quarta-feira, 14 de maio de 2014

BORA BRASIIIIIIL!

O Brasil prepara-se para sediar um dos mais importantes eventos esportivos dos últimos tempos: A Copa Mundial de 2014. Há tempos que não se vê tanto sentimento de Natividade, na 'terra Brasilis'. As lojas vestem-se de verde e amarelo. No 'efeito cascata', enfeitam também aos compradores com as mesmas cores. Vale de tudo: cópia do uniforme oficial da seleção, perucas, cornetas, fitas e toda espécie de tralha nas cores da bandeira. A nação brasileira é apaixonada por futebol e tem em cada nativo um técnico em potencial que sempre sabe qual a melhor escalação para vencer o campeonato, sem falar que também são juízes de futebol que arbitram melhor as partidas que os próprios profissionais. Desbafam suas frustações e tristezas num grito de GOL, ao ver a bola entrar na rede adversária, por tantas vezes de forma suada, sofrida e tensa. Quantos são os que não enfartam ao ver o insucesso do time querido e o pior ?… quando da ovacionada seleção brasileira?
A Nação vai parar. Nas cercanias de cada arena que vai abrigar cada jogo, diante de cada tela de TV ligada numa vitrine, em cada rua enfeitada por onde passar o cortejo que levarão os heróis da bola que definirão a sorte de seu país no certame. Nada mais importa, é hora de torcer, comemorar ou lamentar o último jogo da seleção. Haverá correria nas ruas, afinal, têm-se que chegar em casa antes do jogo começar, não se pode perder nem um lance. Silêncio tenso e sepulcral. É hora do jogo, meu povo! VAMBORA FILIPÃO! 'Prá frente BRASIL!',' AVANTE TORCIDA BRASILEIRA,' SOU BRASILEIRO ,COM MUITO ORGULHO, COM MUITO AMOR!'. Declarações amorosas se desatarão aos quatro cantos de caras pintadas ou não. 'BRASIL, MINHA P...'.
Gastou-se milhões com a infraestrutura da festa. Estádios foram reformados. Ruas recapeadas. Serviços de hospedagem melhorados para receber os torcedores visitantes. A segurança redobrada. Tudo conforme exigido pelos padrões da FIFA. Não podemos 'fazer feio' para o mundo, os holofotes estarão todos voltados para nós. O importante é que a dias da reta final dos preparativos estamos nos arremates das providências. 'Vai rolar a festa!'
Enquanto isso, nos bastidores, junto com a poeira, embaixo do tapete, crianças e jovens não tem um lugar digno para estudar, arrebentam-se, greves e manifestos por todo país, impunidade a crimes cometidos por políticos e inércia por parte dos governantes frente a inflação galopante e assustadora assolam o país. A arrecadação dos pesados impostos pagos por nós, embolsados, escancaradamente por pessoas inescrupulosas. Tudo issoe muito mais, ocultado pelo clima da copa do mundo, com a premissa de que este 'investimento' nos trará além da honra de cediar o evento, melhorias nas cidades cede dos jogos. Nesse ponto até que podemos medir a força do evento que fará um trecho do menor metrô do mundo funcionar em Salvador nos dias de jogo, depois de anos e anos de construção! Aí, é mesmo louvável! (risos)
Ah! Como seria bonito se com a mesma intensidade da vibração do tão anseado gol, reivindicássemos providências para nossas escolas desprovidas de condições descentes de funcionamento, que fossem punidos os corruptos que nos roubam descaradamente. A saúde fosse uma das prioridades dos governantes, não deixando tantas pessoas carentes morressem a míngua a porta dos hospitais implorando por socorro. A violência que prende o cidadão de bem em suas casas, não permitindo que estes possam ir até uma padaria para comprar o próprio alimento, fosse combatida e estancada. Vitórias que poderiam ser comemoradas com louvor!
Assim como nos vestimos de verde e amarelo para torcer na partida de futebol, usássemos os alegres uniformes de guerra para irmos as ruas para reivindicarmos os nossos direitos, dizermos NÃO a policalha instalada no país, esse sim seria um espetáculo grandioso!
Meu bom e caro leitor, peço desculpas pelo desabafo e quero dizer também que não sou contra o evento da Copa do Mundo, mas sim de fecharmos os olhos as necessidades gritantes do nosso querido país em função de um período de euforia passageiro que não nos trará resultados imediatos.Convido-os, portanto, a reflexão e a razão. Devemos gastar com o que é supérfluo, quando estamos em condição emocional e financeira para tal e não quando incentivados por forças externas como a da mídia. A paixão é insana, o amor é racional e verdadeiro. Tenhamos amor pela nossa Nação e reservemos as paixões apenas para colorir a vida, quando for possível.
A paz de Olorum em nossos corações! Até a próxima postagem!

sábado, 10 de maio de 2014

O Brasil... o país do futuro?

