sexta-feira, 25 de novembro de 2011

Consciência Negra

No último dia 20 de Novembro foi comemorado o Dia da Consciência Negra. Esta data foi escolhida por ter sido estre o dia da morte de Zumbi dos Palmares , em 1695. Em Salvador/Ba, capital mais negra do Brasil, foram realizados vários eventos em comemoração a passagem da data e foram publicados dados publicados pelo DIEESE, os quais revelam que desnível entre a população negra e a população branca ainda é gritante.
Segundo reportagem publicada pelo site do g1.globo.com (http://g1.globo.com/bahia/noticia/2011/11/taxa-de-emprego-aumenta-cerca-de-7-entre-populacao-negra-diz-dieese.html ) vemos que a população negra, na capital baiana, ainda ocupa, em sua maioria, empregos domésticos e que recebem salários inferiores aos dos brancos.
Nota-se, portanto, que mesmo em tempos modernos e evoluídos, ainda vivemos um tempo de preconceito e descriminação.
Muito se evoluiu em se tratando da visão do negro na sociedade brasileira, mas , creio que estes progressos, ainda são apenas os indícios do começo de uma grande batalha a se vencer para que o negro seja visto como um ser humano capaz de produzir e galgar degraus mais relevantes na trajetória do sucesso e assim ser melhor remunerado por isso.
Presumo que os elementos da nossa sociedade esqueceram que não somos oriundos de uma raça pura. Somos, na verdade, o resultado de uma grande miscigenação de raças e culturas, daí , concluímos que somos mestiços, independente da cor da nossa pele. Certo que algumas características étnicas preponderam e possamos nos aproximar mais de um padrão racial que de outro, nos dando o título de classificação dentro de padrões preestabelecidos. Mas, isso não faz de um indivíduo um representante de uma raça pura. Então, porque se descriminar? Vê-se então o berço do preconceito nascer. Lamentável.
Como adepto a religião do Candomblé, oriunda da cultura Africana, tão rica em crenças e lendas e que tem na Bahia, grande número de seguidores e na sua maioria de cor negra, gostaria que tal descriminação tivesse fim e que nos víssemos uns aos outros como filhos de Olorum, independente da cor da pele e que tivéssemos o mesmo valor diante da sociedade. Não podemos ser verdadeiramente evoluídos enquanto tivermos como parâmetro segregador a cor da pele. Defendo aqui igualdade entre os homens e por consequência a igualdade racial e o meu 'não' ao preconceito seja ele de que espécie for.
Devemos lembrar do muito que a raça negra colaborou na formação cultural do Brasil. Não só na religião, como também nos costumes e tradições que compõem a cultura do Brasil. Muito de nossa cultura é uma derivação da cultura africana e atualmente esta participa do nosso dia a dia, ditando moda, influenciando nos costumes e trazendo até o nosso cenário artístico, pessoas afro-descendentes de muito talento e valor. Exportamos a cultura afro-brasileira e somos aplaudidos por ela pelo mundo a fora.
É de relevância que conscientizemos a nova geração da importância e da beleza das características dos afrodescendentes , como forma de combater o preconceito, caso ele prepondere nas gerações vindouras. Assim fortalecidos, eles serão capazes de defender suas bandeiras, contribuindo para erradicar de nosso país esta mancha que é o preconceito racial praticado sobre qualquer forma.
Daí, neste período de conscientização da condição do elemento afrodescendente na nossa sociedade que se reflita e se avance na derrubada dos muros do preconceito. Digamos 'não' as descriminações para que sejamos um povo mais evoluído e feliz.
A Paz de Olorum com todos nós! Até a próxima postagem!

domingo, 13 de novembro de 2011

Sobre o Traficante Nem …

Na semana passada a polícia carioca comemorou a prisão do traficante Nem (Antônio Francisco Bonfim Lopes) que em seis anos instituiu um verdadeiro império das drogas na favela da Rocinha. Segundo relatos do site da revista VEJA (http://veja.abril.com.br/noticia/brasil/prisao-de-nem-e-oportunidade-para-policia-do-rio-depurar-seus-quadros ) Nem, comandava um verdadeiro império de drogas e corrupção.

