sábado, 8 de junho de 2013

Candomblé - Religião e Preconceito

O Candomblé surgiu no Brasil da segunda metade do século XVI, advindo da África. O cenário encontrado aqui era triste, pois chegavam aos portos brasileiros inúmeros navios trazendo seres humanos tratados como animais desprezíveis e mercadorias muito valiosas: os africanos.

Esse comércio escravagista reuniu no Brasil cerca de quatro milhões de africanos, dando lugar a um modelo de religião chamado Candomblé, significando culto e oração.

Naquela época, os senhores de engenho proibiam toda e qualquer manifestação religiosa dos escravos. Como os Senhores impunham a religião católica, os mesmos tiveram que enganar seus donos, criando assim o sincretismo religioso, onde santos da igreja católica, por terem estórias de vida parecidas com as dos orixás, foram utilizados. Surgiu então o sincretismo religioso. Exemplos disso é Iansã sincretizada com Santa Bárbara e os Ibejis, sincretizados com Cosme e Damião.

Talvez por vir de uma situação de proibição no passado, bem como da má interpretação de seus dogmas e conceitos, nós os adeptos do Candomblé, até hoje sofremos preconceito dentro da sociedade.

Segundo a constituição brasileira, todo e qualquer brasileiro tem direito a prática religiosa sem descriminação. O que não acontece na realidade. Vivemos em um cenário cada vez maior de intolerância religiosa. Creio que essa intolerância seja devido ao desconhecimento da cultura, dos rituais e da religião em si.

Sabemos que Deus é unigênito. É um ser Sagrado e Perfeito. Não importa o nome que seja dado a Ele. Deus, Oxalá, Jeová, Emanuel... Todo ser humano que Nele crê, cultua o mesmo Deus, diferenciando única e exclusivamente a forma de culto.

As igrejas evangélicas nos julgam como adoradores do diabo. Creio que este julgamento seja forte demais. No Candomblé cultuamos o mesmo Deus que eles cultuam.

Quando se vai a uma igreja evangélica, pode ser dito que “Você tem um encosto”, “Fizeram uma obra de feitiçaria para acabar com a sua vida”, “Tem trabalho feito para você, por isso sua vida está ruim”.

O que muitas pessoas provavelmente não sabem ou esquecem, é que a maldade, a inveja, o ódio estão no coração do ser humano e não nos espíritos.

O Espiritismo hoje, infelizmente tem sua imagem denegrida por pessoas que fazem dele um comércio, que enganam as pessoas, que pegam quantias de dinheiro absurdas e nada fazem para ajudar e sim para que a pessoa sempre precise dela, e assim pegar mais dinheiro.

Certa feita me perguntaram porque um Exu, nunca deixa de ser um Exu: porque eles nunca evoluem espiritualmente se tornando um ser de luz? .... Refleti e cheguei a conclusão que Exus são vistos como seres do mau, mas são os espíritos mais parecidos com o ser humano. Se você recompensar uma criança e pedir para ela atirar pedras na vidraça do vizinho, ela certamente o fará; Se você pedir qualquer coisa para um Exu, e prometer uma vela para ele, ele também vai fazer o que você pediu, seja o bem ou mal para alguém. O motivo pelo qual os Exus nunca evoluem no seu grau espiritual é simples: Se um Exu atender 10 pessoas num dia, uma vai pedir uma coisa boa, ou um bem para alguém, com esse pedido bom ele ganha luz. Mas o pouquinho de luz que ele ganhou com essa boa ação ele perde em seguida com as outras nove maldades que vão pedir a ele.

O bem ou o mal que existe no espiritismo, não está relacionado tanto aos médiuns, mas principalmente as pessoas que vão em busca de maldade e desgraça para o próximo.

Geralmente, são raras as pessoas que pedem o bem para outrem, mais comum que peçam para si próprias. Os indivíduos chegam com ódio no coração. Querem transformar a vida daquele 'ex' num inferno porque foram abandonadas, querem que aquela pessoa que as incomodam no trabalho perca o emprego e coisas desse tipo.

No Candomblé, existe um fundamento que considero como mais importante que é tudo o que você faz para alguém você recebe em dobro. Ou seja, se você faz o bem, coisas boas acontecem a você. Caso contrário, coisas más lhe acontecerão.

