sábado, 10 de setembro de 2011

Retirantes ruralistas … trabalhadores!

Dentro de pouco tempo entraremos na estação 'mais alegre do ano': o Verão! E com a chegada dela (a estação) também o período de férias, viagens de lazer e a busca por lugares próximos ao litoral, muito sol, belas praias e corpos a mostra. Muita sensualidade nas danças e músicas que divertem a muitos. Inventam-se passos novos para uma nova dança , maneira diferente de expressar a alegria que já faz parte da alma do povo do Norte e Nordeste do Brasil. Esta já conhecida e reconhecida até no exterior, onde já é denotada o nosso jeito de ser e a nossa hospitalidade que conquista corações ao redor do mundo.
'Black is beautiful!' nestas terras de cabelo' Black power ', trançados, frisados, agora até multicores, valorizando a beleza natural do sangue e da cultura afro-brasileira. Faço esta 'ambientação' para falar da receptividade e alegria com que o povo do Norte e Nordeste do Brasil, recebe a quem os visita, independente de origem, cor , sexo ou credo. Sem falar no notável progresso que se alcançou nos últimos anos em vários campos como o da música, da agricultura e do comércio. Não somos mais só um povo de pouca cultura que com os pés rachados pelo clima seco, batemos a porta dos nossos irmãos sulistas, a procura de uma oportunidade de trabalho para aplacarmos a fome e a miséria do nosso local de origem. Assim como cedemos mão de obra para a construção civil dentre outras tantas ocupações braçais, também fornecemos, 'caetanos e bethânias' para compor nosso cenário musical, doutores e doutoras para hospitais, casas jurídicas e outras profissões que exigem que se tenha o nível superior para que sejam exercidas. Estamos deixando de ser “o Zé da colher de pedreiro” ou a “Maria da cozinha” para nos tornarmos os profissionais de outras esferas que envolvem conhecimento, estudo e intelectualidade. Então porquê ainda somos vistos com descriminação pelos nossos irmãos sulistas?
A conta disso, nos chamam por nomes jocosos como 'paraíbas', 'pau-de-arara' dentre tantas outras expressões depreciativas, que degradam a figura do nordestino no cenário nacional, rotulando-o como o 'eterno Zeca tatu' , o matuto ignorante e sem teto, o fugitivo das terras secas.
Sim...já fomos assim, ou devo dizer … não somos mais assim. O passar do tempo nos trouxe cultura, nos tornamos polo de investimento e de lazer, mostramos o nosso valor até nas passarelas ou não se reconhece beleza da nossa modelo 'Adriana Lima'?
Nossa querida e idolatrada Bahia, por tantas vezes descrita tão belissimamente por Jorge Amado, representada por Caribé, cantada por poetas como João Gilberto e Gilberto Gil, ser considerada simplesmente como a 'terra da preguiça' e da vagareza. Se assim fosse, meus conterrâneos ainda estariam atuando unicamente nas lavouras e pastos. As minhas conterrâneas seriam tão somente vendedoras de quitutes nas ruas ou lavadeiras 'de ganho'. Enquanto que despontamos como exportadores de cacau e de soja dentre tantos outros produtos que trazem divisas ao Brasil. Então, irmãos sulistas, tais fatos seriam exemplos do que vocês chamam de 'baianada'? Creio que seja a hora de reconsiderar este estigma a nós imposto de povo preguiçoso, lento e de pouca massa encefálica. Digo , com orgulho, que somos um povo em desenvolvimento. Sei que ainda temos muito a aprender, mas também tenho a certeza que chegaremos lá!
Contudo, deixo aqui o meu convite para que você, sulista nos visite para que nos conheça de perto e a nossa terra. Prove da nossa hospitalidade e da nossa culinária. Dance ao som da nossa música e desfrute de nossas praias. Mas que também vá aos nossos museus e fundações culturais. E que voltem para suas terras satisfeitos, com saudade do que viram e vivenciaram e talvez assim pensem duas vezes antes de tratar com diferencialmente, de maneira negativa a um irmão nordestino. Mas, eu presumo que se ainda assim o fizer, ele, com a alma nobre que geralmente tem, lhe retribuirá com um sorriso e lhe abrirá os braços, assim como fez o Cristo na sua passagem pela Terra! Sigamos com Olorum a nossa frente! Grande abraço!

2 comentários:

  1. Parabéns pela postagem!

    Paulinho.

