quinta-feira, 29 de março de 2012

Chico Anysio, uma trajetória de sucesso!

Ator, humorista e também pintor, Chico Anysio faleceu nesta sexta-feira, dia 23, vítima de problemas nas funções respiratória e renal, no exato ano em que comemora 65 anos de carreira, uma perda enorme para o país. Depois de diversas e complicadas internações, Chico deixa sua esposa Malga Di Paula e oito filhos.

Pouco antes de falecer, Chico Anysio passou por extensos problemas de saúde. Em dezembro de 2010, foi internado por uma obstrução da artéria coronariana e submetido à angioplastia. Nesta ocasião, Chico ficou 110 dias internado e afirmou ter "visto a morte com proximidade aflitiva". Em novembro de 2011, o humorista foi novamente internado, por causa de uma infecção urinária. Assim que recebeu alta e se dirigiu à sua casa, Chico precisou ser mais uma vez internado. Em 2012, os médicos diagnosticaram pneumonia e Chico precisou passar por um extenso tratamento sedado.

Cerca de 15 dias depois de retirar os aparelhos, Chico apresentou um novo quadro de infecção pulmonar e permaneceu na CTI do hospital, fazendo fisioterapia respiratória e motora. O comediante chegou a ter o problema controlado, mas logo apresentou uma piora e precisou voltar a respirar com ajuda de aparelhos durante todo o dia.” (Extraído do site http://www.pop.com.br/mundopop/noticias/celebridades/731117-Apos-internacao-critica-Chico-Anysio-morre-aos-80-anos.html?gclid=COWw5KX9jK8CFZNV7AodZFkOww )

A sua morte deixa uma grande lacuna no cenário do Humor Brasileiro. Sua capacidade criativa é realmente brilhante. “Genitor” de inúmeros personagens, pautados na alma brasileira, Chico Anysio, através deles, retratou diversos tipos de personalidade com os quais muitos se identificam e riem se vendo representados em seus quadros, sem falar nos livros por ele publicados que contribuirão, agora, para a eternização do nome deste grande comediante, perpetuando-o por gerações.

Até para o cenário musical ele contribuiu com seu personagem “Baiano” da dupla com Arnon Rodrigues intitulada “ Baiano e os Novos Caetanos”, uma homenagem, suponho, ao cantor e compositor Caetano Veloso e ao grupo musical “Novos Baianos”, resultando este trabalho em um LP (Long Play) gravado nos anos 70, de grande aceitação e repercussão nacional.

Analisando do ponto de vista espiritualista, ele foi um exemplo de trajetória feliz na sua passagem terrena, uma vez que muitos sucumbem ao não suportar a carga a eles imposta pelo sucesso, interrompendo-a com o suicídio e/ou entrega as drogas. Pela sua longevidade, vê-se que tinha amor pela vida, pela família e, segundo testemunhos, ao próximo pois ajudou a muita gente a dar os primeiros passos de uma carreira de sucesso. A mídia publicou relatos de algumas dessas pessoas como Cláudia Guimenes, Tom Cavalcante, Tamara Taxman dentre outros que agradeceram ao humorista os incentivos e chances em suas carreiras.

Seria possível a sua 'volta' ao mundo terreno? O Candomblé diverge em opiniões sobre a tal possibilidade, ou seja, a de reencarnar.

Nos cultos afros, alguns se cientificam de que os orixás têm medo da morte (quem menos tem medo da morte é Iansã – minha mãe). Quando um filho ou filha-de-santo está próximo da morte, seu orixá praticamente o abandona. Esta pessoa já não fica mais possessa, pois seu orixá procura evitá-la.

O assunto de vida após a morte não é bem definido. O Candomblé , segundo algumas vertentes, não oferece qualquer esperança depois da morte, pois é uma religião para ser praticada somente em vida, segundo os defensores dessa corrente.

