações e desconstruam essa realidade subjetiva formulada através do racismo e preconceito. Também vou deixar uma dica de filme onde aparece essa essencia do Exú, que é "Besouro", bom filme!

    ResponderExcluir
  2. Um blog um tanto diferente!
    um abç
    Magali Pastore

    www.magalipastore.blogspot.com

    ResponderExcluir

Quem sou eu

Minha foto
Pedagogo por formação, terapeuta holístico cuja mediunidade aflorou aos 5 anos de idade e desde então vêm crescendo na sua trajetória de vida voltando-se aos estudos da espiritualidade. Alia a mística e a ciência para ajudar a aqueles que o procuram para auxiliar na transposição de obstáculos que a vida a eles impõe.

Além de terapeuta holístico (registrado na Ordem dos Terapeutas Holísticos do Brasil, sob cadastro OTH015), numerólogo, também é adepto do Candomblé e tem como Orixá Iansã, Deusa dos Raios, a qual é regente da vida dele: “Em Iansã, deposito toda fé e confiança! “ – palavras de Alyryo.

Aqui, ele esclarece sobre aspectos desta Entidade, através de artigo publicado na revista 'A História dos Orixás' páginas 50 a 52(Clique aqui para acessá-las).

Aqueles que tiverem dúvidas, curiosidades ou mesmo questionamentos sobre assuntos inerentes a:

Numerologia,

Cartomancia,

Jogo de Búzios(IFÁ),

Psicanálise Holística,

Terapia de Vidas Passadas(TVP)

Poderão dirimi-las em contato direto com este médium-vidente pelo e-mail:'alyriobrasileiro@yahoo.com.br'ou pelo tel: (71) 8158.4582 sendo estes também os contatos para marcação de consultas
( que também podem ser feitas por telefone)

Ao Internauta:

Este blog é um canal aberto entre mim e o público em geral. Para que possamos nos comunicar e discutir sobre temas vários como o Candomblé, religião da qual sou adepto a 27 anos.
Nele também estão postadas reportagens feitas comigo pela imprensa baiana e paulista aos quais falo um pouco sobre o meu trabalho como terapeuta e como médium, além de contar como tudo começou já na minha infância.
Espero poder contar com a colaboração de todos os internautas que o acessarem deixando seus comentários sobre as minhas postagens para que possamos crescer juntos em experiências e fazer novas amizades.
Em tempo, convido aqueles que desejarem conhecer mais sobre o meu trabalho que façam contato pelas vias aqui divulgadas.
Enfim, que este seja nosso ‘espaço virtual’ onde poderemos manter contato e estreitarmos nossos laços de amizade! Sejam todos bem vindos!"

Obrigado Amigos! Ultrapassamos a marca dos 1.000 acessos!

Ultrapassamos a marca de 1.000 acessos ao nosso Blog! Dado este pontuado desde o seu lançamento em Junho de 2010 e nesta oportunidade gostaria de agradecer o apoio de todos os que o acessaram e que nos deram retorno das postagens que realizei durante o período.

Fico muito feliz com a aceitação do trabalho, o que me estimula a prosseguir usando este canal de comunicação com o mundo, onde posso expressar minha ideias e opiniões ao tempo em que também me possibilita saber o que pensa o público que me procura tanto presencial quanto virtualmente. Fora a oportunidade de falar sobre a minha religião o Candomblé, da qual sou adepto a 27 anos na qual ponho toda fé e dela me considero um instrumento de ajuda para aqueles que dela tanto necessitam.

Gostaria que me enviassem sugestões de temas que vocês gostariam de ver comentados por mim no blog e que também me ajudem a divulgar a existência desta nossa via de comunicação.

Mais uma vez agradeço as visitas, críticas e sugestões: através destas é que crescemos e aprendemos sempre! Que Olorum ilumine os nossos caminhos!

Seguidores