domingo, 23 de junho de 2013

É Assim que se faz uma Nação!

Vivemos um momento histórico no Brasil: o povo está indo as ruas para protestar contra os gastos abusivos com a Copa da Nações, inflação galopante, aumento nas tarifas de ônibus, impunidade dentre tantos outros motivos que marcam o momento deste despertar geral do sonho construído pela 'política marrom' nos últimos anos no solo brasileiro. Na sua predominância, composta de jovens, esta massa de protestantes está indo as ruas e mostrando a insatisfação do povo com a atual situação do país.
Enquanto fortunas em dinheiro público são gastas para erguer templos de culto ao esporte, verdadeiras obras faraônicas, para a realização da Copa do Mundo no próximo ano, necessidades gritantes nas áreas da saúde, educação e transporte público, são deixadas em segundo plano, sendo priorizado a aceleração no término das obras em estádios que irão abrigar os torneios esportivos da futuro certame entre nações pela taça de melhor time mundial de futebol. Percebe-se aí, a omissão dos governantes às necessidades básicas imediatas da população, disfarçada pela 'festa inventada' para 'simular' a realização do futuro evento, numa tentativa de desviar a atenção da população, aos problemas supra citados. Mas, a 'brava gente brasileira' tem mostrado que os tempos agora são outros!
Como disse anteriormente, a nossa população é basicamente jovem. Mesmo vindos de uma geração com pouca noção de natividade e que se iludia facilmente permanecendo omissa a atitudes políticas no passado, agora está atenta a tudo o que acontece e cobra dos políticos por eles eleitos, providências para a situação caótica que vem se instaurando no país. Agora até mesmo o homem do campo tem acesso a informação pela internet, não é mais aquele matuto, eleitor de cabresto, que trocava seu poder decisório por migalhas. Ele agora reivindica e cobra, enxerga mais além do que uma festa de comoção nacional, conectam-se a redes sociais, estuda, trabalha e que está adquirindo visão de civilidade sendo capaz de se mobilizar e mobilizar a tantos outros. Isso me faz ter orgulho do povo desta terra que tanto amo, sofrido e corajoso e vê que é hora de dar um 'basta' , de gritar alto , de ir as ruas, de clamar por justiça e por causas sociais. 'Prá frente, BRASIL! , Salve a nação brasileira!'
É lamentável que um momento histórico tão bonito, estar sendo 'manchado' pela atitude de vândalos, aproveitadores da situação de tumulto, para instaurar o pânico, a violência e o temor a população, dando uma conotação errônea ao movimento, quando despertamos para um novo tempo. Amigos, protesto não é sinônimo de 'baderna'!
Ressalto que não sou contra a paixão nacional pelo futebol, a prática do esporte sempre foi e sempre será saudável. A competição, quando bem orientada e bem conduzida, pode trazer progresso na busca da supressão do oponente no campo de batalha. Mas, quando isso pode ser usado para camuflar uma situação de engodo de toda uma Nação, torna-se algo preocupante. Vamos torcer pela nossa Seleção sim, mas antes de tudo, para que esta seja uma verdadeira festa é necessário que tenhamos, saúde, educação e necessidades básicas satisfeitas. Afinal somos ou não um país em desenvolvimento!?
Olorum é amante da Paz. Ele é a própria Paz. Habitando no lugar mais alto, é capaz de ver a cada um de nós, nossos erros e acertos, nossas atitudes e reações. Como todo bom Pai, só quer o bem estar de seus filhos. Para que sejamos dignos de suas bençãos é primordial que tenhamos merecimento. Vamos pacificamente as ruas, vamos gritar e exigir pelos nossos direitos, mas sem violência, respeitando os direitos dos nossos semelhantes. Não é com saques e vandalismo que resolveremos esta situação. O Amor deve ser a força que move o mundo. Procuremos o diálogo e a negociação, caminhos para o entendimento.
Que a Comunhão e o bem estar sejam alvo de nossos dias! Olorum nos nossos caminhos! Até a próxima postagem!
 

sábado, 15 de junho de 2013

Parabéns a Antônio, parabéns a Fernando e ... parabéns ao amor!


