sábado, 28 de janeiro de 2012

As Lendas de Yemanjá

No próximo dia 02 de fevereiro será dia de “festa no mar”, parafraseando o compositor baiano Dorival Caymmi. Muitos vão deixar os seus presentes nos balaios organizados pelos pescadores do bairro do Rio Vermelho junto com muitas mães de santo de terreiros de Salvador, ao lado da Casa do Peso, dentro da qual há um peji de Yemanjá e uma pequena fonte. Na frente da casa, uma escultura de sereia representando a Mãe d´Água baiana, Yemanjá. Desde cedo forma-se-ão filas para entregar presentes, flores, dinheiro e cartinhas com pedidos, para serem levados à tarde nos balaios que serão jogados em alto mar. Esta festa é ladeada de muitas lendas em torno de Yemanjá enautecendo suas qualidades de mãe e a sua importância como entidade do Candomblé.
É única grande festa religiosa baiana que não tem origem no catolicismo e sim no candomblé. (Dia 2 de fevereiro é dia de N.Sra. das Candeias, no Catolicismo, e esta Nossa Senhora é mais frequentemente paralelizada com Oxum, a vaidosa deusa das águas doces).
Iemanjá, rainha do mar, é também conhecida por dona Janaína, Inaê, Princesa de Aiocá e Maria, no sincretismo com a religião católica. Aiocá é o reino das terras misteriosas da felicidade e da liberdade, imagem das terras natais da África, saudades dos dias livres na floresta.
Dois de fevereiro é - oficiosamente - feriado na Bahia. É considerada a mais importante das festas dedicadas a Yemanjá, embora existam historiadores narram que antigamente a mais pomposa festa a ela dedicada era a efetuada no terceiro domingo de dezembro, em Itapagipe, em frente ao arrasado forte de São Bartolomeu . Diz-se ainda que nos outros tempos, os senhores deixaram seus escravos uma folga de quinze dias para festejarem a sua rainha em frente ao antigo forte de São Bartolomeu em Itapagipe. Tio Ataré era o pai de santo residente na Rua do Bispo, em Itapagipe, que comandava os festejos. Reuniam os presentes em uma grande talha ou pote de barro que depois era atirada ao mar. A festa durava quinze dias, durante os quais não faltavam batuques e comidas típicas baianas, com azeite de dendê. Hoje a festa do Rio Vermelho dura só o dia 2, prolongando-se pelo fim de semana seguinte, quando próximo.
Conta-se ainda uma lenda de que no Rio Vermelho havia uma rendosa armação de pesca de xaréu sendo bastante abundante tal peixe alí. Certa feita, veio junto com eles na rede, uma sereia. O proprietário do aparelho, querendo viver em paz com a gente debaixo d´água fê-la soltar imediatamente. Anos depois, sendo outro o dono da armação, novamente caiu uma sereia na rede e eles resolveram pegá-la e levá-la, carregada por dois pescadores, para assistir missa na igreja do povoado (não se sabe se na de Santana ou na extinta capela de São Gonçalo). Ela ficou o tempo todo chorosa e envergonhada; terminada a cerimônia soltaram-na à beira-mar. Desde esse dia nunca mais se pegou um xaréu que fosse nas águas do porto de Santana do Rio Vermelho, apesar dos pescadores anualmente levarem oferendas à Mãe d´Água.
Conta-se ainda que o grande presente para Iemanjá, no dia 2 de fevereiro, é uma ideia que não veio das seitas de candomblé, mas de um pescador, querendo reviver a festa do Rio Vermelho, já que a de Santana estava ficando menos concorrida. Decidiram dar um presente à Mãe d´Àgua no dia 2 de fevereiro. Pescadores e peixeiros se reuniram para organizar a festa que começava com uma missa na igreja de Santana de manhã e à tarde botavam o presente para a Rainha do Mar; houve problema com um padre que não gostou que se misturasse missa com presente para uma sereia e eles resolveram não celebrar mais missa e apenas botar o presente à tarde para Iemanjá. Mas como ocorressem algumas dificuldades e imprevistos, alguém lembrou que essa obrigação era feita na África, onde Iemanjá é mãe de todos os orixás. Como no Rio Vermelho não existisse na ocasião algum terreiro, foram procurar em outros bairros uma casa que se encarregasse das obrigações para dar o presente. A mãe de santo Júlia Bugan, que tinha casa de Candomblé na Língua de Vaca, perto do Gantois, foi quem orientou, dando uma nota para comprarem tudo o que era preciso. Fez os trabalhos e preceitos, colocou na talha que pedira e dentro do balaio, enfeitou com muitas fitas e flores e mandou-o para a casinha de pescadores no dia 2 de manhã. A partir de então continuaram fazendo sempre este preceito para tudo correr bem.
Em 1988, 89 e 90 o preceito foi realizado por Waldelice Maria dos Santos, do Engenho Velho da Federação.
