E
chegamos ao nono mês do ano: Setembro. E com a sua chegada, temos
variações climáticas nas quais saímos de período mais chuvoso e
entramos em temperaturas mais elevadas e na época em que brotam as
flores. Vem , então a Primavera. Esta ocorre após o inverno e antes
do verão. No hemisfério sul, onde está localizado o Brasil, a
primavera tem início em 23 de setembro e termina no dia 21 de
dezembro.
É
uma época em que ocorre o florescimento de várias espécies de
plantas. Portanto, é um período em que a natureza fica bela,
presenteando o ser humano com flores coloridas e perfumadas. A função
deste florescimento é o início da época de reprodução de muitas
espécies de árvores e plantas. Estabelecendo no ar uma atmosfera de
romantismo e há quem o classifique como o novo 'mês das noivas',
uma vez que muitos casais estão escolhendo este mês para marcar a
data de seus enlaces. Nada mais oportuno, pois os ornamentos para as
festas nupciais se baseiam no uso de flores para decoração e até
para as vestes das noivas.
No
tocante a astronomia, a primavera ocorre no equinócio de setembro
(momento do ano em que o dia e a noite possuem a mesma duração, 12
horas cada).
Já
com relação a mudanças climáticas, é um período em que as
temperaturas vão, aos poucos, aumentando. O mesmo ocorre com as
águas do mar. As temperaturas, em grande parte dos países do
hemisfério sul, ficam amenas. Assim, seja bem vinda esta bela
estação e que com suas maravilhosas cores e aromas, preencham
nossos dias , nos trazendo Paz e Luz.
Mas,
Setembro também é época de festa, principalmente no palco de
festas da religiosidade afro-brasileira:a Bahia. No próximo dia 27,
comemoraremos o dia dos santos: Cosme e Damião.
São
Cosme e São Damião são santos católicos com grande receptividade
entre as camadas afro-brasileiras do Recôncavo baiano. Seus nomes de
batismo são Acta e Passio, nascidos na Arábia do século III, de
família nobre e cristã. Os irmãos gêmeos estudaram medicina na
Síria e exerciam a profissão gratuitamente. Acusados de feitiçaria,
por realizarem milagres, foram jogados de um despenhadeiro – Assim
conta a história. Em outras versões ouve-se que tentaram matá-los
de várias formas, mas não conseguiram. Por fim foram degolados.
Entre seus milagres estão a cura e a materialização (após a
morte) para ajudar crianças vítimas de violência.
São
associados aos Ibejís, divindades gêmeas do Candomblé. Apesar do
catolicismo oficial venerar a figura de Cosme e Damião como santos
adultos e que dedicaram a vida a praticar a medicina caridosa, os
mesmos santos “correspondem” a entidades infantis nos cultos afro
– brasileiros, e é justamente dessa maneira que Cosme e Damião
são venerados pela maior parte de seus devotos: os santos meninos.
Pessoas
devotas , crianças, católicos, pais-de-santo, babalorixás,
vendedores ambulantes do souvenir dos santos, simpatizantes, toda
essa gente devota segue em clara romaria até o bairro da Liberdade,
em Salvador/Ba, precisamente á Paróquia dos Santos Cosme e Damião,
no dia 27 de setembro. Durante todo o dia de São Cosme e São
Damião, são várias celebrações com procissão, missas durante o
dia e uma celebração do Cardeal á noite.
Os
devotos de São Cosme e Damião costumam “dar Caruru de Cosme” em
suas casas durante o mês de setembro e principalmente no seu dia: 27
de setembro. A festa já começa durante os preparativos, e mexe com
todo o comércio de feiras em Salvador, quando se tem uma procura
maior dos ingredientes para a grande festa e quando a família se
reúne para cortar os quiabos em forma de cruz e depois em estreitas
rodelas, preparar os temperos, torrar e triturar o amendoim e a
castanha, temperar a galinha e fazer os seus pedidos também. A
quantidade dos quiabos do Caruru, geralmente chegam aos milhares, a
depender da promessa, devem ser cortados por quem está oferecendo,
mas vale a ajudas de participantes voluntários que também fazem a
sua reza e pedidos aos santos gêmeos.