    ResponderExcluir
  2. Caro amigo Alyrio, preconceito, como o próprio nome diz, é um conceito pre-concebido sobre alguma coisa, sendo normalmente desprovido se alguma analise racional e/ou científica. Assim sendo, particularmente atribuo esse triste cancer social à total ignorância (entenda ignorância no seu sentido denotativo) que domina grande parte da sociedade brasileira.
    Como a melhor maneira de combater a ignorancia é a informação, seguem algumas considerações: o processo migratório de populações oriundas do nordeste do brasil, em especial para o sudeste, tem como principal origem a estagnação econômica, condições climáticas e prosperidade econômica de outras regiões do Brasil. Principalmente a partir de 1950, a região sudeste, principalmente São Paulo, passava por um grande processo de desenvolvimento econômico-industrial, já que contava com um acumulo de recursos financeiros do setor cafeeiro desde o século XIX e aumentou com a política protecionista e de substituição de importações do governo federal, o que propiciou esse afortunado ciclo de desenvolvimento para essa região. Diferente do nordeste brasileiro que ainda sustentava antigas características como uma economia estagnada, agricultura atrasadas e sem recursos e pouco diversificada, grandes latifundiários de terra, concentração de renda e uma indústria em estado infantil; além da desvantagem climática que assolava (ainda assola) grandes regiões com grandes secas. Essas características das duas regiões acentuavam as desigualdades regionais e criaram um cenário propício à migração nordestina. Esses processo, como acabei de dizer, meu caro Alyrio, nada tem a ver com capacidade intelectual ou padrões comportamentais do povo do nordeste.
    Espero ter contribuído de alguma forma com suas palavras iniciais na tentativa de abrir os olhos de quem ler. Grande abraço!

    ResponderExcluir

Quem sou eu

Minha foto
Pedagogo por formação, terapeuta holístico cuja mediunidade aflorou aos 5 anos de idade e desde então vêm crescendo na sua trajetória de vida voltando-se aos estudos da espiritualidade. Alia a mística e a ciência para ajudar a aqueles que o procuram para auxiliar na transposição de obstáculos que a vida a eles impõe.

Além de terapeuta holístico (registrado na Ordem dos Terapeutas Holísticos do Brasil, sob cadastro OTH015), numerólogo, também é adepto do Candomblé e tem como Orixá Iansã, Deusa dos Raios, a qual é regente da vida dele: “Em Iansã, deposito toda fé e confiança! “ – palavras de Alyryo.

Aqui, ele esclarece sobre aspectos desta Entidade, através de artigo publicado na revista 'A História dos Orixás' páginas 50 a 52(Clique aqui para acessá-las).

Aqueles que tiverem dúvidas, curiosidades ou mesmo questionamentos sobre assuntos inerentes a:

Numerologia,

Cartomancia,

Jogo de Búzios(IFÁ),

Psicanálise Holística,

Terapia de Vidas Passadas(TVP)

Poderão dirimi-las em contato direto com este médium-vidente pelo e-mail:'alyriobrasileiro@yahoo.com.br'ou pelo tel: (71) 8158.4582 sendo estes também os contatos para marcação de consultas
( que também podem ser feitas por telefone)

Ao Internauta:

Este blog é um canal aberto entre mim e o público em geral. Para que possamos nos comunicar e discutir sobre temas vários como o Candomblé, religião da qual sou adepto a 27 anos.
Nele também estão postadas reportagens feitas comigo pela imprensa baiana e paulista aos quais falo um pouco sobre o meu trabalho como terapeuta e como médium, além de contar como tudo começou já na minha infância.
Espero poder contar com a colaboração de todos os internautas que o acessarem deixando seus comentários sobre as minhas postagens para que possamos crescer juntos em experiências e fazer novas amizades.
Em tempo, convido aqueles que desejarem conhecer mais sobre o meu trabalho que façam contato pelas vias aqui divulgadas.
Enfim, que este seja nosso ‘espaço virtual’ onde poderemos manter contato e estreitarmos nossos laços de amizade! Sejam todos bem vindos!"

Obrigado Amigos! Ultrapassamos a marca dos 1.000 acessos!

Ultrapassamos a marca de 1.000 acessos ao nosso Blog! Dado este pontuado desde o seu lançamento em Junho de 2010 e nesta oportunidade gostaria de agradecer o apoio de todos os que o acessaram e que nos deram retorno das postagens que realizei durante o período.

Fico muito feliz com a aceitação do trabalho, o que me estimula a prosseguir usando este canal de comunicação com o mundo, onde posso expressar minha ideias e opiniões ao tempo em que também me possibilita saber o que pensa o público que me procura tanto presencial quanto virtualmente. Fora a oportunidade de falar sobre a minha religião o Candomblé, da qual sou adepto a 27 anos na qual ponho toda fé e dela me considero um instrumento de ajuda para aqueles que dela tanto necessitam.

Gostaria que me enviassem sugestões de temas que vocês gostariam de ver comentados por mim no blog e que também me ajudem a divulgar a existência desta nossa via de comunicação.

Mais uma vez agradeço as visitas, críticas e sugestões: através destas é que crescemos e aprendemos sempre! Que Olorum ilumine os nossos caminhos!

Seguidores