domingo, 26 de agosto de 2012

FESTA DE SÃO ROQUE (OBALUAÊ)


Neste período de Agosto, nada mais justo que comentarmos sobre S.Roque, responsável pela cura de enfermidades erradicação e da proliferação de doenças que se espalham pelo mundo. Principalmente pela notável demonstração de ecumenismo entre a Igreja Católica e o Camdomblé , quando foi permitida a entrada dos adeptos do Camdomblé nas dependências da Paróquia da Ressurreição para reverenciar ao santo junto aos católicos. Registro aqui os meus parabéns aos representantes da Igreja Católica por essa demonstração de tolerância religiosa e de compreensão de que tomos somos iguais perante os olhos de Deus! Portanto, aqui vai a nossa 'postagem roqueana'! Boa leitura!”


Os fiéis baianos comemoraram no dia 16 de agosto, o dia de São Roque, considerado pelos católicos como o protetor das doenças e enfermidades. Logo cedo, por volta das 5h30, uma alvorada de fogos avisava, em frente à Paróquia da Ressurreição, em Ondina, que o dia seria dedicado ao santo. Na sequência, os fiéis fizeram a cerimônia de reza dos terços e a primeira missa foi iniciada por volta das 7h.

São Roque nasceu na França, em Montpellier, no ano de 1295, uma época em que a Europa vivia um momento das mais variadas epidemias, decorrentes das más condições de saneamento básico da época. E foi neste cenário que São Roque, de acordo com as crenças católicas, começou a curar doentes de todo o continente, afastando as pestes por onde passava. Era filho do governador, estudou nas melhores escolas da cidade e provavelmente cursou a Faculdade de Medicina. O jovem Roque perdeu os pais, mas decidiu, ao invés de administrar os bens e patrimônios da família, seguir as palavras de Jesus. Distribuiu seus bens e deixou a cidade para deparar-se com a epidemia da peste negra e apresenta-se para ajudar os doentes como o Bom Samaritano. Assim como São Roque, Obaluaê também é homenageado protetor das doenças infectocontagiosas. Ele não apenas é o curador das doenças, tem também o poder de causá-las. Sua veste é de palha, esconde o segredo da vida e da morte. Reservado, simples, trabalhador e solitário, Obaluaê é o nome usado para o Omolu velho, mais introvertido. Ele é considerado o Padroeiro dos inválidos na religião católica.

O palco da comemoração, A Paróquia da Ressurreição, em Ondina, foi construída no século XVIII, é templo religioso de São Roque e de São Lázaro. Durante todo o dia fiéis passaram pela igreja para prestar sua devoção ao santo das enfermidades. Além de padroeiro dos enfermos, São Roque também é o santo padroeiro dos médicos cirurgiões e protetor dos gados.

Omulú é responsável tanto pela cura, quanto pela disseminação de doenças infectocontagiosas. Se no interior da igreja os católicos o comemoram, na área externa os adeptos da religião africana também se reúnem em comemoração ao santo protetor. Do lado de fora, membros dos terreiros de Candomblé próximos à igreja realizam a lavagem das escadarias. A fusão dos dois lados do culto ao santo nos dá um belo exemplo da perfeita harmonia entre as religiões afro e católica, mostrando que o que realmente vale é a fé que brota do povo. Sendo ainda que este ano , numa completa miscigenação de culturas, os adeptos do candomblé puderam adentrar no templo e assim reverenciarem juntos o santo do dia, numa das mais belas reuniões ecumênicas até então acontecida onde o sagrado e o profano ocuparam o mesmo lugar no sacro espaço, maravilha de se ver, beleza de se ter!

Nesta manifestação de origem católica portuguesa foi realizada uma missa, tríduo e solene procissão em louvor ao segundo padroeiro da Igreja de São Lázaro. Presença ativa do candomblé, que homenageou Omolu com lavagem da escadaria da igreja de São Lázaro, velas acesas e banho de pipoca. A festa de São Roque, é uma das tradições compartilhadas nas diversas regiões do Engenho Velho da Federação e Federação, bairros de Salvador.

Em algumas casas de santo, as pipocas são estouradas em panelas com areia da praia aquecida, lembrando a relação desse orixá com Iemanjá, chamado respeitosamente de tio, principalmente pelo povo da casa branca. Afinal, conta a história que Omolu, muito doente, foi abandonado num rio perto da praia por sua mãe Nanã, por ele ter nascido com grandes deformidades na pele. Iemanjá o tomado como filho adotivo e o curou das doenças. Seu amor materno por ele foi tão grande, que ela o criou como seu próprio filho. Por isso, são realizadas oferendas a Omolu nas areias das praias do litoral brasileiro. Vestido com palha da costa e com contas nas cores vermelha, preta e branca, Omolu dança o opanijé, dança ritual marcada pelo ritmo lento com pausas, enquanto segura em suas mãos o xaxará, instrumento ritual também feito de palha-da-costa e recoberto de búzios. Em alguns momentos da dança, Omolu espanta os eguns, (espíritos dos mortos) e afasta as doenças, com movimentos rituais.

