segunda-feira, 21 de junho de 2010

COPA DO MUNDO NO PAÍS DO CARNAVAL

Estamos num tempo de comoção nacional. Nossas ruas estão pintadas de verde e amarelo, nós estamos vestidos também nas mesmas cores. Todos com o coração na mão, com os olhos vidrados nos televisores e não se fala noutro assunto a não ser a Copa do Mundo de Futebol  e em particular, na seleção do Dunga que nos representa no certame. Apreensivas, nos dias de jogo da seleção,  pessoas atropelam-se nas ruas. Carros 'voam', velozes, para não se perder um lance do jogo . A nada se dá mais importância que as possíveis vitórias da nossa Seleção. Coloca-se toda emoção nos pés daqueles, que num campo de futebol , entre dibles e passes possam nos trazer o título de Hexacampeões  do Mundo. Ora, são todos técnicos de futebol e julgam saber qual a escalação certa e o que deve ser ou não feito para atingir-se o objetivo maior da vitória, de goleada, nas partidas.
Toda esta demonstração de sentimento nativista e de amor pela nossa Pátria, me faz refletir: Se canalizássemos uma pequena parte dessa energia para reivindicarmos de nossos governantes que se fizessem valer os nossos direitos de cidadãos, a exemplo de uma educação e saúde decentes para o nosso povo.  Gritando nas ruas com a mesma intensidade com se grita para comemorar um gol,  por combate a violência e a contravenção crescentes que vem dilacerando famílias e destruindo vidas. Creio que estaríamos numa situação mais privilegiada quanto a estas questões e a outras a estas relacionadas num Brasil melhor de se viver e propenso a crescer frente as demais Nações.
Por ter tido este instante de reflexão, julgo que isto não me tenha feito menos brasileiro que os meus demais compatriotas, pois vale lembrar que além de brasileiro de nascença também sou BRASILEIRO de nome e me orgulho de sê-lo. Também vibro com as vitórias vindas do futebol, mas os convido a refletir e analisar esta ótica, pois tal comoção poderia ser melhor aproveitada se, pelo menos uma parte dela, se voltassem as causas sociais que tanto nos afligem. 

8 comentários:

  1. Pois é, o fato é que certos acontecimentos nos remetem a um foco que pode ser de menor importância em um contexto macro, mas que são interessantes naquele momento e deixam algum tipo de semente. Concordo plenamente que as pessoas canalizam muita energia para coisas que não são de importância prioritária para suas vidas, mas que podem servir de consolo, de um motivo de alegria momentânea que as façam esquecer a dor que sentem... e o homem feliz tem esperança e até passa a ter um conhecimento maior sobre si e sobre o mundo. No final das contas, um evento como a copa do mundo traz transformações importantes para o local onde está sendo realizado: a infra-estrutura implantada fica, as capacitações feitas ficam, a movimentação da economia gera renda e o que se espera é que essas coisas gerem um ciclo virtuoso para o pós-copa, e é isso que eu espero para o Brasil na próxima copa e nas olimpíadas. Mas fora tudo isso, Alyrio está completamente certo: nós poderíamos canalizar um pouco de nossas energias para cobrar dos nossos governantes que eles façam o trabalho deles de forma correta, e também cobrar de nós mesmos que uma melhoria interna, um olhar mais fraterno para nosso próximo, uma consciência ecológica... enfim, procurar a melhoria moral. Já pensou como seria bom para todos?
    Abraços

    ResponderExcluir
  2. ALIRYO ,MEU AMIGO....
    VC FALOU E DISSE TUDO...
    PERFEITA SUA COLOCAÇÃO...
    QUEM SABE ,EM UM FUTURO PROXIMO APRENDAMOS A USAR NOSSA ENERGIA DE FORMA BENÉFICA Á TODOS, COMO VC DIZ...
    SINTA-SE ABRAÇADO,
    BJSSS
    LOLA

    ResponderExcluir
  3. Querido amigo Alyrio,
    Concordo plenamente. Nossas atenções e energias, reunidas, podem mudar e criar um "mundo" cada dia melhor, mais solidário, com menos "divisões" e tantas "classes" sociais.