A partir de 1967 o Departamento de Turismo passou a ajudar. Em 1969 foi feito o pedestal junto à casa dos pescadores e colocada a estátua de uma sereia feita por Manuel Bonfim.
No largo de Santana e cercanias armam-se muitas barracas, onde o devoto, depois de depositar sua oferenda, pode ficar tomando uma bebida, degustando as típicas e tradicionais comidas baianas, beliscando aperitivos e revendo os conhecidos e amigos, que sempre aparecem neste dia por lá.
Às 4 da tarde é que saem os barcos que levam os balaios cheios de oferendas a serem lançados em alto mar. Quando as embarcações voltam para a terra os acompanhantes não olham para trás, que faz mal. Diz a lenda, que os presentes que Yemanjá aceita ficam com ela no fundo do mar, e os que ela não aceita são devolvidos à praia pela maré, à noite e no dia seguinte, para delícia dos meninos, que vão catar nas praias os presentes não recebidos por ela.
É falado que se Iemanjá aceitar a oferta dos filhos marinheiros é que o ano será bom para as pescarias, o mar será bonançoso e os ventos ajudarão aos saveiros; se ela o recusar, as tempestades se soltarão, os ventos romperão as velas dos barcos, o mar será inimigo dos homens e os cadáveres dos afogados boiarão em busca da terra de Aiocá.
Conta uma lenda iorubana que quando Orungan, filho de Iemanjá, apaixonado pela mãe, tentou violentá-la, ela o repudiou e saiu correndo pelos campos, com o incestuoso ao seu alcance. Num dado momento ela caiu e seu corpo começou a crescer; dos seus seios saíram dois rios e seu ventre despedaçou-se dando origem a quinze orixás que regem os vegetais, o trovão, o ferro, a guerra, o mar, os lagos, rios africanos, a agricultura, os caçadores, os montes, as riquezas, a varíola, o sol e a lua os nomeia, não na mesma ordem: Dadá, Xangô, Ogun, Olokun, Oloxá, Oyá, Oxum, Obá, Okô, Okê, Xampanã, Oxossi, Ajê Xalugá, Orun (sol) e Oxupá (lua).
No Brasil, Yemanjá é orixá do mar e considerada mãe de todos os orixás de origem iorubá (os de origem daomeana - Omolu, Oxumaré e às vezes Exu - são tidos como filhos de Nanã).
Outra lenda africana de Yemanjá conta que era filha de Olokum, a deusa do mar. Casou-se, em Ifé, com Olofim-Odudua., com quem teve dez filhos que se tornaram orixás. De tanto amamentar os filhos, seus seios se tornaram imensos. Cansada da estadia em Ifé, fugiu para o oeste, chegando a Abeokutá. Ao norte desta cidade vivia Okere, rei de Xaki, que desejou desposá-la. Ela concordou, com a condição de que ele nunca ridicularizasse o tamanho de seus seios. Ele assentiu e sempre a tratava com consideração e respeito, mas um dia, voltando bêbado para casa, gritou para ela: “você com seus seios compridos e balouçantes! você com seus seios grandes e trêmulos!”. Yemanjá, ofendida, fugiu em disparada. Antes de seu primeiro casamento Yemanjá recebera de Olokum, sua mãe, uma garrafa contendo uma poção mágica pois, “nunca se sabe o que pode acontecer amanhã”; em caso de necessidade Yemanjá deveria quebrar a garrafa, jogando-a no chão. Em sua fuga, Yemanjá tropeçou e caiu, a garrafa quebrou-se, e dela nasceu um rio cujas águas levaram Yemanjá em direção ao mar, residência de sua mãe. Okere, contrariado, quis impedir a fuga de sua mulher e foi-lhe ao encalço. Para barrar-lhe o caminho transformou-se em uma colina, ainda hoje chamada Okere. Não conseguindo passar, Yemanjá chamou Xangô, o mais poderoso dos seus filhos. Ele pediu uma oferenda e, recebida, disse-lhe que no dia seguinte ela encontraria por onde passar. Nesse dia Xangô desfez os nós que prendiam as amarras das chuvas e as nuvens começaram a se reunir; Xangô então lançou seu raio sobre a colina Okere, ela abriu-se em duas, e as águas do rio de Yemanjá atravessaram a colina e a levaram até o mar, onde ela resolveu ficar e não voltar mais à terra.
Yemanjá é festejada em muitos locais na Bahia. Vive e é festejada na Ribeira, em Plataforma; na península de Humaitá, onde fica a igrejinha de Montserrat; na Gameleira, na ilha de Itaparica; no Rio Vermelho, frente à igreja de Santana, e em muitos outros lugares conhecidos pelos seus filhos e filhas de santo, que vão aí oferecer seus presentes e fazer suas obrigações.
Portanto, caro internauta, caso esteja em Salvador/Ba neste dia, vale a pena ir ao bairro do Rio Vermelho e levar sua oferenda para a Rainha das Águas e junto a este, seus anseios de vida. Como boa mãe, escuta aos seus filhos e não mede esforços para ajudá-los a alcançar seus objetivos!
Resta-me agradecer às diversas fontes que me serviram de embasamento para concepção e pesquisa deste texto. Muito Axé e a Paz de Olorum com todos! Até a próxima postagem!

