domingo, 8 de junho de 2014

Praticar o Bem é Bom Para Quem!?

Uma das formas de edificarmos o espírito, é prática do bem. Não só entre nós, seres humanos, como também entre os outros elementos do Universo, desinteressada e espontaneamente, traz-nos uma sensação de bem estar e de comunhão com o meio ambiente. Faz-nos sentirmos úteis e necessários. É a pratica da Caridade, no seu sentido mais amplo.
Expressão maior de Caridade, foi a soteropolitana, Irmã Dulce. A Dulce dos Pobres, que dedicou sua vida ao socorro dos necessitados, construindo uma notória Obra de Caridade, com repercussão internacional, em solo baiano.
Existem várias formas de ser caridoso, e nem sempre o dinheiro está envolvido. Pode se ajudar com palavras, dando conselhos úteis,ou ainda com o seu silêncio, ouvindo a quem precisa desabafar, muitas vezes uma frase muda o curso de uma vida e isso vale mais do que uma esmola. A verdadeira caridade é ajudar o outro a se ajudar, a ser capaz de resolver seus problemas, e encontrar sua solução.
E é claro, ajudar os animais abandonados, respeitar a natureza, não deixando que as pessoas destruam tudo que está a nossa volta, até reciclar o lixo é um gesto de caridade às futuras gerações e ao planeta.
Existem diversos tipos de caridade inútil à quem faz e outras até prejudiciais à quem recebe e que portanto, não edificam o espírito e nada pontuam diante do Altíssimo. Alguns exemplos:
1) A caridade por vaidade, aquela que a pessoa faz para aparecer socialmente.
2) A caridade feita sem nenhum sentimento, aquela que a pessoa dá por dar, porque tem sobrando.
3) A caridade humilhante, aquela que é feita com alarde e identificação pública do beneficiado, ou aquela que a pessoa faz sem sequer olhar na cara do necessitado.
4) A caridade viciante, a mais comum e prejudicial de todas, que é aquela que se faz sem a correta avaliação da necessidade alheia, para quem não precisa realmente. Aquela que vai incentivar a mendicância como meio de vida.
5) A palavra dita em hora errada. Um elogio e até mesmo a crítica podem ser atos de caridade, desde quando feitas de forma realmente construtiva e no momento adequado.

Então até para ser caridoso é preciso sentimento nobre aliado ao bom senso, ou seja, é realmente necessário a transformação interior, caso contrário a caridade pouco significado terá diante das leis de harmonia universal, ou aos olhos de Deus, para quem prefira dizer dessa forma.
Você já fez uma boa ação hoje? Antes de responder a essa pergunta, pense numa coisa: O que é uma boa ação? Somente oferecer um prato de comida a quem tem fome (Caridade material) — essa ação também é muito importante, claro — ou também é ofertar uma palavra de conforto a quem sofre (Caridade Espiritual)?
Na Religião de Deus, do Cristo e do Espírito Santo acreditamos que Caridade deve ser compreendida como uma ação benéfica que impacta nas urgências materiais e espirituais do ser humano. É "sinônimo de Amor", porque ultrapassa o sentido de piedade, de oferecer um alimento para se ver livre de quem pede. Esse conceito amplo atende pelo nome de Caridade Completa.
A partir desse raciocínio, todos os campos da sociedade devem ter sua finalidade embasada pela Caridade: Religião, Política, Esportes, Arte, Cultura, Ciência, etc. "Caridade não é o simples ato de dar o pão, é principalmente o que mantém a nossa Alma viva. É o sentimento que afasta de nós a grosseria, portanto, lança luz à nossa inteligência e nos impele a construir um Brasil melhor e uma Humanidade mais feliz!".
Tal perspectiva é inspirada na doutrina prática de Jesus, o Cristo Ecumênico, o Divino Estadista, que, desde sua primeira vinda visível ao Planeta Terra, curou cegos, paralíticos, leprosos e pessoas com diversas outras enfermidades do corpo e da Alma. Para o completo restabelecimento, o Religioso Celeste indicava ao mundo a cura para o Espírito, trazida por Ele próprio por meio de vários ensinamentos, dentre os quais destacamos esse versículo: "Eu sou o Pão Vivo que desceu do Céu. Se alguém dele comer, viverá eternamente" (Evangelho do Cristo Ecumênico consoante João, 6:51).
Logo,o conceito de Caridade vai além de saciar as necessidades físicas e orgânicas do ser humano. Ao se entender que a Caridade em sentido abrangente deve guiar as ações humanas em todas as áreas do saber, é necessário se preocupar, então, em suprir principalmente as carências morais e espirituais das criaturas.
Na atual conjuntura, temos um certo receio em praticarmos o bem ao nosso semelhante, sermos mal interpretados e termos que arcar com prejuízos. Sermos até acusados injustamente de cometermos algum crime ou algo que o valha, como dar socorro a alguém acometido de um mal súbito no meio da rua, ou vítima de um atropelo. Levar a vítima a um Pronto Socorro, implica em assumir a responsabilidade sobre ela, ampará-la e assisti-la até que apareça uma pessoa que se responsabilize por ela. Talvez, daí venha o receio de socorrer a quem precisa de um auxílio imediato. Vivemos o tempo do instantâneo.
Caro amigo internauta, pratiquemos o bem ao nosso semelhante, seja ele quem ou o que for. Pois isso reverterá em bençãos. É a Lei da Reciprocidade. Mas, o faça de 'coração aberto': caso contrário de nada valerá, pois poderá ser até de efeito maléfico. Também, convém lembrar que ser prudente é sábio! Olorum sempre a frente de nossos passos! Até a próxima postagem! Abraços!

