sábado, 11 de agosto de 2012

A ASCENSÃO DA CLASSE “C”

Ultimamente, temos caminhado na direção certa da economia, na contramão de muitos países ditos “DESENVOLVIDOS”, noticiários que trazem como manchetes o destaque econômico do Brasil frente a outros países.
A população brasileira tem constatado nos últimos anos uma melhora significativa da sua condição de vida, devido ao aumento de sua renda familiar, advindo ao crescimento econômico do Brasil.
Segundo o IBGE, o Brasil obteve um crescimento no PIB de 2,7% em 2011. Isso se reflete na rotina dos brasileiros, no seu dia a dia, nos seus hábitos, na hora fazer suas compras, na hora do lazer e na sua cultura. Esse salto na economia brasileira trouxe uma nova realidade para grande parte da população brasileira, que viram o seu poder aquisitivo aumentar consideravelmente, refletindo assim no surgimento da “Nova Classe C” no Brasil, que até então era composta de um numero reduzido, mas que rapidamente se agigantou. Muitos passaram das classes sociais considerados de baixo poder aquisitivo chamadas classes “E” e “D” para a classe social considerada com um poder aquisitivo maior, a classe “C”. Vê-se então, os novos rostos brasileiros ocupando papéis de protagonistas na vida do país. São pessoas que passaram a deter capacidade financeira para comprar do carro zero ao computador, da casa nova ao pacote de viagens.
Os fatores que influenciam a decisão final de compra desta classe emergente são: fatores culturais, sociais, pessoais e psicológicos. E os empresários estão atentos aos gostos desta classe em ascensão. Comparado ao meio bilhão de novos consumidores que a China e a Índia produziram na última década, o fenômeno brasileiro pode não impressionar. Mas é notável. É como se, nesse curto espaço de tempo, dois Portugais inteiros tivessem saído da pobreza no Brasil. O resultado disso é que, em um fato inédito na história recente, a classe C é hoje o estrato social mais numeroso do país.
O consumo acelerado da classe C no Brasil tem contribuído da o crescimento do PIB brasileiro, influenciada pelos fatores citados e com uma renda mais satisfatória, essa classe média tem movimentado vários setores da economia brasileira, gerando demanda e postos de trabalho.
Assim como aconteceu em países do primeiro mundo, o Brasil amadureceu, vivemos novos horizontes e temos novas aspirações, e nessa nova realidade a classe “C” tem uma extrema importância, pois representa a maior parte dos brasileiros.
Os emergentes são mulheres, negros e jovens, eles já são a maioria dos alunos das universidades e dos clientes de cartão de crédito. Esses brasileiros passaram a ter poder de compra com o fim da inflação, a partir de 1994. O Plano Real foi importante para dar acesso, mas não distribuiu renda, que foi um legado do governo Lula.
Alguns setores são mais sensíveis aos apelos da classe C. Um dos principais é o segmento da alimentação fora de casa, lanches e almoços com gostinho de classe média surgiram nessa esteira. Para as classes A e B, comer fora de casa tem significado meramente social. Para o público de classe C, é entretenimento, com conotação de lazer.
Vê-se, portanto que os hábitos tendem a se sofisticar.
Viagens são, por fim, outro campo fértil para fazer dinheiro com a classe C. Antes, o pessoal viajava de ônibus e ficava em casa de parente. Hoje é avião e hotel. Sem falar nos cruzeiros. Até guias de primeira viagem foram preparados, com foco nos consumidores de classe C.
Composta pelos empregados domésticos, garçons, vendedores de loja, cabeleireiro, pedreiros entre outros, a classe C se destaca por ser protagonista das mudanças socioeconômicas pela qual tem passado o Brasil nos últimos anos, a nova classe passou a englobar mais da metade da população. De um modo geral essas pessoas são: racionais, consumistas e personalistas, além de dar enorme importância a boa aparência.
Contudo isso muito bem traçado e elaborado fica fácil atrair a classe C para o consumo e aos bens de serviços.
As empresas apostam em produtos que agregam valores como eletrodomésticos, eletrônicos e artigos para informática e claro com preços competitivos, investindo em propaganda especialmente em redes sociais, oferecendo formas de pagamento diversificadas como cartão de crédito, boleto bancário, crediário entre outros.
Logo, meu caro leitor, esta é a nova 'cara do Brasil', com um perfil consumidor exigente e com dinheiro para gastar no que lhe aprouver. Exigente, sabe o que quer e faz com que o empresariado o dispute com produtos e serviços de qualidade, oportunizando também uma ascensão cultural pela abertura das portas do mundo e acesso a novas culturas. Representante de uma nova visão e de público que emerge da pobreza para tornar-se culto e consumista, sinal de que nós, brasileiros, estamos ascendendo aos olhos do mundo depois de tantas décadas de ostracismo. Que sejam bem vindos e que proliferem dando bons frutos, não esquecendo que também necessitam de orientação espiritual e proteção dos guias para garantia de bem estar e de sucesso!
A proteção de Olorum a todos! Até a próxima postagem!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Quem sou eu

