Ultimamente,
temos caminhado na direção certa da economia, na contramão de
muitos países ditos “DESENVOLVIDOS”, noticiários que trazem
como manchetes o destaque econômico do Brasil frente a outros
países.
A
população brasileira tem constatado nos últimos anos uma melhora
significativa da sua condição de vida, devido ao aumento de sua
renda familiar, advindo ao crescimento econômico do Brasil.
Segundo
o IBGE, o Brasil obteve um crescimento no PIB de 2,7% em 2011. Isso
se reflete na rotina dos brasileiros, no seu dia a dia, nos seus
hábitos, na hora fazer suas compras, na hora do lazer e na sua
cultura. Esse salto na economia brasileira trouxe uma nova realidade
para grande parte da população brasileira, que viram o seu poder
aquisitivo aumentar consideravelmente, refletindo assim no surgimento
da “Nova Classe C” no Brasil, que até então era composta de um
numero reduzido, mas que rapidamente se agigantou. Muitos passaram
das classes sociais considerados de baixo poder aquisitivo chamadas
classes “E” e “D” para a classe social considerada com um
poder aquisitivo maior, a classe “C”. Vê-se então, os novos
rostos brasileiros ocupando papéis de protagonistas na vida do país.
São pessoas que passaram a deter capacidade financeira para comprar
do carro zero ao computador, da casa nova ao pacote de viagens.
Os
fatores que influenciam a decisão final de compra desta classe
emergente são: fatores culturais, sociais, pessoais e psicológicos.
E os empresários estão atentos aos gostos desta classe em ascensão.
Comparado ao meio bilhão de novos consumidores que a China e a
Índia produziram na última década, o fenômeno brasileiro pode não
impressionar. Mas é notável. É como se, nesse curto espaço de
tempo, dois Portugais inteiros tivessem saído da pobreza no Brasil.
O resultado disso é que, em um fato inédito na história recente, a
classe C é hoje o estrato social mais numeroso do país.
O
consumo acelerado da classe C no Brasil tem contribuído da o
crescimento do PIB brasileiro, influenciada pelos fatores citados e
com uma renda mais satisfatória, essa classe média tem movimentado
vários setores da economia brasileira, gerando demanda e postos de
trabalho.
Assim
como aconteceu em países do primeiro mundo, o Brasil amadureceu,
vivemos novos horizontes e temos novas aspirações, e nessa nova
realidade a classe “C” tem uma extrema importância, pois
representa a maior parte dos brasileiros.
Os
emergentes são mulheres, negros e jovens, eles já são a maioria
dos alunos das universidades e dos clientes de cartão de crédito.
Esses brasileiros passaram a ter poder de compra com o fim da
inflação, a partir de 1994. O Plano Real foi importante para dar
acesso, mas não distribuiu renda, que foi um legado do governo Lula.
Alguns
setores são mais sensíveis aos apelos da classe C. Um dos
principais é o segmento da alimentação fora de casa, lanches e
almoços com gostinho de classe média surgiram nessa esteira. Para
as classes A e B, comer fora de casa tem significado meramente
social. Para o público de classe C, é entretenimento, com conotação
de lazer.
Vê-se,
portanto que os hábitos tendem a se sofisticar.
Viagens
são, por fim, outro campo fértil para fazer dinheiro com a classe
C. Antes, o pessoal viajava de ônibus e ficava em casa de parente.
Hoje é avião e hotel. Sem falar nos cruzeiros. Até guias de
primeira viagem foram preparados, com foco nos consumidores de classe
C.
Composta
pelos empregados domésticos, garçons, vendedores de loja,
cabeleireiro, pedreiros entre outros, a classe C se destaca por ser
protagonista das mudanças socioeconômicas pela qual tem passado o
Brasil nos últimos anos, a nova classe passou a englobar mais da
metade da população. De um modo geral essas pessoas são:
racionais, consumistas e personalistas, além de dar enorme
importância a boa aparência.
Contudo
isso muito bem traçado e elaborado fica fácil atrair a classe C
para o consumo e aos bens de serviços.
As
empresas apostam em produtos que agregam valores como
eletrodomésticos, eletrônicos e artigos para informática e claro
com preços competitivos, investindo em propaganda especialmente em
redes sociais, oferecendo formas de pagamento diversificadas como
cartão de crédito, boleto bancário, crediário entre outros.
Logo,
meu caro leitor, esta é a nova 'cara do Brasil', com um perfil
consumidor exigente e com dinheiro para gastar no que lhe aprouver.
Exigente, sabe o que quer e faz com que o empresariado o dispute com
produtos e serviços de qualidade, oportunizando também uma ascensão
cultural pela abertura das portas do mundo e acesso a novas culturas.
Representante de uma nova visão e de público que emerge da pobreza
para tornar-se culto e consumista, sinal de que nós, brasileiros,
estamos ascendendo aos olhos do mundo depois de tantas décadas de
ostracismo. Que sejam bem vindos e que proliferem dando bons frutos,
não esquecendo que também necessitam de orientação espiritual e
proteção dos guias para garantia de bem estar e de sucesso!
A
proteção de Olorum a todos! Até a próxima postagem!
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