Quem sou eu

Minha foto
Pedagogo por formação, terapeuta holístico cuja mediunidade aflorou aos 5 anos de idade e desde então vêm crescendo na sua trajetória de vida voltando-se aos estudos da espiritualidade. Alia a mística e a ciência para ajudar a aqueles que o procuram para auxiliar na transposição de obstáculos que a vida a eles impõe.

Além de terapeuta holístico (registrado na Ordem dos Terapeutas Holísticos do Brasil, sob cadastro OTH015), numerólogo, também é adepto do Candomblé e tem como Orixá Iansã, Deusa dos Raios, a qual é regente da vida dele: “Em Iansã, deposito toda fé e confiança! “ – palavras de Alyryo.

Aqui, ele esclarece sobre aspectos desta Entidade, através de artigo publicado na revista 'A História dos Orixás' páginas 50 a 52(Clique aqui para acessá-las).

Aqueles que tiverem dúvidas, curiosidades ou mesmo questionamentos sobre assuntos inerentes a:

Numerologia,

Cartomancia,

Jogo de Búzios(IFÁ),

Psicanálise Holística,

Terapia de Vidas Passadas(TVP)

Poderão dirimi-las em contato direto com este médium-vidente pelo e-mail:'alyriobrasileiro@yahoo.com.br'ou pelo tel: (71) 8158.4582 sendo estes também os contatos para marcação de consultas
( que também podem ser feitas por telefone)

Ao Internauta:

Este blog é um canal aberto entre mim e o público em geral. Para que possamos nos comunicar e discutir sobre temas vários como o Candomblé, religião da qual sou adepto a 27 anos.
Nele também estão postadas reportagens feitas comigo pela imprensa baiana e paulista aos quais falo um pouco sobre o meu trabalho como terapeuta e como médium, além de contar como tudo começou já na minha infância.
Espero poder contar com a colaboração de todos os internautas que o acessarem deixando seus comentários sobre as minhas postagens para que possamos crescer juntos em experiências e fazer novas amizades.
Em tempo, convido aqueles que desejarem conhecer mais sobre o meu trabalho que façam contato pelas vias aqui divulgadas.
Enfim, que este seja nosso ‘espaço virtual’ onde poderemos manter contato e estreitarmos nossos laços de amizade! Sejam todos bem vindos!"

Obrigado Amigos! Ultrapassamos a marca dos 1.000 acessos!

Ultrapassamos a marca de 1.000 acessos ao nosso Blog! Dado este pontuado desde o seu lançamento em Junho de 2010 e nesta oportunidade gostaria de agradecer o apoio de todos os que o acessaram e que nos deram retorno das postagens que realizei durante o período.

Fico muito feliz com a aceitação do trabalho, o que me estimula a prosseguir usando este canal de comunicação com o mundo, onde posso expressar minha ideias e opiniões ao tempo em que também me possibilita saber o que pensa o público que me procura tanto presencial quanto virtualmente. Fora a oportunidade de falar sobre a minha religião o Candomblé, da qual sou adepto a 27 anos na qual ponho toda fé e dela me considero um instrumento de ajuda para aqueles que dela tanto necessitam.

Gostaria que me enviassem sugestões de temas que vocês gostariam de ver comentados por mim no blog e que também me ajudem a divulgar a existência desta nossa via de comunicação.

Mais uma vez agradeço as visitas, críticas e sugestões: através destas é que crescemos e aprendemos sempre! Que Olorum ilumine os nossos caminhos!

Seguidores