sexta-feira, 22 de junho de 2012

Sustentabilidade

Uma das palavras mais em voga nos dias atuais é: Sustentabilidade. Na mídia, na ruas, em todos os lugares habitados no nosso planeta, não se fala noutra coisa. Mas, muita gente não tem ideia, na prática, do seu significado. Se consultarmos a Wikipédia, encontraremos: “sustentabilidade é um conceito sistêmico; relacionado com a continuidade dos aspectos econômicos, sociais, culturais e ambientais da sociedade humana”. Ao meu ver, um tanto vago; Daí, eu preferiria dizer que o conceito de sustentabilidade representa promover a exploração de áreas ou o uso de recursos planetários (naturais ou não) de forma a prejudicar o menos possível o equilíbrio entre o meio ambiente e as comunidades humanas e toda a biosfera que dele dependem para existir, ou seja, não causar danos a natureza de modo a preservá-la para que possamos continuar a coexistir. Pode parecer um conceito difícil de ser implementado e economicamente inviável, mas mesmo nas atividades humanas altamente impactantes no meio ambiente como a mineração; a extração vegetal, a agricultura em larga escala; a fabricação de papel e celulose e todas as outras; a aplicação de práticas sustentáveis nesses empreendimentos; revelou-se economicamente viável e em muitos deles trouxe um fôlego financeiro extra.

Assim, as ideias de projetos empresariais que atendam aos parâmetros de sustentabilidade, começaram a multiplicar-se e a espalhar-se por vários lugares antes degradados do planeta. Muitas comunidades que antes viviam sofrendo com doenças de todo tipo; provocadas por indústrias poluidoras instaladas em suas vizinhanças viram sua qualidade de vida ser gradativamente recuperada e melhorada ao longo do desenvolvimento desses projetos sustentáveis. Da mesma forma, áreas que antes eram consideradas meramente extrativistas e que estavam condenadas ao extermínio por práticas predatórias, hoje tem uma grande chance de se recuperarem após a adoção de projetos de exploração com fundamentos sólidos na sustentabilidade e na viabilidade de uma exploração não predatória dos recursos disponíveis. Da mesma forma, cuidando para que o envolvimento das comunidades viventes nessas regiões seja total e que elas ganhem algo com isso; todos ganham e cuidam para que os projetos atinjam o sucesso esperado.

A exploração e a extração de recursos com mais eficiência e com a garantia da possibilidade de recuperação das áreas degradadas é a chave para que a sustentabilidade seja uma prática exitosa e aplicada com muito mais frequência aos grandes empreendimentos. Preencher as necessidades humanas de recursos naturais e garantir a continuidade da biodiversidade local; além de manter, ou melhorar, a qualidade de vida das comunidades inclusas na área de extração desses recursos é um desafio permanente que deve ser vencido dia a dia. A seriedade e o acompanhamento das autoridades e entidades ambientais, bem como assegurar instrumentos fiscalizatórios e punitivos eficientes, darão ao conceito de sustentabilidade uma forma e um poder agregador de ideias e formador de opiniões ainda muito maior do que já existe nos dias atuais.

De uma forma simples, podemos afirmar que garantir a sustentabilidade de um projeto ou de uma região determinada; é dar garantias de que mesmo explorada essa área continuará a prover recursos e bem estar econômico e social para as comunidades que nela vivem por muitas e muitas gerações. Mantendo a força vital e a capacidade de regenerar-se mesmo diante da ação contínua e da presença atuante da mão humana.

Tamanha é a preocupação com o tema que nas escolas já está se passando estes conceitos de preservação do meio ambiente e de como se pode contribuir para que amanhã tenhamos a Natureza como companheira no biossistema. Campanhas de preservação estão sendo largamente disseminadas na mídia e espera-se assim conscientizar a população mundial da importância da preservação do meio ambiente. O que é muito louvável e providencial.

Estamos tendo também Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, a Rio+20, nos dias 13 a 22 de junho de 2012, na cidade do Rio de Janeiro. A Rio+20 é assim conhecida porque marca os vinte anos de realização da Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento (Rio-92) e deverá contribuir para definir a agenda do desenvolvimento sustentável para as próximas décadas.

A proposta brasileira de sediar a Rio+20 foi aprovada pela Assembléia-Geral das Nações Unidas, em sua 64ª Sessão, em 2009.