Antes de tudo, deve se louvar a hombridade dos policiais que realizaram a prisão do traficante, demonstrada ao rejeitar a propina proposta por ele e seus comparsas no valor de um milhão de reais para libertar o facínora. Nos tempos atuais, onde prepondera o interesse pelo enriquecimento ilícito e diante das dificuldades financeiras que cada um enfrenta, rejeitar tamanha quantia chega a ser um ato de nobreza , de caráter e de respeito pela farda a qual envergam no seu dia a dia. Aqui fica registrado os parabéns a esses homens, exemplo a ser seguido por todos os elementos da sociedade. São de elementos semelhantes a estes que a nossa polícia anda carente.

Segundo o noticiado na imprensa, Nem era um homem de bem, ingressando para o mundo do crime ao se endividar junto ao traficante Lulu, líder do tráfico na Rocinha na época, para pagar o tratamento de saúde de sua filha. Para pagar a dívida de cinquenta mil reais, Nem deveria traficar pela favela, mas este acabou fazendo carreira no crime e até mesmo a suceder Lulu na liderança do tráfico.

Meu caro leitor, refletindo sobre a vida do perigoso traficante, deparamos com um caso cinematográfico, inspirador para escritores de obras de ficção que envolvem casos policiais tão em moda hoje em dia: Um homem simples e sem recursos, sem se quer ter diploma universitário, que vive do suor do seu rosto, se vê em apuros financeiros e, sem ter a quem recorrer para salvar a vida de uma de suas filhas, procura pelo líder da comunidade a qual pertence e contrai uma dívida vultosa a qual pagaria com o trabalho ilícito que, uma vez realizado o projeta no mundo do crime, fazendo este ascender socialmente na comunidade a qual pertence chegando a posição de líder, mas que depois de incessantes tentativas da polícia finalmente é preso …. comovente não!?

Creio estarmos diante de um criminoso ao nível do 'Escadinha' dentre tantos outros 'cérebros do crime' os quais não tiveram chance de despontar pelas vias legais e que encontraram no crime a maneira de ascender na vida, custando a nós, cidadãos de bem, arcar com o custo de mantê-los presos em penitenciárias de alto grau de segurança, por ' diárias ' altíssimas, para que tenhamos uma certa tranquilidade , afastando-os do convívio da sociedade. Creio que tal tipo de indivíduo sabe que seu reinado é curto e que o império construído e/ou mantido por ele é volátil tanto quanto éter. Sem falar na tormenta de viver preso numa 'gaiola dourada' cercado de todo o luxo em 'mansões improvisadas' mas sem o que há de melhor na vida: O prazer de ir e vir livremente e poder andar de cabeça erguida onde quer que venha a entrar.

Daí, recaímos na visão da espiritalidade para procurar entender que tais pessoas são obsediadas e que nunca têm a tão preciosa paz de espírito. O próprio Nem afirma ter pesadelos nos quais ele é esquartejado e que ainda pensava em sair desta vida. Pesquisando sobre ele, encontrei o seguinte trecho: Mas nem tudo são rosas na vida do poderoso traficante. A polícia já o ouviu dizer, em várias escutas, que sonha, frequentemente, que é esquartejado. Também diz que quer deixar o crime e queixa-se de não ter liberdade. "Vivo igual a um macaco, pulando de laje em laje", confessou a um amigo. ( http://www1.ionline.pt/conteudo/76042-nem-historia-do-traficante-da-rocinha-que-so-quis-salvar-filha-da-morte ) “, creio eu ser o preço pago pelo enriquecimento ilícito e da vida de 'celebridade criminosa' temporária.

Pelo noticiado na mídia, conclui-se que Nem é o exemplo de mais uma mente talentosa esperdiçada e mal explorada pelo mundo do crime que poderia estar contribuindo para termos uma sociedade mais digna e justa. Pois se ele não assim fosse, não chegaria onde chegou em apenas seis anos como líder de tráfico.