    Lembrando bem, em todas as Copas passamos por uma sensação de anestesia temporária. Até aí não julgo nem critico, porém como tenho tendência a observar causa e efeito "sofro" só em pensar como ficaremos "se" não ganhar, "se" for para prorrogação e "se" a decisão for por penaltes e aí chamamos por Deus!

    O que mais me acalma é que Deus existe e sempre faz o que é melhor para nós!
    ..enfim, final da Copa. Avançando, ganhando ou não.. vai passar. E assim fortelece o que vc, acertadamente, comentou. Volta a "vida real".

    Somos fortes e abençoados e temos que otimizar tudo que temos de melhor recriando o País todos os dias ....Verde próspero, Amarelo riqueza, Azul harmonia e Branco pazzzz.

    Fique com Deus e parabéns pelo texto.
    Abraços e até breve!
    Cássia Casé

    ResponderExcluir
  4. Obrigado a vcs! Por assinarem junto comigo, um assunto que me preocupa muito. Abços.

    ResponderExcluir
  5. Não podemos nos desligar da percepção de que o futebol entra para o sonho de muitos jovens brasileiros como uma, ou a unica oportunidade de tudo dá certo para si e que o esporte, o amor pelo esporte é uma cultura geradora de progresso social.É fato que falta pulso para os brasileiros na hora de reivindicar um hospital que o atenda e zele pela sua dignidade, como eles "torcedores" tentam escalar times que zele justamente por ela, a dignidade do brasileiro que tem o "melhor futebol do mundo", mas de futebol eles aprenderam nas ruas, nas quadras, no barzinho de fim de semana, e na televisão, mas e sobre politica, e sobre direitos e deveres onde se aprende? Supostamente na escola, mas o ensino publico econtra-se em estado de insuficiência com horarios vgos e falta de material didatico, falta psicologia para atrair o entusiamo do aluno, que só se volta para o futebol, futebol que ele conhece, que le vê, que ele opina e é um tecnico tão bom ou melhor que Dunga! Normalmente não amamos e nos esforçamos por aquilo que não conheçemos que não dominamos.

    ResponderExcluir
  6. É incrível como você, Alyrio, conseguiu expressar de uma maneira tão transparente e sutil, uma constatação que paira na cabeça de qualquer brasileiro consciente, mas que inquieta tanto que não conseguimos, muitas vezes, expressá-la com tanta clareza.
    Reconheço que crie uma resistência natural ao futebol em virtude de considerá-lo uma grande ferramenta de alienação, e ao analisar suas considerações percebo que, a muito tempo, estamos mesmo inertes nessa roda viva.
    Ficamos com uma sensação de indignação constante por não termos direito a uma saúde pública de qualidade, nem nossas crianças uma educação de base eficiente, muito menos saneamento básico... e tantas outras coisas mais. Mas como? Se pagando rios de dinheiro ao sistema tributário, ah... mas a mídia explica isso todos os dias com notícias sobre corrupção...
    E o que nós fazemos? sentamos em frente a televisão, fingimos que não estamos sendo lesados e nos tornamos tão patriotas que é impossível dizer que esse povo está insatisfeito com o País que tem... Mas também... aqui não tem terremoto... temos muitas belezas naturais... precisamos agradecer muito por isso..
    E no pão e circo, vamos vivendo... eu, particularmente com uma esperança pequena de que um dia ainda verei, assim como nos velhos tempos, pessoas com ideais, nas ruas, lutando por sua liberdade... por seu direito de expressão... mas não uma expressão vulgar e simplória.. uma expressão clara e objetiva de que somos um povo que não desiste nunca de verdade...
    Maria Ferreira

    ResponderExcluir
  7. Caro Alyrio, fico feliz em perceber que, mesmo vivendo nesse mundo tão globalizado e ao mesmo tempo tão individualista, ainda existem pessoas como você que ainda se preocupam com o todo e não só com as partes, lembrando que a vida não é somente carnaval, futebol, que existe a fome, as enchentes, a falta de segurança,analfabetismo,etc,etc,etc. O que vimos nos telejornais estes dias acontecendo com nossos irmãos de Alagoas e Pernambuco confirma mais uma vez que os governantes querem somente o que temos de mais "precioso" para eles... o nosso voto. Que tal usá-lo da melhor maneira possível nas próximas eleições?!!!
    Torcer para o Brasil,sempre, alienar-se nunca.