Portanto, não é a forma de cultuar ao Nosso Deus que vai determinar se uma pessoa é boa ou má. Índole é algo de muito particular e a crença apenas congrega pessoas que acreditam nos mesmos dogmas e conceitos, sendo cada um responsável por si e consequentemente pelos próprios atos.

Daí, porque então discriminar esta ou aquela religião e suas formas de culto?

Aproveito o momento para deixar a todos um ponto de reflexão:

Todos temos duas pessoas dentro de nós. Uma má e uma boa. Elas vivem numa constante luta pela sobrevivência. Só sobreviverá aquela que você mais alimentar!”

A Paz de Olorum com todos vocês! Até a próxima postagem!

Um comentário:

  1. Parabéns! É divino ver pessoas inteligentes e esclarecidas como você! Felicidades e sucesso! Fique com Deus!

    ResponderExcluir

Quem sou eu

Minha foto
Pedagogo por formação, terapeuta holístico cuja mediunidade aflorou aos 5 anos de idade e desde então vêm crescendo na sua trajetória de vida voltando-se aos estudos da espiritualidade. Alia a mística e a ciência para ajudar a aqueles que o procuram para auxiliar na transposição de obstáculos que a vida a eles impõe.

Além de terapeuta holístico (registrado na Ordem dos Terapeutas Holísticos do Brasil, sob cadastro OTH015), numerólogo, também é adepto do Candomblé e tem como Orixá Iansã, Deusa dos Raios, a qual é regente da vida dele: “Em Iansã, deposito toda fé e confiança! “ – palavras de Alyryo.

Aqui, ele esclarece sobre aspectos desta Entidade, através de artigo publicado na revista 'A História dos Orixás' páginas 50 a 52(Clique aqui para acessá-las).

Aqueles que tiverem dúvidas, curiosidades ou mesmo questionamentos sobre assuntos inerentes a:

Numerologia,

Cartomancia,

Jogo de Búzios(IFÁ),

Psicanálise Holística,

Terapia de Vidas Passadas(TVP)

Poderão dirimi-las em contato direto com este médium-vidente pelo e-mail:'alyriobrasileiro@yahoo.com.br'ou pelo tel: (71) 8158.4582 sendo estes também os contatos para marcação de consultas
( que também podem ser feitas por telefone)

Ao Internauta:

Este blog é um canal aberto entre mim e o público em geral. Para que possamos nos comunicar e discutir sobre temas vários como o Candomblé, religião da qual sou adepto a 27 anos.
Nele também estão postadas reportagens feitas comigo pela imprensa baiana e paulista aos quais falo um pouco sobre o meu trabalho como terapeuta e como médium, além de contar como tudo começou já na minha infância.
Espero poder contar com a colaboração de todos os internautas que o acessarem deixando seus comentários sobre as minhas postagens para que possamos crescer juntos em experiências e fazer novas amizades.
Em tempo, convido aqueles que desejarem conhecer mais sobre o meu trabalho que façam contato pelas vias aqui divulgadas.
Enfim, que este seja nosso ‘espaço virtual’ onde poderemos manter contato e estreitarmos nossos laços de amizade! Sejam todos bem vindos!"

Obrigado Amigos! Ultrapassamos a marca dos 1.000 acessos!

Ultrapassamos a marca de 1.000 acessos ao nosso Blog! Dado este pontuado desde o seu lançamento em Junho de 2010 e nesta oportunidade gostaria de agradecer o apoio de todos os que o acessaram e que nos deram retorno das postagens que realizei durante o período.

Fico muito feliz com a aceitação do trabalho, o que me estimula a prosseguir usando este canal de comunicação com o mundo, onde posso expressar minha ideias e opiniões ao tempo em que também me possibilita saber o que pensa o público que me procura tanto presencial quanto virtualmente. Fora a oportunidade de falar sobre a minha religião o Candomblé, da qual sou adepto a 27 anos na qual ponho toda fé e dela me considero um instrumento de ajuda para aqueles que dela tanto necessitam.

Gostaria que me enviassem sugestões de temas que vocês gostariam de ver comentados por mim no blog e que também me ajudem a divulgar a existência desta nossa via de comunicação.

Mais uma vez agradeço as visitas, críticas e sugestões: através destas é que crescemos e aprendemos sempre! Que Olorum ilumine os nossos caminhos!

Seguidores