O objetivo da Conferência é a renovação do compromisso político com o desenvolvimento sustentável, por meio da avaliação do progresso e das lacunas na implementação das decisões adotadas pelas principais cúpulas sobre o assunto e do tratamento de temas novos e emergentes.

Mais um esforço para que tenhamos dias melhores num ambiente mais propício a vida na Terra.

Portanto, caro leitor, antes de descartar qualquer material, pondere se este poderá ou não ser reciclado; se o descarte a ser realizado será em local adequado para que sua coleta seja feita corretamente. É pouco, mas num esforço conjunto já representará , e muito, para um futuro feliz para o Planeta.

Como terapeuta, também me preocupo com o futuro das próximas gerações. O porvir dos futuros habitantes da Terra é de nossa responsabilidade, acredite!

A paz de Olorum com todos! Até a próxima postagem!

Fontes:


domingo, 10 de junho de 2012

Ser ou Não Ser? Eis a Insegurança!


A insegurança está presente no cotidiano, ao lado do inseguro ou de encontro a este.

Ao inseguro, dá-se margem para a incerteza quanto a sua atuação, às suas decisões e principalmente à sua habilidade de ser profissional, porque insegurança tem a ver com posicionamento pessoal que nunca se separa do indivíduo seja ele quem for. A ele se deixa uma imensa porta aberta para possibilidades não aproveitadas, pois aos olhos alheios, dificilmente ele dará conta do recado e acabará por ser percebido como desnorteado.

Os inseguros anseiam pela aprovação alheia e se influenciam imensamente com esta, mesmo que esta signifique prejudicar-se ou aos outros de forma irrecuperável. Eles precisam deste apoio para tomar determinada atitude das mais simples as mais complexas, como a simples escolha de uma peça de vestuário ou mesmo se deverá ou não se casar com determinada pessoa. Costumam fazer 'enquete ' para reunir opiniões e a depender do grau desta insegurança, o resultado desta , terá que ser unânime para convencê-lo de que determinada solução é a mais acertada para a resolução do seu problema. São seres que vivem em conflito consigo mesmos e costumam não sustentar aquilo que dizem ou falam, evitam, na maioria das vezes, de fazer afirmações e quando o fazem estas são evasivas, dando a possibilidade ao inseguro de defender-se e escapar a responsabilidade, tais como:'Não é bem isso que eu quis dizer', 'fui interpretado de maneira errônea', ou ainda 'não distorça minhas palavras!'. Para se autoafirmar necessitam de elogios, mesmo que estes não sejam verdadeiros, pois para eles 'mentiras sinceras interessam'.

Vale lembrar a diferença entre solicitar um conselho de alguém onde se ouve, reflete-se e decide-se o quê quer que seja e de solicitar uma decisão de outro como se para decidir em seu lugar. Ouvir conselho não é insegurança e sim abrir a cabeça para outras visões. Insegurança é: deixar a sua decisão nas mãos dos outros e os responsabilizar por isso. Caracteriza-se aí um ato de covardia o de agir desta forma: passando a frente uma responsabilidade que é sua e fazendo de conta que você não é completamente responsável pelo que faz.

Claro que nem sempre pode se estar cem por cento certo da direção a tomar para uma ação que realizará, mas mesmo assim, deve-se buscar a coragem dentro de si para fazer o que acredita ser o certo. Afinal, você é totalmente responsável por suas próprias ações e decisões!

Neste contexto, o difícil é se lidar com as próprias inseguranças e ainda com as inseguranças os outros.

Uma dica para resolver a própria insegurança, é assumir as suas responsabilidades de fato e de direito, sem se omitir, nem muito menos deixar-se manipular pela vontade alheia. Assim, blinda-se contra si próprio e deixa-se de ser apenas um figurante para as suas próprias ações. Enfrente-se e depois ao mundo!

Lidar com as inseguranças dos outros é muito mais complexo, no sentido de que não se tem controle sobre o que os outros fazem, mas se manter-se a postura responsável e nunca, deixar-se manipular, colocando sempre as cartas na mesa e agindo na hora exata, certamente se blindará das ações dos inseguros em sua direção.