Omolu também possui relação com Iansã, em especial Oyá Igbalé, qualidade de Iansã que costuma dançar na ponta dos pés e direciona os eguns para o reino de Omolu.

Junto a Nanã Buruque e Oxumaré, forma a família de orixás dahomeana, costuma ser reverenciado às segundas-feiras e sincretizado com os santos católicos São Lázaro e São Bento de Núrsia, patrono da boa morte.

Tanto São Lázaro quanto Omolu são ligados à cura de doenças epidêmicas e rituais de limpeza do corpo. São Lázaro é representado como um santo mendigo cheio de feridas. Conta-se que ele vivia no abandono por sua pobreza e doença, obrigando-lhe a mendigar à porta de um rico, insensível à sua pobreza. A morte, no entanto, os iguala, pois no céu as posições se invertem. Assim como São Lázaro, a história de Omolu também passa pelo desamparo. Conta-se que ele foi abandonado no mar por seus pais por causa de seu corpo cheio de feridas. Iemanjá o salva e, com folhas de bananeira, protege seu corpo, por isso sua representação no candomblé traz roupas de palha, fila (capuz), xaxará e búzios.

Atotoó Obaluaiê! Atotoó meu Pai, Salve São Roque! Socorrei-nos nas nossas horas de dor e curai nossas enfermidades do corpo e da alma! Louvado seja S. Roque na plenitude do seu dia! A ti meu respeito e saudação! Abençoa a todos nós, com sua mão divina!

Ao leitor internauta, o meu abraço e gratidão pela atenção que tem me dedicado! A Paz de Olorum com todos! Até a próxima postagem!

sábado, 11 de agosto de 2012

A ASCENSÃO DA CLASSE “C”

Ultimamente, temos caminhado na direção certa da economia, na contramão de muitos países ditos “DESENVOLVIDOS”, noticiários que trazem como manchetes o destaque econômico do Brasil frente a outros países.
A população brasileira tem constatado nos últimos anos uma melhora significativa da sua condição de vida, devido ao aumento de sua renda familiar, advindo ao crescimento econômico do Brasil.
Segundo o IBGE, o Brasil obteve um crescimento no PIB de 2,7% em 2011. Isso se reflete na rotina dos brasileiros, no seu dia a dia, nos seus hábitos, na hora fazer suas compras, na hora do lazer e na sua cultura. Esse salto na economia brasileira trouxe uma nova realidade para grande parte da população brasileira, que viram o seu poder aquisitivo aumentar consideravelmente, refletindo assim no surgimento da “Nova Classe C” no Brasil, que até então era composta de um numero reduzido, mas que rapidamente se agigantou. Muitos passaram das classes sociais considerados de baixo poder aquisitivo chamadas classes “E” e “D” para a classe social considerada com um poder aquisitivo maior, a classe “C”. Vê-se então, os novos rostos brasileiros ocupando papéis de protagonistas na vida do país. São pessoas que passaram a deter capacidade financeira para comprar do carro zero ao computador, da casa nova ao pacote de viagens.
Os fatores que influenciam a decisão final de compra desta classe emergente são: fatores culturais, sociais, pessoais e psicológicos. E os empresários estão atentos aos gostos desta classe em ascensão. Comparado ao meio bilhão de novos consumidores que a China e a Índia produziram na última década, o fenômeno brasileiro pode não impressionar. Mas é notável. É como se, nesse curto espaço de tempo, dois Portugais inteiros tivessem saído da pobreza no Brasil. O resultado disso é que, em um fato inédito na história recente, a classe C é hoje o estrato social mais numeroso do país.
O consumo acelerado da classe C no Brasil tem contribuído da o crescimento do PIB brasileiro, influenciada pelos fatores citados e com uma renda mais satisfatória, essa classe média tem movimentado vários setores da economia brasileira, gerando demanda e postos de trabalho.
Assim como aconteceu em países do primeiro mundo, o Brasil amadureceu, vivemos novos horizontes e temos novas aspirações, e nessa nova realidade a classe “C” tem uma extrema importância, pois representa a maior parte dos brasileiros.
Os emergentes são mulheres, negros e jovens, eles já são a maioria dos alunos das universidades e dos clientes de cartão de crédito. Esses brasileiros passaram a ter poder de compra com o fim da inflação, a partir de 1994. O Plano Real foi importante para dar acesso, mas não distribuiu renda, que foi um legado do governo Lula.
Alguns setores são mais sensíveis aos apelos da classe C. Um dos principais é o segmento da alimentação fora de casa, lanches e almoços com gostinho de classe média surgiram nessa esteira. Para as classes A e B, comer fora de casa tem significado meramente social. Para o público de classe C, é entretenimento, com conotação de lazer.
Vê-se, portanto que os hábitos tendem a se sofisticar.
Viagens são, por fim, outro campo fértil para fazer dinheiro com a classe C. Antes, o pessoal viajava de ônibus e ficava em casa de parente. Hoje é avião e hotel. Sem falar nos cruzeiros. Até guias de primeira viagem foram preparados, com foco nos consumidores de classe C.
Composta pelos empregados domésticos, garçons, vendedores de loja, cabeleireiro, pedreiros entre outros, a classe C se destaca por ser protagonista das mudanças socioeconômicas pela qual tem passado o Brasil nos últimos anos, a nova classe passou a englobar mais da metade da população. De um modo geral essas pessoas são: racionais, consumistas e personalistas, além de dar enorme importância a boa aparência.
Contudo isso muito bem traçado e elaborado fica fácil atrair a classe C para o consumo e aos bens de serviços.
As empresas apostam em produtos que agregam valores como eletrodomésticos, eletrônicos e artigos para informática e claro com preços competitivos, investindo em propaganda especialmente em redes sociais, oferecendo formas de pagamento diversificadas como cartão de crédito, boleto bancário, crediário entre outros.
Logo, meu caro leitor, esta é a nova 'cara do Brasil', com um perfil consumidor exigente e com dinheiro para gastar no que lhe aprouver. Exigente, sabe o que quer e faz com que o empresariado o dispute com produtos e serviços de qualidade, oportunizando também uma ascensão cultural pela abertura das portas do mundo e acesso a novas culturas. Representante de uma nova visão e de público que emerge da pobreza para tornar-se culto e consumista, sinal de que nós, brasileiros, estamos ascendendo aos olhos do mundo depois de tantas décadas de ostracismo. Que sejam bem vindos e que proliferem dando bons frutos, não esquecendo que também necessitam de orientação espiritual e proteção dos guias para garantia de bem estar e de sucesso!
A proteção de Olorum a todos! Até a próxima postagem!