sábado, 14 de janeiro de 2012

Numerologia

Outro dia, fui perguntado sobre o que é Numerologia, no que ela influencia na nossa vida e tantos outros aspectos desta ciência. Então, aqui vai a resposta a estes questionamentos e dúvidas.
A Numerologia é uma ferramenta de autoconhecimento que permite identificar os números que representam a essência da pessoa e o que eles simbolizam em termos de comportamento, desafios, aprendizado, etc. fazendo com que a pessoa descubra suas mais profundas características, e a partir disso, apontando os caminhos possíveis de acordo com suas características, mostrando tendências de comportamento, situações e perfil de pessoas que o indivíduo pode atrair para sua vida. A Numerologia é um método que nos ajuda a entender a realidade e, consequentemente, o que o futuro nos trará, ajudando-nos a transformá-lo. Portanto, tal ciência nos faculta a possibilidade de que se estude o indivíduo e àqueles que o rodeiam, assim como se conheça seu propósito individual na vida e o que se pode fazer para trazer felicidade e realização. Ajuda a entender os ciclos da vida e auxilia a minimizar seus pontos fracos e aproveitar ao máximo suas qualidades, vencendo assim, suas dificuldades.
Assim, podemos dizer que a Numerologia é uma ciência que estuda os números e sua influência sobre a vida das pessoas, através da interpretação das vibrações numéricas. Ela estuda o significado oculto dos números e sua influência na vida cotidiana, na espiritualidade, no intelecto, entre outros. Através da análise numerológica é possível avaliar aspectos importantes da vida pessoal do indivíduo (ou até de uma empresa), de sua alma, de sua personalidade, de possíveis realizações, desafios, ciclos, entre outros, assim como determinar o caráter e as tendências de personalidade das pessoas.
Tal estudo que tem como base a vibração presente em cada pessoa a partir de seu nome e data de nascimento. Através de cálculos matemáticos simples associados aos valores atribuídos à cada letra é possível se determinar qual a personalidade básica de uma pessoa e fazer uma orientação sobre seu futuro. Segundo a numerologia, cada número é dotado de uma vibração ou essência individual que indica tendências de acontecimentos ou de personalidade.
Os números são considerados como símbolos muito significativos por quase todas as civilizações. Representam a ordem, a harmonia cósmica e a perfeição universal. Eles podem nos mostrar a magia da vida e a essência da harmonia cósmica e interior, expressando ideias e relações. Expressam estágios da energia emanada por Deus. A Numerologia interpreta os significados ocultos dos algarismos que nos acompanham desde o nascimento, revelando muito sobre o futuro, a felicidade e o sucesso pessoal de cada um. A Numerologia ajuda a escolher a melhor data para um casamento, um período mais favorável para mudar de profissão, os dias de sorte para jogos, para a vida amorosa, etc.
Para a Numerologia cada número possui um valor metafísico de grande significado, uma qualidade, mostrando características internas que denota aspectos do Destino da pessoa. Os números emanam energias, assim como as letras e as palavras, por isso se diz que “os números tem força”. Essas energias podem nos fazer bem ou nos influenciar negativamente. Tudo no Universo é vibração: os sons, os números e as palavras pronunciadas, que quando experimentadas e vivenciadas nos levam a uma relação cósmica com as forças universais. A Numerologia parte do princípio de que o ser humano, assim como sua vida, são regulados pelas leis matemáticas das vibrações e que estas, por sua vez, estão associadas a uma escala correspondente de sons.
