sábado, 29 de outubro de 2011

Um Pouco mais sobre Perseverança …

Caro leitor, já abordei o tema “Perseverança” em uma postagem anterior (vide Postagem neste blog, de Outubro/2010). Mas, sobre um tema tão vasto, sempre há o que comentar e agora o faço sobre outro enfoque: Sobre a necessidade de termos esta virtude em nossas personalidades para o alcance de nossos objetivos. Espero que apreciem mais essa postagem e , se possível , se reportem a anterior sobre o mesmo tema. Boa leitura!

Se há pessoas que não estudam ou que, se estudam, não aproveitam, elas que não se desencorajem e não desistam;

se há pessoas que não interrogam os homens instruídos para esclarecer as suas dúvidas ou o que ignoram, ou que, mesmo interrogando-os, não conseguem ficar mais instruídas, elas que não se desencorajem e não desistam;

se há pessoas que não meditam ou que, mesmo que meditem, não conseguem adquirir um conhecimento claro do princípio do bem, elas que não se desencorajem e não desistam;

se há pessoas que não distinguem o bem do mal ou que, mesmo que distingam, não têm uma percepção clara e nítida, elas que não se desencorajem e não desistam;

se há pessoas que não praticam o bem ou que, mesmo que o pratiquem, não podem aplicar nisso todas as suas forças, elas que não se desencorajem e não desistam;

o que outros fariam numa só vez, elas o farão em dez, o que outros fariam em cem vezes, elas o farão em mil, porque aquele que seguir verdadeiramente esta regra da perseverança, por mais ignorante que seja, tornar-se-á uma pessoa esclarecida, por mais fraco que seja, tornar-se-á necessariamente forte.”

Confúcio, in 'A Sabedoria de Confúcio'

Perseverança é a firmeza ou constância num sentimento, numa resolução, num trabalho, apesar das dificuldades e dos incômodos. É a virtude que contribui para o êxito na vida humana. Para a Teologia católica, a perseverança é uma virtude que junto com a da fortaleza, fortifica a vontade contra o temor de males iminentes e as dificuldades que provêm de um longo exercício da virtude.

Quando observamos que muitos planos não se concretizam é porque o poder de realização não correspondeu a possibilidade de concepção. Assim, é necessário que não percamos o nosso bom humor se aquilo que almejamos não está se tornando real. Devemos , portanto, rever as nossas estratégias para alcançarmos o objetivo desejado, analisar se o esforço até então desprendido foi suficiente para chegarmos ao fim da trajetória.

Há fatores que se opõem a perseverança são eles: a rotina, uma ruptura do automatismo, por insignificante que seja, abre um caminho. Liberta o pensamento e tonifica o psiquismo superior. Importa detectar os automatismos que alimentam a nossa inércia. O desânimo, que é a grande arma dos Espíritos das trevas, porque ela quebra a vontade. A preguiça moral, o gosto da comodidade e a instabilidade do humor são outros tantos fatores do desânimo. E por fim, o medo de mudar, pois o esforço desacostumado é penoso e por isso dá margem a uma idéia de incapacidade de avançar - A verdadeira vontade não é desejo, é autodeterminação refletida.

Preferimos vegetar numa mediocridade aceita, a elevar-nos a uma situação melhor à custa de trabalhos metódicos e perseverantes. Para muitos seres humanos, a felicidade consiste na lei do menor esforço, na rotina e no torpor. Isso equivale a matar a vida interior, porque, para estar vivo, o espírito deve sempre se renovar por um trabalho contínuo. Daí a estagnação, ponto de parada de nossa própria evolução, levando-nos a um patamar de vida e nele poderemos estar fadados ao conformismo e passarmos a nos 'auto consolar' nos dando a ideia de que aquele seja o ultimo estágio ao qual podemos chegar.

