sexta-feira, 29 de março de 2013

Páscoa e Candomblé

Vivemos um tempo de reflexão e de preparação para recebermos o Cristo em nossos corações, independente da forma de credo que nos leva a Olorum. Com a fusão das religiões afro-brasileiras e o catolicismo, propiciada pelo sincretismo religioso, este mesmo período é celebrado por ambas as vertentes religiosas, mas com óticas diferentes. A QUARESMA é um evento católico, tendo o seu período definido por uma convenção católica e adotado como tradição pelos católicos no mundo.
Bom senso, respeito as crenças alheias e a força do sincretismo foram algumas das considerações levantadas para se conviver com a essa realidade que existe, nos terreiros dos cultos afro-brasileiros. Tem terreiros, templos, casas, tendas etc., que não possuem ritos nesses dias, enquanto que em outros realizam-se cerimônias apropriadas para o período. Nas casas de culto afro-brasileiro, os Orixás estão ausentes nesse ciclo.
Olorogum, Lorogun ou lórogún é uma obrigação que acontece depois do carnaval e determina um período sem festas nos terreiros de umbanda e candomblé.
O Olorogum marca o período para descanso coletivo, marcando o final do ano litúrgico.
O lorogun acontece propositadamente no período da quaresma católica, logo depois do carnaval, terminando justamente no sábado de aleluia (primeiro sábado da lua cheia), onde começa o início do ano litúrgico (Ano Novo) para o povo do santo.
O encerramento do ano litúrgico acontece durante os quarenta dias que antecedem a Páscoa no catolicismo com o Lorogun, em homenagem a Oxalá.
Neste ritual não acontece sacrifício animal, embora seja oferecida comida ritual não só aos Deuses, mas à todos os participantes, servidos diretamente por todos os orixás do terreiro, extraordinariamente vestidos com roupas estampadas, menos os orixás funfuns que sempre estão com os seus vestes brancos.
A comida é comportada em duas capangas à tira colo e distribuída a todos os presentes, depois estas capangas são penduradas na árvore sagrada do terreiro.
Em seguida, todos os orixás saem com um ichã devida enrolado com tecidos ou papéis e começam simbolicamente uma luta, parecido com maculelê, este mesmo objeto é levado e depositado aos pés da árvore sagrada do terreiro.
Neste momento todos os orixás seguram nas mãos uma quantidade de folha sagrada, que são passada no corpo de todos os presentes, inclusive uns aos outros, formando um verdadeiro alarido, dando uma impressão de briga ”guerra” que é interrompida com a manifestação de Oxalá, imediatamente tudo volta a calmaria e todos dançam sob um grande alá (pano branco), os cânticos sagrado deste orixá da paz.
O exposto não exclui a possibilidade do membro do Candomblé participar das comemorações do período da Páscoa Cristã, nem das tradições de comer peixe ou mesmo de trocar ovos de Páscoa como reza a tradição católica, devendo este apenas resguardar os preceitos ditados pelo Candomblé e cumprir seus compromissos com o seu Orixá de frente. Portanto, a você meu fiel leitor internauta, o meu desejo de uma Feliz Páscoa, com mesa farta ao lado de pessoas queridas e muitos ovos de chocolate como forma de desejar felicidade a eles também. A Benção de Olorum sempre presente em nossos caminhos! Até a próxima publicação!



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Quem sou eu

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Pedagogo por formação, terapeuta holístico cuja mediunidade aflorou aos 5 anos de idade e desde então vêm crescendo na sua trajetória de vida voltando-se aos estudos da espiritualidade. Alia a mística e a ciência para ajudar a aqueles que o procuram para auxiliar na transposição de obstáculos que a vida a eles impõe.

Além de terapeuta holístico (registrado na Ordem dos Terapeutas Holísticos do Brasil, sob cadastro OTH015), numerólogo, também é adepto do Candomblé e tem como Orixá Iansã, Deusa dos Raios, a qual é regente da vida dele: “Em Iansã, deposito toda fé e confiança! “ – palavras de Alyryo.

Aqui, ele esclarece sobre aspectos desta Entidade, através de artigo publicado na revista 'A História dos Orixás' páginas 50 a 52(Clique aqui para acessá-las).

Aqueles que tiverem dúvidas, curiosidades ou mesmo questionamentos sobre assuntos inerentes a:

Numerologia,

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Fico muito feliz com a aceitação do trabalho, o que me estimula a prosseguir usando este canal de comunicação com o mundo, onde posso expressar minha ideias e opiniões ao tempo em que também me possibilita saber o que pensa o público que me procura tanto presencial quanto virtualmente. Fora a oportunidade de falar sobre a minha religião o Candomblé, da qual sou adepto a 27 anos na qual ponho toda fé e dela me considero um instrumento de ajuda para aqueles que dela tanto necessitam.

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