 
Santo Antônio

Que seria de mim meu Deus/Sem a fé em Antônio/A luz desceu do céu/Clareando o encanto/Da espada espelhada em Deus/Viva viva meu santo/Saúde que foge/Volta por outro caminho/Amor que se perde/Nasce outro no ninho/Maldade que vem e vai/Vira flor na alegria/Trezena de junho/É tempo sagrado/Na minha Bahia/Antônio querido/Preciso do seu carinho/Se ando perdido/Mostre-me novo caminho/Nas tuas pegadas claras/Trilho o meu destino/Estou nos teus braços/Como se fosse/Deus menino” - Autor: J. Velloso

Todas as cartas de amor...

Todas as cartas de amor são/Ridículas./Não seriam cartas de amor se não fossem
Ridículas./Também escrevi em meu tempo cartas de amor,/Como as outras,/Ridículas.
As cartas de amor, se há amor,/Têm de ser/Ridículas./Mas, afinal, Só as criaturas que nunca escreveram/Cartas de amor/É que são/Ridículas./Quem me dera no tempo em que escrevia/Sem dar por isso/Cartas de amor/Ridículas./A verdade é que hoje/As minhas/memórias/Dessas cartas de amor/É que são/Ridículas./(Todas as palavras esdrúxulas,/Como os sentimentos esdrúxulos, /São naturalmente/Ridículas.)”
Álvaro de Campos (Fernando Pessoa) 21/10/1935

