sábado, 28 de abril de 2012

Referência, ponto de partida para o Novo

Hoje vou ao shopping para comprar uma calça modelo bag da Inega, o LP 'Thrilller' do Michael Jackson e uma camiseta 'Hang Ten'. Aproveitando a minha ida lá, vou inovar no corte de cabelo: farei um estilo moderno, tipo Toni Manero, personagem do John Travolta, no filme Os Embalos de Sábado a Noite, ou seria melhor copiar o visual do Dani Zucco, interpretado pelo mesmo em 'Grease'?. Ao chegar no cabeleireiro, perguntarei a ele qual fica melhor para mim!

Será que eu consigo alguém para consertar meu 'Atari'? Ou seria melhor comprar um TK 2000?. O que não vejo hora é de trocar meu carro por um Escort XR3, vermelho. Se bem que também simpatizo com o Kadett e com o Monza” - Caro leitor, caso você tenha menos de vinte e cinco anos deve estar estranhando o palavreado do parágrafo anterior, mas para aquele outro que tem mais de trinta anos, deve estar rindo e remexendo o 'baú das lembranças', pois o referido trecho é o retrato do pensamento de um jovem dos anos oitenta, o jovem que eu e tantos outros contemporâneos meus foram. Sou um saudosista confesso!

Caminhamos sempre para frente, sem perdemos nossas referências passadas, pois nelas pautamos nossas metas futuras e pelas experiências vividas, traçamos nossas estratégias para alcançarmos nossos novos objetivos. A história é cíclica, estamos sempre relendo os fatos já vivenciados em busca de respostas aos nossos questionamentos atuais e mesmo que tenhamos a tendência em repetir um determinado comportamento, somos detidos pela nova roupagem trazida por uma situação que se configura. O tempo se vai, mas nos deixa uma lição de vida, para que possamos refletir e não incorrer nos mesmos erros doutrora, assim amadurecemos e nos tornamos mais racionais a medida que vivemos. Pelo menos esta é a tendência natural do ser humano, podendo existir aqueles que dela desviam.

Os anos oitenta trouxeram consigo uma mudança no comportamento da juventude com roupas extravagantes, com muito brilho, é também conhecida como a década do Glitter, com cores berrantes. Os cabelos modelados com gel, espetados, encaracolados ou frisados, mas com brilho molhado, o 'must' da época. Começou-se o culto ao corpo, o surgimento da geração saúde, de corpos esculpidos em academias. Tivemos um verdadeiro 'mix' de referências com releituras de vestes que foram buscar inspiração até na época medieval. As canções eram verdadeiros convites para dançar, de preferência o novo ritmo que surgia, o da Discoteca que não deixava ninguém ficar parado, tudo isso num ambiente de luzes coloridas, fumaça de gelo seco e globos de espelho, onde você poderia ser o que quiser, ali eram vividos os mais variados sonhos e nasceram tantos romances. Havia toda uma atmosfera de pureza na qual as pessoas se preocupavam apenas em se divertir, sem uso abusivo de drogas, violência e desrespeito. Falo dos anos 80, por tê-los vivido intensamente e por terem sido palco da minha juventude. Logo, são a minha referência de passado e que me dão visão para o futuro.

Logo, caro leitor, ao pensar em inovar, tal inovação deve ter uma referência, para que esta tenha raízes e possa crescer e dar frutos. Não se esquecendo de que uma vez plantado em sua raiz é necessário que se desenvolva, cresça e dê frutos, estagnar jamais! O homem precisa estar sempre se reinventando para que possa crescer e ter novas ideias que o levem a progredir na sua trajetória terrena. Amadurecer sem envelhecer, ser eternamente jovem. Fundamente-se , planeje-se e parta para o novo, assim evoluirá e marcará positivamente a sua passagem pela Terra. Até a próxima postagem!


domingo, 15 de abril de 2012

Salve Jorge!