    ResponderExcluir
  8. Obrigado Maria e Daniel! Pela manifestação de apoio,abços. Aré breve.

    ResponderExcluir

Quem sou eu

Minha foto
Pedagogo por formação, terapeuta holístico cuja mediunidade aflorou aos 5 anos de idade e desde então vêm crescendo na sua trajetória de vida voltando-se aos estudos da espiritualidade. Alia a mística e a ciência para ajudar a aqueles que o procuram para auxiliar na transposição de obstáculos que a vida a eles impõe.

Além de terapeuta holístico (registrado na Ordem dos Terapeutas Holísticos do Brasil, sob cadastro OTH015), numerólogo, também é adepto do Candomblé e tem como Orixá Iansã, Deusa dos Raios, a qual é regente da vida dele: “Em Iansã, deposito toda fé e confiança! “ – palavras de Alyryo.

Aqui, ele esclarece sobre aspectos desta Entidade, através de artigo publicado na revista 'A História dos Orixás' páginas 50 a 52(Clique aqui para acessá-las).

Aqueles que tiverem dúvidas, curiosidades ou mesmo questionamentos sobre assuntos inerentes a:

Numerologia,

Cartomancia,

Jogo de Búzios(IFÁ),

Psicanálise Holística,

Terapia de Vidas Passadas(TVP)

Poderão dirimi-las em contato direto com este médium-vidente pelo e-mail:'alyriobrasileiro@yahoo.com.br'ou pelo tel: (71) 8158.4582 sendo estes também os contatos para marcação de consultas
( que também podem ser feitas por telefone)

Ao Internauta:

Este blog é um canal aberto entre mim e o público em geral. Para que possamos nos comunicar e discutir sobre temas vários como o Candomblé, religião da qual sou adepto a 27 anos.
Nele também estão postadas reportagens feitas comigo pela imprensa baiana e paulista aos quais falo um pouco sobre o meu trabalho como terapeuta e como médium, além de contar como tudo começou já na minha infância.
Espero poder contar com a colaboração de todos os internautas que o acessarem deixando seus comentários sobre as minhas postagens para que possamos crescer juntos em experiências e fazer novas amizades.
Em tempo, convido aqueles que desejarem conhecer mais sobre o meu trabalho que façam contato pelas vias aqui divulgadas.
Enfim, que este seja nosso ‘espaço virtual’ onde poderemos manter contato e estreitarmos nossos laços de amizade! Sejam todos bem vindos!"

Obrigado Amigos! Ultrapassamos a marca dos 1.000 acessos!

Ultrapassamos a marca de 1.000 acessos ao nosso Blog! Dado este pontuado desde o seu lançamento em Junho de 2010 e nesta oportunidade gostaria de agradecer o apoio de todos os que o acessaram e que nos deram retorno das postagens que realizei durante o período.

Fico muito feliz com a aceitação do trabalho, o que me estimula a prosseguir usando este canal de comunicação com o mundo, onde posso expressar minha ideias e opiniões ao tempo em que também me possibilita saber o que pensa o público que me procura tanto presencial quanto virtualmente. Fora a oportunidade de falar sobre a minha religião o Candomblé, da qual sou adepto a 27 anos na qual ponho toda fé e dela me considero um instrumento de ajuda para aqueles que dela tanto necessitam.

Gostaria que me enviassem sugestões de temas que vocês gostariam de ver comentados por mim no blog e que também me ajudem a divulgar a existência desta nossa via de comunicação.

Mais uma vez agradeço as visitas, críticas e sugestões: através destas é que crescemos e aprendemos sempre! Que Olorum ilumine os nossos caminhos!

Seguidores