Minha foto
Pedagogo por formação, terapeuta holístico cuja mediunidade aflorou aos 5 anos de idade e desde então vêm crescendo na sua trajetória de vida voltando-se aos estudos da espiritualidade. Alia a mística e a ciência para ajudar a aqueles que o procuram para auxiliar na transposição de obstáculos que a vida a eles impõe.

Além de terapeuta holístico (registrado na Ordem dos Terapeutas Holísticos do Brasil, sob cadastro OTH015), numerólogo, também é adepto do Candomblé e tem como Orixá Iansã, Deusa dos Raios, a qual é regente da vida dele: “Em Iansã, deposito toda fé e confiança! “ – palavras de Alyryo.

Aqui, ele esclarece sobre aspectos desta Entidade, através de artigo publicado na revista 'A História dos Orixás' páginas 50 a 52(Clique aqui para acessá-las).

Aqueles que tiverem dúvidas, curiosidades ou mesmo questionamentos sobre assuntos inerentes a:

Numerologia,

Cartomancia,

Jogo de Búzios(IFÁ),

Psicanálise Holística,

Terapia de Vidas Passadas(TVP)

Poderão dirimi-las em contato direto com este médium-vidente pelo e-mail:'alyriobrasileiro@yahoo.com.br'ou pelo tel: (71) 8158.4582 sendo estes também os contatos para marcação de consultas
( que também podem ser feitas por telefone)

Ao Internauta:

Este blog é um canal aberto entre mim e o público em geral. Para que possamos nos comunicar e discutir sobre temas vários como o Candomblé, religião da qual sou adepto a 27 anos.
Nele também estão postadas reportagens feitas comigo pela imprensa baiana e paulista aos quais falo um pouco sobre o meu trabalho como terapeuta e como médium, além de contar como tudo começou já na minha infância.
Espero poder contar com a colaboração de todos os internautas que o acessarem deixando seus comentários sobre as minhas postagens para que possamos crescer juntos em experiências e fazer novas amizades.
Em tempo, convido aqueles que desejarem conhecer mais sobre o meu trabalho que façam contato pelas vias aqui divulgadas.
Enfim, que este seja nosso ‘espaço virtual’ onde poderemos manter contato e estreitarmos nossos laços de amizade! Sejam todos bem vindos!"

Obrigado Amigos! Ultrapassamos a marca dos 1.000 acessos!

Ultrapassamos a marca de 1.000 acessos ao nosso Blog! Dado este pontuado desde o seu lançamento em Junho de 2010 e nesta oportunidade gostaria de agradecer o apoio de todos os que o acessaram e que nos deram retorno das postagens que realizei durante o período.

Fico muito feliz com a aceitação do trabalho, o que me estimula a prosseguir usando este canal de comunicação com o mundo, onde posso expressar minha ideias e opiniões ao tempo em que também me possibilita saber o que pensa o público que me procura tanto presencial quanto virtualmente. Fora a oportunidade de falar sobre a minha religião o Candomblé, da qual sou adepto a 27 anos na qual ponho toda fé e dela me considero um instrumento de ajuda para aqueles que dela tanto necessitam.

Gostaria que me enviassem sugestões de temas que vocês gostariam de ver comentados por mim no blog e que também me ajudem a divulgar a existência desta nossa via de comunicação.

Mais uma vez agradeço as visitas, críticas e sugestões: através destas é que crescemos e aprendemos sempre! Que Olorum ilumine os nossos caminhos!

Seguidores