Logo, caro leitor, por tudo aqui exposto, devemos estar atentos e vigilantes contra as ações maléficas de obsessores que nos rondam a todo momento, fazendo nossas obrigações junto aos nossos protetores para que sejamos dignos de suas benesses e que não venhamos a cair nas tentações do mundo terreno. Que a paz e as bençãos de Olorum sempre nos acompanhe! Até a próxima postagem!

Quem sou eu

Minha foto
Pedagogo por formação, terapeuta holístico cuja mediunidade aflorou aos 5 anos de idade e desde então vêm crescendo na sua trajetória de vida voltando-se aos estudos da espiritualidade. Alia a mística e a ciência para ajudar a aqueles que o procuram para auxiliar na transposição de obstáculos que a vida a eles impõe.

Além de terapeuta holístico (registrado na Ordem dos Terapeutas Holísticos do Brasil, sob cadastro OTH015), numerólogo, também é adepto do Candomblé e tem como Orixá Iansã, Deusa dos Raios, a qual é regente da vida dele: “Em Iansã, deposito toda fé e confiança! “ – palavras de Alyryo.

Aqui, ele esclarece sobre aspectos desta Entidade, através de artigo publicado na revista 'A História dos Orixás' páginas 50 a 52(Clique aqui para acessá-las).

Aqueles que tiverem dúvidas, curiosidades ou mesmo questionamentos sobre assuntos inerentes a:

Numerologia,

Cartomancia,

Jogo de Búzios(IFÁ),

Psicanálise Holística,

Terapia de Vidas Passadas(TVP)

Poderão dirimi-las em contato direto com este médium-vidente pelo e-mail:'alyriobrasileiro@yahoo.com.br'ou pelo tel: (71) 8158.4582 sendo estes também os contatos para marcação de consultas
( que também podem ser feitas por telefone)

Ao Internauta:

Este blog é um canal aberto entre mim e o público em geral. Para que possamos nos comunicar e discutir sobre temas vários como o Candomblé, religião da qual sou adepto a 27 anos.
Nele também estão postadas reportagens feitas comigo pela imprensa baiana e paulista aos quais falo um pouco sobre o meu trabalho como terapeuta e como médium, além de contar como tudo começou já na minha infância.
Espero poder contar com a colaboração de todos os internautas que o acessarem deixando seus comentários sobre as minhas postagens para que possamos crescer juntos em experiências e fazer novas amizades.
Em tempo, convido aqueles que desejarem conhecer mais sobre o meu trabalho que façam contato pelas vias aqui divulgadas.
Enfim, que este seja nosso ‘espaço virtual’ onde poderemos manter contato e estreitarmos nossos laços de amizade! Sejam todos bem vindos!"

Obrigado Amigos! Ultrapassamos a marca dos 1.000 acessos!

Ultrapassamos a marca de 1.000 acessos ao nosso Blog! Dado este pontuado desde o seu lançamento em Junho de 2010 e nesta oportunidade gostaria de agradecer o apoio de todos os que o acessaram e que nos deram retorno das postagens que realizei durante o período.

Fico muito feliz com a aceitação do trabalho, o que me estimula a prosseguir usando este canal de comunicação com o mundo, onde posso expressar minha ideias e opiniões ao tempo em que também me possibilita saber o que pensa o público que me procura tanto presencial quanto virtualmente. Fora a oportunidade de falar sobre a minha religião o Candomblé, da qual sou adepto a 27 anos na qual ponho toda fé e dela me considero um instrumento de ajuda para aqueles que dela tanto necessitam.

Gostaria que me enviassem sugestões de temas que vocês gostariam de ver comentados por mim no blog e que também me ajudem a divulgar a existência desta nossa via de comunicação.

Mais uma vez agradeço as visitas, críticas e sugestões: através destas é que crescemos e aprendemos sempre! Que Olorum ilumine os nossos caminhos!

Seguidores