Começo esta minha postagem com as citações poéticas de dois autores, os quais admiro. O primeiro por ter transformado em música, a devoção por Santo Antônio, Ogum no sincretismo religioso e o segundo por ser um dos maiores poetas da Língua Portuguesa, que escreveu sob o pseudônimo de Álvaro Campos, esta 'ode' aos seres românticos que acreditam no amor. Ainda sobre Fernando Pessoa, podemos dizer que ele completaria 125 anos se fosse vivo até hoje, no dia dedicado ao Santo casamenteiro, no mês que também comemoramos o dia dos namorados.
Devoção, romantismo, comemoração e admiração por alguém digno de ser admirado, me levam a imaginar se este escritor português, independente de ter nascido no dia dedicado a Santo Antônio, se ele também não poderia ter sido um Filho de Ogum? Características comuns aos filhos de Ogum e ao nosso poeta, alvo de minha admiração, me fazem refletir sobre esta premissa.
Um filho de Ogum, tem um comportamento extremamente coerente, arrebatado e passional, aonde as explosões, a obstinação e a teimosia logo avultam, assim como o prazer com os amigos e com o sexo oposto, típico dos poetas.
Normalmente muito diferente o temperamento de Ogum e Oxum. São conquistadores, incapazes de fixar-se num mesmo lugar, gostando de temas e assuntos novos, consequentemente apaixonados por viagens, mudanças de endereço e de cidade. Um trabalho que exija rotina, tornará um filho de Ogum um desajustado e amargo.
Ogum e Oxóssi eram irmãos inseparáveis, no Candomblé e um orixá muito cultuado e também na Nigéria. Também temos diversas qualidades (caminhos) deste Orixá como Ogum Xoroquê. São apreciadores das novidades tecnológicas, são pessoas curiosas e resistentes, com grande capacidade de concentração no objetivo em pauta; a coragem é muito grande.
Os filhos de Ogum custam a perdoar as ofensas dos outros. Não são muito exigentes na comida, no vestir, nem tão pouco na moradia, com raras exceções. São amigos camaradas, porém estão sempre envolvidos com demandas. Divertidos, despertam sempre interesse nas mulheres, tem seguidos relacionamentos sexuais, e não se fixam muito a uma só pessoa até realmente encontrarem seu grande amor.
São pessoas determinadas e com vigor e espírito de competição. Mostram-se líderes natos e com coragem para enfrentar qualquer missão, mas são francos e, às vezes, rudes ao impor sua vontade e ideias. Arrependem-se quando veem que erraram, assim, tornam-se abertos a novas ideias e opiniões, desde que sejam coerentes e precisas.
As pessoas de Ogum são práticas e inquietas, nunca "falam por trás" de alguém, não gostam de traição, dissimulação ou injustiça com os mais fracos.
Nenhum filho de Ogum nasce equilibrado. Seu temperamento, difícil e rebelde, o torna, desde a infância, quase um desajustado. Entretanto, como não depende de ninguém para vencer suas dificuldades, com o crescimento vai se libertando e acomodando-se às suas necessidades. Quando os filhos de Ogum conseguem equilibrar seu gênio impulsivo com sua garra, a vida lhe fica bem mais fácil. Se ele conseguisse esperar ao menos 24 hs. para decidir, evitaria muitos revezes, muito embora, por mais incrível que pareça, são calculistas e estrategistas. Seu maior defeito é o gênio impulsivo e sua maior qualidade é que sempre, seja pelo caminho que for, será sempre um Vencedor.
A sua impaciência é marcante. Tem decisões precipitadas. Inicia tudo sem se preocupar como vai terminar e nem quando. Está sempre em busca do considerado o impossível. Ama o desafio. Não recusa luta e quanto maior o obstáculo mais desperta a garra para ultrapassá-lo. Como os soldados que conquistavam cidades e depois a largavam para seguir em novas conquistas, os filhos de Ogum perseguem tenazmente um objetivo: quando o atinge, imediatamente o larga e parte em procura de outro. É insaciável em suas próprias conquistas. Não admite a injustiça e costuma proteger os mais fracos, assumindo integralmente a situação daquele que quer proteger. Sabe mandar sem nenhum constrangimento e ao mesmo tempo sabe ser mandado, desde que não seja desrespeitado. Adapta-se facilmente em qualquer lugar. Come para viver, não fazendo questão da qualidade ou paladar da comida. Por ser Ogum o Orixá do Ferro e do Fogo seu filho gosta muito de armas, facas, espadas e das coisas feitas em ferro ou latão. É franco, muitas vezes até com assustadora agressividade. Não faz rodeio para dizer as coisas. Não admite a fraqueza e a falta de garra.
Têm um grave conceito de honra, sendo incapazes de perdoar as ofensas sérias de que são vítimas. São desgarrados materialmente de qualquer coisa, pessoas curiosas e resistentes, tendo grande capacidade de se concentrar num objetivo a ser conquistado, persistentes, extraordinária coragem, franqueza absoluta chegando à arrogância. Quando não estão presos a acessos de raiva, são grandes amigos e companheiros para todas as horas.
Fisicamente, costumam ser de tipo esguio e procura sempre manter-se bem fisicamente. Adora o esporte e está sempre agitado e em movimento, tendem a ser musculosos e atléticos, principalmente na juventude, tendo grande energia nervosa que necessita ser descarregadas em qualquer atividade que não implique em desgastes físicos.
Sua vida amorosa tende a ser muito variada, sem grandes ligações perenes, mas sim superficiais e rápidas.
Daí, o meu questionamento quanto ao regente de cabeça do grande Fernando Pessoa não ser Ogum. Para afirmar-se, de cátedra, seria necessário que se fizessem estudos dentro da religião do Candomblé, além de uma simples comparação de características comuns, mas eu ficaria particularmente feliz se tal afirmação fosse verdadeira, pela fé que coloco nas forças de Ogum, bem como pela admiração que tenho pela obra de Fernando Pessoa, nascido no dia consagrado a Antônio, no mês dedicado ao amor, aos namorados.
A você, caro leitor, as bençãos de Olorum, a proteção de Ogum e que tenha o amor sempre presente na sua vida! Até a próxima postagem!

sábado, 8 de junho de 2013

Candomblé - Religião e Preconceito

O Candomblé surgiu no Brasil da segunda metade do século XVI, advindo da África. O cenário encontrado aqui era triste, pois chegavam aos portos brasileiros inúmeros navios trazendo seres humanos tratados como animais desprezíveis e mercadorias muito valiosas: os africanos.