Conforme o site http://ocandomble.wordpress.com/2009/02/18/o-tempo-no-candomble/ .”Para os iorubás, os mortos devem reencarnar e, enquanto esperam pelo renascimento, habitam o mundo dos que vão nascer, que é próximo do mundo aqui-e-agora, o mundo em que vivemos, o Aiê. Esse mundo do futuro imediato é atado ao presente pelo fato de que aquele que vai nascer de novo tem que permanecer vivo na memória de seus descendentes, participando de suas vidas e sendo por eles alimentados nos ritos sacrificiais, até o dia de seu renascimento como um novo membro de sua própria família. Para o homem, o mundo das realizações, da felicidade, da plenitude é o mundo do presente, o Aiê, não havendo prêmio nem punição no mundo dos que vão nascer, o mundo dos mortos, pois ali nada acontece. Paga-se por crimes em vida e cumprem-se as punições pelas instâncias humanas. As punições impostas aos humanos pelos deuses e antepassados por causa de atos maus igualmente não o atingem após a morte, mas se aplicam a toda a coletividade à qual o infrator pertence, e isso também acontece no Aiê, numa concepção ética que está focada na coletividade e não no indivíduo, não existindo a noção ocidental cristã de salvação no outro mundo nem a ideia de pecado. O outro mundo habitado pelos mortos é temporário, transitório, voltado para o presente dos humanos. Nem mesmo a vida espiritual tem expressão no futuro. Os mortos ilustres – fundadores de troncos familiares e de cidades, heróis, reis, conquistadores, grandes sacerdotes – podem vir a ser cultuados como antepassados, os egunguns, passando a habitar o passado mítico, o passado distante localizado no Orum, onde vivem os deuses orixás, dos quais muitos são antigos heróis divinizados, cujo culto se desprendeu dos limites da família e se generalizou, sendo incorporados ao passado mítico de todo um clã, uma cidade, um povo, podendo vir a ter altares erguidos em sua homenagem até mesmo do outro lado do oceano, como aconteceu com muitos orixás na América.”

De onde concluímos que o mito 'Chico Anysio' foi criado com a sua morte, marcando seu nome na história do Humor Brasileiro, deixando a sua marca e seus ensinamentos àqueles que estão por vir, tornando-se exemplo a ser sempre lembrado quando se falar em criatividade e versatilidade o que seria uma forma de tê-lo de volta não deixando assim que ele seja levado ao esquecimento. Ao Chico, o merecido descanso e a você meu caro leitor, a benção de Olorum e muita Luz no seu caminho! Até a próxima postagem!




sábado, 17 de março de 2012

Salve, Salve Guerreiras!

No último dia 08, comemoramos o Dia Internacional da Mulher, com vários eventos ao redor do mundo para homenagear a todas elas. O comércio, que não perde uma oportunidade para faturar, fez uma sorte de promoções em artigos femininos com um forte marketing sobre o dia festivo. As mídias se voltaram para as homenageadas que em seus grupos sóciais receberam parabéns pela passagem da data, flores e cumprimentos. Também, não poderia ser diferente, pois elas são as geratrizes de novos seres humanos, suas orientadoras e guardiãs por toda a vida.

Devemos lembrar, no entanto, que o papel da mulher têm evoluído no decorrer da História da Humanidade. De ser frágil, devotada ao lar, as prendas domésticas e a procriação, aposentou o avental e o livro de receitas e se jogou as gerais da batalha,para enfrentar o mercado de trabalho cada dia mais competitivo. Nas bancas escolares procura carreiras voltadas a tecnologia e as demais ciências. Tem se revelado líderes natos e de vulto a frente de nações e de frentes de trabalho. São operárias da construção civil, motoristas, policiais dentre outras profissões até então só exercidas por homens.

Sua palavra antes omitida e apenas conivente com as dos homens, agora é decisória e respeitada. São especialistas e pós graduadas. Senhoras de si, não dão mais satisfações a quem quer que seja: Independentes, seguras e arrojadas se lançam até a conquista do ser amado, tomando por várias vezes a iniciativa, 'quebrando o gelo' do começo. Saem desacompanhadas de homens, sentam em rodas de bar, riem alto e até … pagam a conta! (risos). Tudo sem perder a feminilidade nem a graça natural que o sexo lhes confere. De cima dos saltos altos, vestes voluptuosas e rostos maquiados impõem a sua vontade, discutem sobre política, dirigem seus carros e chegam de madrugada em casa correndo para ir trabalhar.

Ainda procriadoras, sim. Mas, cheias de compromissos e agendas. Divididas entre o lar, filhos, marido e o trabalho dão conta de tudo e ainda sobra um 'tempinho para uma uma passada no salão de beleza'.

O quadro anteriormente descrito não representa cem por cento do sexo feminino, mas descreve grande parte dele. Ainda há muitas 'Amélias' que andam a sombra dos seus homens, caladas e submissas, sem direito a se pronunciar nem dentro de suas casas. Destas, muitas sofrem violência doméstica e nada fazem para se defender de seus agressores. Até se entregam ao que chamamos de 'amor bandido', seguindo uma vida de crimes para acompanhar um meliante ao qual se dedica. Desvairadas, usam drogas, cometem furtos por se julgarem amadas e protegidas pelos seus amantes. Eternas românticas que sonham com seus príncipes encantados e acham que a eles devem total submissão e obediência. Espero que este outro lado também evolua e que se não extinto pelo menos se apresente em menor número num futuro próximo.