Na história da humanidade, Oxossi cumpre um papel civilizador importante, pois na condição de caçador representa as formas mais arcaicas de sobrevivência humana, a própria busca incessante do homem por mecanismos que lhe possibilitem sobressair no espaço da natureza e impor a sua marca no mundo desconhecido. A coleta e a caça são formas primitivas de busca de alimento, são os domínios de Oxossi, que representa aquilo que há de mais antigo na existência humana: a luta pela sobrevivência. No sincretismo religioso, Oxossi é S.Jorge, o orixá sobre o qual versaremos doravante.
Os filhos de Oxossi costumam ter um comportamento extremamente coerente, arrebatado e passional, aonde as explosões, a obstinação e a teimosia logo avultam, assim como o prazer com os amigos e com o sexo oposto. São conquistadores, incapazes de fixar-se num mesmo lugar, gostando de temas e assuntos novos, consequentemente apaixonados por viagens, mudanças de endereço e de cidade. Um trabalho que exija rotina, tornará um filho de Oxossi um desajustado e amargo. São apreciadores das novidades tecnológicas, são pessoas curiosas e resistentes, com grande capacidade de concentração no objetivo em pauta; a coragem é muito grande.
Os filhos de Oxossi custam a perdoar as ofensas dos outros. Não são muito exigentes na comida, no vestir, nem tão pouco na moradia, com raras exceções. São amigos camaradas, porém estão sempre envolvidos com demandas. Divertidos, despertam sempre interesse nas mulheres, tem seguidos relacionamentos sexuais, e não se fixam muito a uma só pessoa até realmente encontrarem seu grande amor.
São pessoas determinadas e com vigor e espírito de competição. Mostram-se líderes natos e com coragem para enfrentar qualquer missão, mas são francos e, às vezes, rudes ao impor sua vontade e ideias. Arrependem-se quando veem que erraram, assim, tornam-se abertos a novas ideias e opiniões, desde que sejam coerentes e precisas.
As pessoas de Oxossi são práticas e inquietas, nunca "falam por trás" de alguém, não gostam de traição, dissimulação ou injustiça com os mais fracos.
Aqui, um pouco da história do nosso Cavalheiro de Aruanda:
Em torno do século III D.C., quando Diocleciano era imperador de Roma, havia nos domínios do seu vasto Império um jovem soldado chamado Jorge. Filho de pais cristãos, Jorge aprendeu desde a sua infância a temer a Deus e a crer em Jesus como seu salvador pessoal.
Nascido na antiga Capadócia, região que atualmente pertence à Turquia, Jorge mudou-se para a Palestina com sua mãe após a morte de seu pai. Lá foi promovido a capitão do exército romano devido à sua dedicação e à sua habilidade - qualidades que levaram o imperador a lhe conferir o título de conde. Com a idade de 23 anos passou a residir na corte imperial em Roma, exercendo altas funções.
Por essa época, o imperador Diocleciano tinha planos de matar todos os cristãos. No dia marcado para o senado confirmar o decreto imperial, Jorge levantou-se no meio da reunião declarando-se espantado com aquela decisão, e afirmou que os os ídolos adorados nos templos pagãos eram falsos deuses.
Todos ficaram atônitos ao ouvirem essas palavras de um membro da suprema corte romana, defendendo com grande ousadia a fé em Jesus Cristo como Senhor e salvador dos homens. Como São Jorge se mantinha fiel a Jesus, o imperador tentou fazê-lo desistir da fé torturando-o de vários modos. E, após cada tortura, era levado perante o imperador, que lhe perguntava se renegaria a Jesus para adorar os ídolos. Jorge sempre respondia: "Não, imperador! Eu sou servo de um Deus vivo! Somente a Ele eu temerei e adorarei". Finalmente, Diocleciano, não tendo êxito em seu plano macabro, mandou degolar o jovem e fiel servo de Jesus no dia 23 de abril de 303. Sua sepultura está na Lídia, Cidade de São Jorge, perto de Jerusalém, na Palestina.
A devoção a São Jorge rapidamente tornou-se popular. Seu culto se espalhou pelo Oriente e, por ocasião das Cruzadas, teve grande penetração no Ocidente.
Verdadeiro guerreiro da fé, São Jorge venceu contra Satanás terríveis batalhas, por isso sua imagem mais conhecida é dele montado num cavalo branco, vencendo um grande dragão. Com seu testemunho, este grande santo nos convida a seguirmos Jesus sem renunciar o bom combate.
No sincretismo religioso, São Jorge corresponde ao orixá Oxossi, Divindade masculina iorubá, figura que se repete em todas as formas mais conhecidas da mitologia universal. Oxossi é o arquétipo do guerreiro.
Oxossi, portanto, é aquele que gosta de iniciar as conquistas mas não sente prazer em descansar sobre os resultados delas, ao mesmo tempo é figura imparcial, com a capacidade de calmamente exercer (executar) a justiça ditada por Xangô. É muito mais paixão do que razão: aos amigos, tudo, inclusive o doloroso perdão; aos inimigos, a cólera mais implacável, a sanha destruidora mais forte.
Oxossi é o deus do ferro, a divindade que brande a espada e forja o ferro, transformando-o no instrumento de luta. Assim seu poder vai-se expandindo para além da luta, sendo o padroeiro de todos os que manejam ferramentas: ferreiros, barbeiros, tatuadores, e, hoje em dia, mecânicos, motoristas de caminhões e maquinistas de trem. É, por extensão o Orixá que cuida dos conhecimentos práticos, sendo o patrono da tecnologia. Do conhecimento da guerra para o da prática: tal conexão continua válida para nós, pois também na sociedade ocidental a maior parte das inovações tecnológicas vem justamente das pesquisas armamentistas, sendo posteriormente incorporada à produção de objetos de consumo civil, o que é particularmente notável na industria automobilística, de computação e da aviação.
Caro leitor, se você é um filho(a) de Oxossi, sinta-se privilegiado, pois é um ser de batalhas e com tudo para se tornar um vencedor. Justiceiro nato, é capaz de defender as próprias causas e as alheias. Sei que para você é difícil, mas procure exercitar a prática do perdoar, um dos gestos mais nobres da humanidade. E no demais, procure ser feliz fazendo feliz a quem lhe rodeia. A Paz de Olorum a todos os seus filhos! Até a próxima postagem.
Vídeo em Homenagem a Oxossi (Domingo 23, Rita Ribeiro): http://www.youtube.com/watch?v=3vokNx7jP2k