Abará,
acarajé, pipoca e cana cortada em tiras fazem parte do típico prato
do Caruru de Cosme.
Nas
proximidades do dia 27 de setembro, é comum encontrar, pelas ruas da
Bahia, crianças, adultos , a espera de um prato de caruru. Não se
pode comemorar santos tão populares nos lares baianos sem que se
peça esmola para a missa. Depois de tudo preparado, o devoto passa
por um ritual onde incensa, com defumador, o interior de sua casa e
todos que moram nela. Assim se retira todas as cargas negativas do
ambiente e desprendem-se cargas positivas. No defumador o carvão tem
a função de puxar as cargas negativas do ambiente e as essências
ou ervas de emanarem as cargas positivas. As essências e ervas mais
usadas no defumador são incenso, alecrim e alfazema.
Uma
mesa farta e muitos doces fazem a festa no dia 27 de setembro
Vale
tudo para se fartar de um prato de caruru: pode-se ir às ruas, sem a
menor cerimônia, e esperar que pessoas simplesmente ofereçam as
quentinhas do farto prato ou pode-se ir até a casa de familiares e
amigos durante o período do mês de setembro para prestigiar os
santos e saborear as iguarias afro-baianas.
Grande
também é o número de lares baianos que festejam o grande dia
dedicado aos dois mártires da Igreja. Tão populares como São João,
como Santo Antônio, os dois santos também têm a sua festa
comemorada.
No
candomblé Cosme e Damião são filhos gêmeos de Xangô e Iansã. Os
santos gêmeos possuem muitos simpatizantes e devotos, estes que todo
ano fazem caruru para eles, chamado também de “Caruru dos Santos”
e “Caruru dos sete meninos” que representam os sete irmãos
(Cosme, Damião, Dou, Alabá, Crispim, Crispiniano e Talabi).
Em
casa onde existam Cosme e Damião, não entra epidemia, porque eles
foram sempre considerados advogados contra “feitiços, bruxarias,
mau olhado e espinhela caída”. Isso quanto às origens europeias
da devoção. No que se refere ao ramo africano, sabe-se que foram os
nagôs que nos trouxeram os seus gêmeos, Ibeji, transformados numa
das maiores tradições vivas das populações baianas,
especialmente. Nas casas de famílias católicas, suas imagens são
comumente encontradas, em oratórios, pequenos altares ou simples
prateleiras reservadas. No seu dia, estes pequenos altares tem desde
de simples velas acesas, a oferendas como mel, caruru, balas e
farofas de azeite. É comum também, distribuir pequenos saquinhos
recheados de doces, balas e brinquedos as crianças nas ruas,
comunidades onde se habita.
De
origem Africana, a comida baiana se revela na festa de São Cosme e
São Damião. Os primeiros a serem servidos são os donos da festa:
São Cosme e São Damião. As oferendas são precisamente colocadas
no altar decorado para a ocasião Procedida a cerimônia, chamam-se
os sete meninos, especialmente convidados para iniciar a comilança.
A tradição manda que se prepare uma roda de sete meninos.
Geralmente é colocada uma toalha de mesa no chão e as crianças se
sentam ao redor. Eles geralmente sentam-se no chão e comem em
pequenos pratinhos de barro, ou em um único grande prato como uma
bacia. Não usam talheres, usam as mãos. Mas algumas mudanças já
ocorrem em torno da tradição do Caruru de Cosme como misturar
meninos e meninas e comer com talheres.
Este
é um período bom para se obter graças, principalmente curativas e
alcançar metas de vida até então consideradas impossíveis, para
tal , faça uma promessa aos santos gêmeos e quando alcançar a
graça desejada, ofereça-lhes um caruru a ser servido no dia
consagrado a eles. A chance de realização é grande, tenha fé e
obterá!
Aos
já devotos dos Santos, meu respeito e consideração e aos demais
leitores internautas a benção de Olorum sempre presente nas suas
vidas! Muitas 'flores e cores' em seus caminhos! Até a próxima
postagem!