O Brasil é o país do futuro! Afirmava a maioria dos brasileiros nas décadas de 60 e 70. Tínhamos tudo para realizar a profecia: Uma população enorme, jovem e criativa; um sistema educacional de qualidade; muita terra produtiva adequada à agricultura e pecuária; Água, minerais e biodiversidade abundantes; Uma industrialização precoce (comparada à da China e Índia); Infraestrutura bastante decente para um país terceiro-mundista. A cada ano, todos ficavam cheios de otimismo e expectativa, mas o Brasil continuava decepcionando um governo após o outro, seja pela inflação galopante ou pela restrição às liberdades civis.

É notório que profundas mudanças estão ocorrendo no país e, principalmente, na mentalidade das pessoas. Então, depois de quase 40 anos de promessas, teria o Brasil realmente amadurecido e convertido o sonho em realidade? Há ainda muito trabalho a ser feito. Inflação controlada, política econômica racional, ascensão da classe média e a explosão do mercado de commodities, estimulado pelo crescimento da China, têm colocado o Brasil nos holofotes do mundo, e ao mesmo tempo, mascarado os problemas estruturais. Sérias reformas terão que ser feitas para que nos orgulhemos de estar no time de países com chances de ser desenvolvidos, como Chile, Coreia do Sul e até mesmo China. Caso contrário, nosso destino poderá ser o mesmo da Venezuela, Rússia ou Grécia, que fizeram bonito um dia, mas deixaram a oportunidade escapar por entre os dedos.

Na nossa bandeira está escrito: Ordem e Progresso. Contanto, presenciamos um momento de total desordem e um progresso a perder de vista, sendo necessárias reformas para destravar o crescimento do Brasil e deixá-lo em ponto de bala para realmente prosperar e chegarmos ao tão alvejado futuro cantado em verso e prosa.

Olhando o campo da Educação, no ensino fundamental, o nosso nível de conhecimento de ciências, matemática e português é um dos mais baixos do mundo. No recente teste Pisa aplicado pela OCDE, o Brasil aparece em quinquagésimo terceiro lugar. Os estudantes de Xangai foram os primeiros. Em termos de ensino superior, o Brasil forma hoje muito mais jovens que antigamente. Incrivelmente, mais advogados saem de nossas universidades que em todos os EUA. E mais médicos que em toda a Europa Ocidental. Embora quantitativamente tenhamos tido progresso, percebo que a qualidade do ensino caiu vertiginosamente.

Temos universidades deterioradas pela incompetência e ideologia equivocada. A maioria dos professores que temos, mesmo os doutores, são acomodados e são contra a iniciativa privada. Estão ultrapassados pela velocidade da informação na era da internet e do capitalismo. Por se sentirem ameaçados, lutam para continuar com o modelo arcaico vigente, prejudicando milhares de estudantes todos os anos. Temos gente competente, mas muitos precisam ir ao exterior para brilhar. Há algo errado no sistema e basta dar um pequeno giro em universidades dos EUA, Chile, Cingapura ou China para vermos o quanto perdemos o bonde em termos de qualidade de ensino e pesquisa. Dinheiro só não resolverá o problema, é preciso uma mudança de mentalidade rumo à meritocracia e a aceitação da iniciativa privada para financiar projetos importantes. Caso isso não aconteça urgentemente, o Brasil não terá talentos suficientes para gerir o país a partir de 2030 e aí teremos desperdiçado uma geração inteira de jovens talentos.

Nós brasileiros, ainda sofremos de um complexo de inferioridade e falta de visão em relação ao futuro. Alimentados por referências de políticos incompetentes e muita corrupção no setor público e privado, a convenção vigente é que devemos pensar a curto prazo. Aeroportos são feitos para durar e suprir a demanda por cinco anos e não 50! As estradas duram apenas um ano, pois assim reparos de emergência alimentados por interesses escusos podem prosperar no negócio da “manutenção”.

Não há incentivos e nenhum plano de longo prazo para reverter a saída de cérebros para empresas privadas e universidades em outros lugares do mundo, como se passou nas décadas de 80 e 90. Nossos maiores cientistas estão fora do Brasil. Querem voltar, mas ainda é dificílimo fazer ciência de qualidade no Brasil.

Se essa mentalidade superficial e colonial persistir, perderemos a oportunidade novamente. Precisamos de um líder para mostrar o caminho de como se fazer muito com pouco, e mudar a mentalidade da classe política e empresarial. Mesmo assim, qualquer trabalho nesse sentido demorará uma geração para chegar a um nível aceitável, como ocorreu na China, Chile ou Cingapura. Infelizmente, não há como fazer milagres.

É estarrecedor que um país emergente pague 36% do seu Produto Interno Bruto em impostos. O que dá vazão a pensarmos que deve ter algo bastante desafinado na máquina pública. Aqui, a produção é taxada, não o consumo. Não é possível companhias multinacionais serem geradas aqui organicamente em setores de alta tecnologia e valor agregado. Um Google, com alcance mundial, não seria possível em solo nacional, seja por falta de mão de obra qualificada ou porque teríamos custos proibitivos. Hoje, contratar engenheiros de software no Canadá e no miolo dos EUA, com mais experiência, é mais barato do que contratá-lo em São Paulo, devido aos impostos que incidem sobre a folha de pagamento, que podem chegar a 80%, 100% do salário. Então, alguém que ganha R$ 10 mil custaria R$ 20 mil para a empresa. Isso são US$ 12 mil ao mês. Concluímos, caro leitor, que impostos altos mascaram e financiam a incompetência de nossos administradores e a passividade do povo.