Quem sou eu

Minha foto
Pedagogo por formação, terapeuta holístico cuja mediunidade aflorou aos 5 anos de idade e desde então vêm crescendo na sua trajetória de vida voltando-se aos estudos da espiritualidade. Alia a mística e a ciência para ajudar a aqueles que o procuram para auxiliar na transposição de obstáculos que a vida a eles impõe.

Além de terapeuta holístico (registrado na Ordem dos Terapeutas Holísticos do Brasil, sob cadastro OTH015), numerólogo, também é adepto do Candomblé e tem como Orixá Iansã, Deusa dos Raios, a qual é regente da vida dele: “Em Iansã, deposito toda fé e confiança! “ – palavras de Alyryo.

Aqui, ele esclarece sobre aspectos desta Entidade, através de artigo publicado na revista 'A História dos Orixás' páginas 50 a 52(Clique aqui para acessá-las).

Aqueles que tiverem dúvidas, curiosidades ou mesmo questionamentos sobre assuntos inerentes a:

Numerologia,

Cartomancia,

Jogo de Búzios(IFÁ),

Psicanálise Holística,

Terapia de Vidas Passadas(TVP)

Poderão dirimi-las em contato direto com este médium-vidente pelo e-mail:'alyriobrasileiro@yahoo.com.br'ou pelo tel: (71) 8158.4582 sendo estes também os contatos para marcação de consultas
( que também podem ser feitas por telefone)

Ao Internauta:

Este blog é um canal aberto entre mim e o público em geral. Para que possamos nos comunicar e discutir sobre temas vários como o Candomblé, religião da qual sou adepto a 27 anos.
Nele também estão postadas reportagens feitas comigo pela imprensa baiana e paulista aos quais falo um pouco sobre o meu trabalho como terapeuta e como médium, além de contar como tudo começou já na minha infância.
Espero poder contar com a colaboração de todos os internautas que o acessarem deixando seus comentários sobre as minhas postagens para que possamos crescer juntos em experiências e fazer novas amizades.
Em tempo, convido aqueles que desejarem conhecer mais sobre o meu trabalho que façam contato pelas vias aqui divulgadas.
Enfim, que este seja nosso ‘espaço virtual’ onde poderemos manter contato e estreitarmos nossos laços de amizade! Sejam todos bem vindos!"

Obrigado Amigos! Ultrapassamos a marca dos 1.000 acessos!

Ultrapassamos a marca de 1.000 acessos ao nosso Blog! Dado este pontuado desde o seu lançamento em Junho de 2010 e nesta oportunidade gostaria de agradecer o apoio de todos os que o acessaram e que nos deram retorno das postagens que realizei durante o período.

Fico muito feliz com a aceitação do trabalho, o que me estimula a prosseguir usando este canal de comunicação com o mundo, onde posso expressar minha ideias e opiniões ao tempo em que também me possibilita saber o que pensa o público que me procura tanto presencial quanto virtualmente. Fora a oportunidade de falar sobre a minha religião o Candomblé, da qual sou adepto a 27 anos na qual ponho toda fé e dela me considero um instrumento de ajuda para aqueles que dela tanto necessitam.

Gostaria que me enviassem sugestões de temas que vocês gostariam de ver comentados por mim no blog e que também me ajudem a divulgar a existência desta nossa via de comunicação.

Mais uma vez agradeço as visitas, críticas e sugestões: através destas é que crescemos e aprendemos sempre! Que Olorum ilumine os nossos caminhos!

Seguidores