Há sempre àqueles que usam de artimanhas para repassar as suas próprias dificuldades para os outros, seja publicamente ou anonimamente. E com isso conduzem as suas ações de forma individual e com o foco em “salvar-se sempre”.

Para quem sofre com a insegurança é muito difícil assumir compromissos e responsabilidades, seja qual for a situação, mas estes que estão preocupados apenas com si próprios são os maiores colaboradores para disseminar insegurança aliada à manipulação.

Os inseguros não são os que tomam decisões mesmo que possam não parecer as melhores, por acreditar nelas; são os que não tomam decisões para responsabilizar o mundo pelo que lhes acontece.

Caro leitor, caso você tenha se identificado com o comentado acima, aprenda como lidar com a insegurança, sendo responsável. Assim você assume o que você pensa e o que você faz. Logo, assuma-se! A Paz de Olorum com todos, até a próxima postagem!


 

Quem sou eu

Minha foto
Pedagogo por formação, terapeuta holístico cuja mediunidade aflorou aos 5 anos de idade e desde então vêm crescendo na sua trajetória de vida voltando-se aos estudos da espiritualidade. Alia a mística e a ciência para ajudar a aqueles que o procuram para auxiliar na transposição de obstáculos que a vida a eles impõe.

Além de terapeuta holístico (registrado na Ordem dos Terapeutas Holísticos do Brasil, sob cadastro OTH015), numerólogo, também é adepto do Candomblé e tem como Orixá Iansã, Deusa dos Raios, a qual é regente da vida dele: “Em Iansã, deposito toda fé e confiança! “ – palavras de Alyryo.

Aqui, ele esclarece sobre aspectos desta Entidade, através de artigo publicado na revista 'A História dos Orixás' páginas 50 a 52(Clique aqui para acessá-las).

Aqueles que tiverem dúvidas, curiosidades ou mesmo questionamentos sobre assuntos inerentes a:

Numerologia,

Cartomancia,

Jogo de Búzios(IFÁ),

Psicanálise Holística,

Terapia de Vidas Passadas(TVP)

Poderão dirimi-las em contato direto com este médium-vidente pelo e-mail:'alyriobrasileiro@yahoo.com.br'ou pelo tel: (71) 8158.4582 sendo estes também os contatos para marcação de consultas
( que também podem ser feitas por telefone)

Ao Internauta:

Este blog é um canal aberto entre mim e o público em geral. Para que possamos nos comunicar e discutir sobre temas vários como o Candomblé, religião da qual sou adepto a 27 anos.
Nele também estão postadas reportagens feitas comigo pela imprensa baiana e paulista aos quais falo um pouco sobre o meu trabalho como terapeuta e como médium, além de contar como tudo começou já na minha infância.
Espero poder contar com a colaboração de todos os internautas que o acessarem deixando seus comentários sobre as minhas postagens para que possamos crescer juntos em experiências e fazer novas amizades.
Em tempo, convido aqueles que desejarem conhecer mais sobre o meu trabalho que façam contato pelas vias aqui divulgadas.
Enfim, que este seja nosso ‘espaço virtual’ onde poderemos manter contato e estreitarmos nossos laços de amizade! Sejam todos bem vindos!"

Obrigado Amigos! Ultrapassamos a marca dos 1.000 acessos!

Ultrapassamos a marca de 1.000 acessos ao nosso Blog! Dado este pontuado desde o seu lançamento em Junho de 2010 e nesta oportunidade gostaria de agradecer o apoio de todos os que o acessaram e que nos deram retorno das postagens que realizei durante o período.

Fico muito feliz com a aceitação do trabalho, o que me estimula a prosseguir usando este canal de comunicação com o mundo, onde posso expressar minha ideias e opiniões ao tempo em que também me possibilita saber o que pensa o público que me procura tanto presencial quanto virtualmente. Fora a oportunidade de falar sobre a minha religião o Candomblé, da qual sou adepto a 27 anos na qual ponho toda fé e dela me considero um instrumento de ajuda para aqueles que dela tanto necessitam.

Gostaria que me enviassem sugestões de temas que vocês gostariam de ver comentados por mim no blog e que também me ajudem a divulgar a existência desta nossa via de comunicação.

Mais uma vez agradeço as visitas, críticas e sugestões: através destas é que crescemos e aprendemos sempre! Que Olorum ilumine os nossos caminhos!

Seguidores