Então, cara leitora internauta, vamos comemorar! Você é um ser privilegiado! Pois é capaz de gerar vidas, de conduzir um Lar e o Mundo fora dele, além de ser delicada e graciosa. Pode ser comparada a uma flor, tamanha a sua doçura e o seu encanto natural. Sagaz, sabe sempre como se sair em variadas situações. Com um sorriso conquista, com esperteza, seduz e destrói. Poderosa e abençoada, que mais pode você querer de Nosso Criador!? A você, minha homenagem neste que é o seu mês, a minha mãe Yansã, minha saudação – Epahei e meu eterno respeito e devoção! A todos, a benção de nosso Pai Olorum! Até a próxima postagem!

Quem sou eu

Minha foto
Pedagogo por formação, terapeuta holístico cuja mediunidade aflorou aos 5 anos de idade e desde então vêm crescendo na sua trajetória de vida voltando-se aos estudos da espiritualidade. Alia a mística e a ciência para ajudar a aqueles que o procuram para auxiliar na transposição de obstáculos que a vida a eles impõe.

Além de terapeuta holístico (registrado na Ordem dos Terapeutas Holísticos do Brasil, sob cadastro OTH015), numerólogo, também é adepto do Candomblé e tem como Orixá Iansã, Deusa dos Raios, a qual é regente da vida dele: “Em Iansã, deposito toda fé e confiança! “ – palavras de Alyryo.

Aqui, ele esclarece sobre aspectos desta Entidade, através de artigo publicado na revista 'A História dos Orixás' páginas 50 a 52(Clique aqui para acessá-las).

Aqueles que tiverem dúvidas, curiosidades ou mesmo questionamentos sobre assuntos inerentes a:

Numerologia,

Cartomancia,

Jogo de Búzios(IFÁ),

Psicanálise Holística,

Terapia de Vidas Passadas(TVP)

Poderão dirimi-las em contato direto com este médium-vidente pelo e-mail:'alyriobrasileiro@yahoo.com.br'ou pelo tel: (71) 8158.4582 sendo estes também os contatos para marcação de consultas
( que também podem ser feitas por telefone)

Ao Internauta:

Este blog é um canal aberto entre mim e o público em geral. Para que possamos nos comunicar e discutir sobre temas vários como o Candomblé, religião da qual sou adepto a 27 anos.
Nele também estão postadas reportagens feitas comigo pela imprensa baiana e paulista aos quais falo um pouco sobre o meu trabalho como terapeuta e como médium, além de contar como tudo começou já na minha infância.
Espero poder contar com a colaboração de todos os internautas que o acessarem deixando seus comentários sobre as minhas postagens para que possamos crescer juntos em experiências e fazer novas amizades.
Em tempo, convido aqueles que desejarem conhecer mais sobre o meu trabalho que façam contato pelas vias aqui divulgadas.
Enfim, que este seja nosso ‘espaço virtual’ onde poderemos manter contato e estreitarmos nossos laços de amizade! Sejam todos bem vindos!"

Obrigado Amigos! Ultrapassamos a marca dos 1.000 acessos!

Ultrapassamos a marca de 1.000 acessos ao nosso Blog! Dado este pontuado desde o seu lançamento em Junho de 2010 e nesta oportunidade gostaria de agradecer o apoio de todos os que o acessaram e que nos deram retorno das postagens que realizei durante o período.

Fico muito feliz com a aceitação do trabalho, o que me estimula a prosseguir usando este canal de comunicação com o mundo, onde posso expressar minha ideias e opiniões ao tempo em que também me possibilita saber o que pensa o público que me procura tanto presencial quanto virtualmente. Fora a oportunidade de falar sobre a minha religião o Candomblé, da qual sou adepto a 27 anos na qual ponho toda fé e dela me considero um instrumento de ajuda para aqueles que dela tanto necessitam.

Gostaria que me enviassem sugestões de temas que vocês gostariam de ver comentados por mim no blog e que também me ajudem a divulgar a existência desta nossa via de comunicação.

Mais uma vez agradeço as visitas, críticas e sugestões: através destas é que crescemos e aprendemos sempre! Que Olorum ilumine os nossos caminhos!

Seguidores