Quem sou eu

Minha foto
Pedagogo por formação, terapeuta holístico cuja mediunidade aflorou aos 5 anos de idade e desde então vêm crescendo na sua trajetória de vida voltando-se aos estudos da espiritualidade. Alia a mística e a ciência para ajudar a aqueles que o procuram para auxiliar na transposição de obstáculos que a vida a eles impõe.

Além de terapeuta holístico (registrado na Ordem dos Terapeutas Holísticos do Brasil, sob cadastro OTH015), numerólogo, também é adepto do Candomblé e tem como Orixá Iansã, Deusa dos Raios, a qual é regente da vida dele: “Em Iansã, deposito toda fé e confiança! “ – palavras de Alyryo.

Aqui, ele esclarece sobre aspectos desta Entidade, através de artigo publicado na revista 'A História dos Orixás' páginas 50 a 52(Clique aqui para acessá-las).

Aqueles que tiverem dúvidas, curiosidades ou mesmo questionamentos sobre assuntos inerentes a:

Numerologia,

Cartomancia,

Jogo de Búzios(IFÁ),

Psicanálise Holística,

Terapia de Vidas Passadas(TVP)

Poderão dirimi-las em contato direto com este médium-vidente pelo e-mail:'alyriobrasileiro@yahoo.com.br'ou pelo tel: (71) 8158.4582 sendo estes também os contatos para marcação de consultas
( que também podem ser feitas por telefone)

Ao Internauta:

Este blog é um canal aberto entre mim e o público em geral. Para que possamos nos comunicar e discutir sobre temas vários como o Candomblé, religião da qual sou adepto a 27 anos.
Nele também estão postadas reportagens feitas comigo pela imprensa baiana e paulista aos quais falo um pouco sobre o meu trabalho como terapeuta e como médium, além de contar como tudo começou já na minha infância.
Espero poder contar com a colaboração de todos os internautas que o acessarem deixando seus comentários sobre as minhas postagens para que possamos crescer juntos em experiências e fazer novas amizades.
Em tempo, convido aqueles que desejarem conhecer mais sobre o meu trabalho que façam contato pelas vias aqui divulgadas.
Enfim, que este seja nosso ‘espaço virtual’ onde poderemos manter contato e estreitarmos nossos laços de amizade! Sejam todos bem vindos!"

Obrigado Amigos! Ultrapassamos a marca dos 1.000 acessos!

Ultrapassamos a marca de 1.000 acessos ao nosso Blog! Dado este pontuado desde o seu lançamento em Junho de 2010 e nesta oportunidade gostaria de agradecer o apoio de todos os que o acessaram e que nos deram retorno das postagens que realizei durante o período.

Fico muito feliz com a aceitação do trabalho, o que me estimula a prosseguir usando este canal de comunicação com o mundo, onde posso expressar minha ideias e opiniões ao tempo em que também me possibilita saber o que pensa o público que me procura tanto presencial quanto virtualmente. Fora a oportunidade de falar sobre a minha religião o Candomblé, da qual sou adepto a 27 anos na qual ponho toda fé e dela me considero um instrumento de ajuda para aqueles que dela tanto necessitam.

Gostaria que me enviassem sugestões de temas que vocês gostariam de ver comentados por mim no blog e que também me ajudem a divulgar a existência desta nossa via de comunicação.

Mais uma vez agradeço as visitas, críticas e sugestões: através destas é que crescemos e aprendemos sempre! Que Olorum ilumine os nossos caminhos!

Seguidores