Os números tem vida, emitem energia e neles se encontram todos os talentos, dificuldades e também as respostas para nossas dúvidas e incertezas. Pode-se descobrir fragilidades, potenciais, onde está concentrada a energia positiva e tirar o maior proveito delas superando obstáculos. Representam princípios universais através dos quais todas as coisas evoluem e continuam a crescer de forma cíclica. Os dígitos de 1 a 9 simbolizam os estágios pelos quais um conceito tem de passar antes de se tornar realidade. Toda manifestação é resultado desses 9 estágios.
Todos os números possuem aspectos positivos e negativos, vibrações harmônicas e conflitantes, qualidades e dificuldades, pois tudo no mundo tem dois lados, enfatizo. Os dois polos trazem o equilíbrio das energias. Cada número é dotado de certas características ou qualidades próprias que indicam tendências de personalidade ou até mesmo acontecimentos.
A Numerologia é uma ciência precisa e um instrumento poderoso que ajuda no autoconhecimento, mostrando o caminho que devemos seguir na vida, nossas dificuldades, esclarecendo dúvidas, corrigindo erros, controlando impulsos, agindo com mais equilíbrio e entendendo melhor as pessoas ao nosso redor, conhecendo bem nossas aptidões e tendências. Cada número traz em si um significado simbólico e é esse simbolismo que permite transformar letras em números e interpretar palavras a partir dos conteúdos numéricos.
A Numerologia também pode determinar os pontos fracos e negativos das pessoas, pontos que muitas vezes, decorrem do karma de vidas passadas, e apontar as características mais marcantes que a pessoa pode desenvolver em direção ao sucesso. A Numerologia pode ser usada para interpretar as características das pessoas e entender as oportunidades e influências presentes em suas vidas num determinado momento. Define as lições mais profundas que uma pessoa está aprendendo. Ela pode relacionar o desenvolvimento da alma nesta vida com o crescimento passado e o potencial futuro, numa demonstração das leis da reencarnação.
É importante que se diga que a Numerologia não fornece estudos milagrosos que resolverão a sua vida, mas sim uma interpretação sobre você, para que possa se conhecer melhor e ter mais confiança para tomar decisões. Logo, ela não revela “profecias” para sua vida, mas sim tendências de comportamento e situações que podem ser mudadas de acordo com seu livre-arbítrio; não determina o que você deve fazer, mas sim ajuda a enxergar melhor as situações de sua vida para que você tome decisões mais conscientes.
Enfim, a Numerologia não é a solução para os problemas, mas sim uma forma de se conhecer profundamente e fazer as mudanças necessárias para atingir seus objetivos com equilíbrio.
Caro leitor, me coloco à disposição para esclarecer dúvidas ou mesmo para fazer um estudo numerológico de sua vida o que lhe auxiliará nas suas futuras tomadas de decisão rumo ao seu sucesso. Caso tenha interesse em marcar uma consulta, meus contatos estão na página inicial deste Blog. A Paz de Olorum com todos! Até a próxima postagem! Forte abraço!