Esse comércio escravagista reuniu no Brasil cerca de quatro milhões de africanos, dando lugar a um modelo de religião chamado Candomblé, significando culto e oração.

Naquela época, os senhores de engenho proibiam toda e qualquer manifestação religiosa dos escravos. Como os Senhores impunham a religião católica, os mesmos tiveram que enganar seus donos, criando assim o sincretismo religioso, onde santos da igreja católica, por terem estórias de vida parecidas com as dos orixás, foram utilizados. Surgiu então o sincretismo religioso. Exemplos disso é Iansã sincretizada com Santa Bárbara e os Ibejis, sincretizados com Cosme e Damião.

Talvez por vir de uma situação de proibição no passado, bem como da má interpretação de seus dogmas e conceitos, nós os adeptos do Candomblé, até hoje sofremos preconceito dentro da sociedade.

Segundo a constituição brasileira, todo e qualquer brasileiro tem direito a prática religiosa sem descriminação. O que não acontece na realidade. Vivemos em um cenário cada vez maior de intolerância religiosa. Creio que essa intolerância seja devido ao desconhecimento da cultura, dos rituais e da religião em si.

Sabemos que Deus é unigênito. É um ser Sagrado e Perfeito. Não importa o nome que seja dado a Ele. Deus, Oxalá, Jeová, Emanuel... Todo ser humano que Nele crê, cultua o mesmo Deus, diferenciando única e exclusivamente a forma de culto.

As igrejas evangélicas nos julgam como adoradores do diabo. Creio que este julgamento seja forte demais. No Candomblé cultuamos o mesmo Deus que eles cultuam.

Quando se vai a uma igreja evangélica, pode ser dito que “Você tem um encosto”, “Fizeram uma obra de feitiçaria para acabar com a sua vida”, “Tem trabalho feito para você, por isso sua vida está ruim”.

O que muitas pessoas provavelmente não sabem ou esquecem, é que a maldade, a inveja, o ódio estão no coração do ser humano e não nos espíritos.

O Espiritismo hoje, infelizmente tem sua imagem denegrida por pessoas que fazem dele um comércio, que enganam as pessoas, que pegam quantias de dinheiro absurdas e nada fazem para ajudar e sim para que a pessoa sempre precise dela, e assim pegar mais dinheiro.

Certa feita me perguntaram porque um Exu, nunca deixa de ser um Exu: porque eles nunca evoluem espiritualmente se tornando um ser de luz? .... Refleti e cheguei a conclusão que Exus são vistos como seres do mau, mas são os espíritos mais parecidos com o ser humano. Se você recompensar uma criança e pedir para ela atirar pedras na vidraça do vizinho, ela certamente o fará; Se você pedir qualquer coisa para um Exu, e prometer uma vela para ele, ele também vai fazer o que você pediu, seja o bem ou mal para alguém. O motivo pelo qual os Exus nunca evoluem no seu grau espiritual é simples: Se um Exu atender 10 pessoas num dia, uma vai pedir uma coisa boa, ou um bem para alguém, com esse pedido bom ele ganha luz. Mas o pouquinho de luz que ele ganhou com essa boa ação ele perde em seguida com as outras nove maldades que vão pedir a ele.

O bem ou o mal que existe no espiritismo, não está relacionado tanto aos médiuns, mas principalmente as pessoas que vão em busca de maldade e desgraça para o próximo.

Geralmente, são raras as pessoas que pedem o bem para outrem, mais comum que peçam para si próprias. Os indivíduos chegam com ódio no coração. Querem transformar a vida daquele 'ex' num inferno porque foram abandonadas, querem que aquela pessoa que as incomodam no trabalho perca o emprego e coisas desse tipo.

No Candomblé, existe um fundamento que considero como mais importante que é tudo o que você faz para alguém você recebe em dobro. Ou seja, se você faz o bem, coisas boas acontecem a você. Caso contrário, coisas más lhe acontecerão.