O nosso Sistema jurídico? Um misto de caos, plutocracia e subjetividade. Pergunte a qualquer homem de negócios para lhe contar histórias de horror relativas ao sistema jurídico. Geralmente, elas findam com uma dose de corrupção. Criminosos confessos fora da cadeia e processos que demoram 20 anos não ajudam a saciar a sensação de impunidade. E isso está custando caro ao país.

Não é falta de leis, o Brasil tem algumas das melhores do mundo. O problema é o cumprimento delas e o draconiano sistema de recursos de advogados bem pagos que exploram as fraquezas do sistema. Está na hora de sermos mais eficientes. E temos urgência.

E para terminar, claro, vale dizer que tudo isso só acontecerá depois de uma reforma no sistema político. Precisamos de melhores líderes, compromissados com o país. Estamos cansados de falsas promessas, de esperamos por esse tão falado futuro e com a vinda dele, a melhora de vida de uma população cada dia mais oprimida, que sofre com a falta de condições mínimas de vida. Chega de tanta impunidade e inércia por parte dos nossos governantes. Vamos reivindicar nossos direitos, sermos respeitados como pessoas e, acima de tudo, como cidadãos.

Caro leitor, promessas de melhora não levam ao progresso, mas sim, atitude e consciência!

A Paz de Olorum sempre na nossa trajetória de vida! Até a próxima postagem!

Quem sou eu

Minha foto
Pedagogo por formação, terapeuta holístico cuja mediunidade aflorou aos 5 anos de idade e desde então vêm crescendo na sua trajetória de vida voltando-se aos estudos da espiritualidade. Alia a mística e a ciência para ajudar a aqueles que o procuram para auxiliar na transposição de obstáculos que a vida a eles impõe.

Além de terapeuta holístico (registrado na Ordem dos Terapeutas Holísticos do Brasil, sob cadastro OTH015), numerólogo, também é adepto do Candomblé e tem como Orixá Iansã, Deusa dos Raios, a qual é regente da vida dele: “Em Iansã, deposito toda fé e confiança! “ – palavras de Alyryo.

Aqui, ele esclarece sobre aspectos desta Entidade, através de artigo publicado na revista 'A História dos Orixás' páginas 50 a 52(Clique aqui para acessá-las).

Aqueles que tiverem dúvidas, curiosidades ou mesmo questionamentos sobre assuntos inerentes a:

Numerologia,

Cartomancia,

Jogo de Búzios(IFÁ),

Psicanálise Holística,

Terapia de Vidas Passadas(TVP)

Poderão dirimi-las em contato direto com este médium-vidente pelo e-mail:'alyriobrasileiro@yahoo.com.br'ou pelo tel: (71) 8158.4582 sendo estes também os contatos para marcação de consultas
( que também podem ser feitas por telefone)

Ao Internauta:

Este blog é um canal aberto entre mim e o público em geral. Para que possamos nos comunicar e discutir sobre temas vários como o Candomblé, religião da qual sou adepto a 27 anos.
Nele também estão postadas reportagens feitas comigo pela imprensa baiana e paulista aos quais falo um pouco sobre o meu trabalho como terapeuta e como médium, além de contar como tudo começou já na minha infância.
Espero poder contar com a colaboração de todos os internautas que o acessarem deixando seus comentários sobre as minhas postagens para que possamos crescer juntos em experiências e fazer novas amizades.
Em tempo, convido aqueles que desejarem conhecer mais sobre o meu trabalho que façam contato pelas vias aqui divulgadas.
Enfim, que este seja nosso ‘espaço virtual’ onde poderemos manter contato e estreitarmos nossos laços de amizade! Sejam todos bem vindos!"

Obrigado Amigos! Ultrapassamos a marca dos 1.000 acessos!

Ultrapassamos a marca de 1.000 acessos ao nosso Blog! Dado este pontuado desde o seu lançamento em Junho de 2010 e nesta oportunidade gostaria de agradecer o apoio de todos os que o acessaram e que nos deram retorno das postagens que realizei durante o período.

Fico muito feliz com a aceitação do trabalho, o que me estimula a prosseguir usando este canal de comunicação com o mundo, onde posso expressar minha ideias e opiniões ao tempo em que também me possibilita saber o que pensa o público que me procura tanto presencial quanto virtualmente. Fora a oportunidade de falar sobre a minha religião o Candomblé, da qual sou adepto a 27 anos na qual ponho toda fé e dela me considero um instrumento de ajuda para aqueles que dela tanto necessitam.

Gostaria que me enviassem sugestões de temas que vocês gostariam de ver comentados por mim no blog e que também me ajudem a divulgar a existência desta nossa via de comunicação.

Mais uma vez agradeço as visitas, críticas e sugestões: através destas é que crescemos e aprendemos sempre! Que Olorum ilumine os nossos caminhos!

Seguidores