Quem sou eu

Minha foto
Pedagogo por formação, terapeuta holístico cuja mediunidade aflorou aos 5 anos de idade e desde então vêm crescendo na sua trajetória de vida voltando-se aos estudos da espiritualidade. Alia a mística e a ciência para ajudar a aqueles que o procuram para auxiliar na transposição de obstáculos que a vida a eles impõe.

Além de terapeuta holístico (registrado na Ordem dos Terapeutas Holísticos do Brasil, sob cadastro OTH015), numerólogo, também é adepto do Candomblé e tem como Orixá Iansã, Deusa dos Raios, a qual é regente da vida dele: “Em Iansã, deposito toda fé e confiança! “ – palavras de Alyryo.

Aqui, ele esclarece sobre aspectos desta Entidade, através de artigo publicado na revista 'A História dos Orixás' páginas 50 a 52(Clique aqui para acessá-las).

Aqueles que tiverem dúvidas, curiosidades ou mesmo questionamentos sobre assuntos inerentes a:

Numerologia,

Cartomancia,

Jogo de Búzios(IFÁ),

Psicanálise Holística,

Terapia de Vidas Passadas(TVP)

Poderão dirimi-las em contato direto com este médium-vidente pelo e-mail:'alyriobrasileiro@yahoo.com.br'ou pelo tel: (71) 8158.4582 sendo estes também os contatos para marcação de consultas
( que também podem ser feitas por telefone)

Ao Internauta:

Este blog é um canal aberto entre mim e o público em geral. Para que possamos nos comunicar e discutir sobre temas vários como o Candomblé, religião da qual sou adepto a 27 anos.
Nele também estão postadas reportagens feitas comigo pela imprensa baiana e paulista aos quais falo um pouco sobre o meu trabalho como terapeuta e como médium, além de contar como tudo começou já na minha infância.
Espero poder contar com a colaboração de todos os internautas que o acessarem deixando seus comentários sobre as minhas postagens para que possamos crescer juntos em experiências e fazer novas amizades.
Em tempo, convido aqueles que desejarem conhecer mais sobre o meu trabalho que façam contato pelas vias aqui divulgadas.
Enfim, que este seja nosso ‘espaço virtual’ onde poderemos manter contato e estreitarmos nossos laços de amizade! Sejam todos bem vindos!"

Obrigado Amigos! Ultrapassamos a marca dos 1.000 acessos!

Ultrapassamos a marca de 1.000 acessos ao nosso Blog! Dado este pontuado desde o seu lançamento em Junho de 2010 e nesta oportunidade gostaria de agradecer o apoio de todos os que o acessaram e que nos deram retorno das postagens que realizei durante o período.

Fico muito feliz com a aceitação do trabalho, o que me estimula a prosseguir usando este canal de comunicação com o mundo, onde posso expressar minha ideias e opiniões ao tempo em que também me possibilita saber o que pensa o público que me procura tanto presencial quanto virtualmente. Fora a oportunidade de falar sobre a minha religião o Candomblé, da qual sou adepto a 27 anos na qual ponho toda fé e dela me considero um instrumento de ajuda para aqueles que dela tanto necessitam.

Gostaria que me enviassem sugestões de temas que vocês gostariam de ver comentados por mim no blog e que também me ajudem a divulgar a existência desta nossa via de comunicação.

Mais uma vez agradeço as visitas, críticas e sugestões: através destas é que crescemos e aprendemos sempre! Que Olorum ilumine os nossos caminhos!

Seguidores