Portanto, não é a forma de cultuar ao Nosso Deus que vai determinar se uma pessoa é boa ou má. Índole é algo de muito particular e a crença apenas congrega pessoas que acreditam nos mesmos dogmas e conceitos, sendo cada um responsável por si e consequentemente pelos próprios atos.

Daí, porque então discriminar esta ou aquela religião e suas formas de culto?

Aproveito o momento para deixar a todos um ponto de reflexão:

Todos temos duas pessoas dentro de nós. Uma má e uma boa. Elas vivem numa constante luta pela sobrevivência. Só sobreviverá aquela que você mais alimentar!”

A Paz de Olorum com todos vocês! Até a próxima postagem!

Quem sou eu

Minha foto
Pedagogo por formação, terapeuta holístico cuja mediunidade aflorou aos 5 anos de idade e desde então vêm crescendo na sua trajetória de vida voltando-se aos estudos da espiritualidade. Alia a mística e a ciência para ajudar a aqueles que o procuram para auxiliar na transposição de obstáculos que a vida a eles impõe.

Além de terapeuta holístico (registrado na Ordem dos Terapeutas Holísticos do Brasil, sob cadastro OTH015), numerólogo, também é adepto do Candomblé e tem como Orixá Iansã, Deusa dos Raios, a qual é regente da vida dele: “Em Iansã, deposito toda fé e confiança! “ – palavras de Alyryo.

Aqui, ele esclarece sobre aspectos desta Entidade, através de artigo publicado na revista 'A História dos Orixás' páginas 50 a 52(Clique aqui para acessá-las).

Aqueles que tiverem dúvidas, curiosidades ou mesmo questionamentos sobre assuntos inerentes a:

Numerologia,

Cartomancia,

Jogo de Búzios(IFÁ),

Psicanálise Holística,

Terapia de Vidas Passadas(TVP)

Poderão dirimi-las em contato direto com este médium-vidente pelo e-mail:'alyriobrasileiro@yahoo.com.br'ou pelo tel: (71) 8158.4582 sendo estes também os contatos para marcação de consultas
( que também podem ser feitas por telefone)

Ao Internauta:

Este blog é um canal aberto entre mim e o público em geral. Para que possamos nos comunicar e discutir sobre temas vários como o Candomblé, religião da qual sou adepto a 27 anos.
Nele também estão postadas reportagens feitas comigo pela imprensa baiana e paulista aos quais falo um pouco sobre o meu trabalho como terapeuta e como médium, além de contar como tudo começou já na minha infância.
Espero poder contar com a colaboração de todos os internautas que o acessarem deixando seus comentários sobre as minhas postagens para que possamos crescer juntos em experiências e fazer novas amizades.
Em tempo, convido aqueles que desejarem conhecer mais sobre o meu trabalho que façam contato pelas vias aqui divulgadas.
Enfim, que este seja nosso ‘espaço virtual’ onde poderemos manter contato e estreitarmos nossos laços de amizade! Sejam todos bem vindos!"

Obrigado Amigos! Ultrapassamos a marca dos 1.000 acessos!

Ultrapassamos a marca de 1.000 acessos ao nosso Blog! Dado este pontuado desde o seu lançamento em Junho de 2010 e nesta oportunidade gostaria de agradecer o apoio de todos os que o acessaram e que nos deram retorno das postagens que realizei durante o período.

Fico muito feliz com a aceitação do trabalho, o que me estimula a prosseguir usando este canal de comunicação com o mundo, onde posso expressar minha ideias e opiniões ao tempo em que também me possibilita saber o que pensa o público que me procura tanto presencial quanto virtualmente. Fora a oportunidade de falar sobre a minha religião o Candomblé, da qual sou adepto a 27 anos na qual ponho toda fé e dela me considero um instrumento de ajuda para aqueles que dela tanto necessitam.

Gostaria que me enviassem sugestões de temas que vocês gostariam de ver comentados por mim no blog e que também me ajudem a divulgar a existência desta nossa via de comunicação.

Mais uma vez agradeço as visitas, críticas e sugestões: através destas é que crescemos e aprendemos sempre! Que Olorum ilumine os nossos caminhos!

Seguidores