Para que haja perseverança deve haver também a concentração, ou seja, focalizar nossa atenção sobre um único ponto e partir ao seu alcance, uma vez que , olhando muitas coisas ao mesmo tempo, prestamos menos atenção a cada uma em particular.

A diferença entre tenacidade e obstinação é que esta última não sabe adaptar-se à realidade. Aos obstinados falta a flexibilidade, elemento de suma importância para a realização de todos os empreendimentos humanos. Enquanto que aos tenazes é permitido uma certa 'maleabilidade estratégica' para alcançar o objetivo desejado.

Portanto, caro leitor, não desista nunca de seu sonho. Se ele não se realizar a curto prazo, poderá se chegar a ele com mais vagar, nunca é tarde para se realizar um objetivo de vida. Compete a nós, empenharmo-nos, analisar as nossas estratégias e ver como eliminaremos os obstáculos que se põem a nossa frente. A fé nos dá coragem, o apoio espiritual nos dá a diretriz a seguir. Abra os seus caminhos e vá a luta, se agir assim a vitória será fato e não uma meta inatingível. A Paz de Olurum com todos! Até a próxima postagem!

segunda-feira, 10 de outubro de 2011

Doce Infância ...


No dia 12 de Outubro vindouro, comemoraremos o dia dedicado a N.S. Aparecida, padroeira do Brasil, bem como também é o Dia das Crianças. Como Nossa Senhora é a mãe de Jesus e nossa mãe Oxum (Ora iê iê ô!) nada como lembrarmos desse elo tão forte que une mãe e filhos nesta data. Portanto, a Oxum, a minha saudação e o meu respeito na passagem da data dedicada a ela no nosso calendário cristão.

Mas, falemos sobre esse tenro período de nossas vidas... a infância! Ela que nos alicerça para o desenvolvimento de nossa fase adulta, embasando-nos para seguirmos nas tortuosas estradas que a vida nos fará trilhar. Esse tempo do 'faz de conta' quando descobrimos o mundo com a visão encantada por fadas, príncipes, princesas e duendes que povoam as pequenas mentes ainda em formação, ensinando-lhes os conceitos do bem e do mal, do feio e do bonito, dentre tantos outros que comporão a personalidade destes, definindo o seu futuro papel na sociedade.

Hoje os pequenos não são mais tão inocentes como outrora. Já são vistos nas barrigas de suas mães e já vêm ao mundo com enxoval, decoração de quarto e nome previamente escolhido. Um tanto crescidos, usam telefone celular, têm computador de última geração, vestem-se como pequenos adultos, já têm até poder de escolha e opinam sobre certos fatos junto aos seus pais. Como se amadurece cedo!

Meninas frequentam salão de beleza, usam salto alto e maquiagem. Suas bonecas são miniaturas de mulheres feitas, de medidas exatas e que até engravidam. Exige-se delas postura de moça muito mais cedo. Meninos se reúnem em Lan Houses para jogar coletivamente em programas em que eles personificam 'franco atiradores', 'exterminadores de gays e prostitutas', 'fugitivos da justiça', 'ladrões bem sucedidos', dentre outros papéis que antes eram conferidos aos 'vilões'. Este é o novo conceito de herói: aquele que mata e permanece impune, o que rouba e que a polícia não consegue nunca prender, o espertalhão que tripudia e se dá bem. Belo exemplo para uma mente em formação, não acham!? Pois os jogos eletrônicos pontuam alto para quem mata mais ou que consegue sair ileso de artimanhas armadas para a captura. Ao meu ver, tais elementos levam a prática de atos ilícitos e de sexo cada vez mais cedo.

Músicas fazem apologia ao crime, de forma divertida e animada. Um convite aberto para um indivíduo com a mente em formação. Nos morros e na periferia das cidades, levados pela condição em que vivem , sem escola e sem perspectiva de uma melhora de vida, mais e mais jovens enveredam pela 'promissora' carreira de traficante de drogas, de ganho fácil e que não exigem mais do indivíduo se não coragem para matar e morrer para conseguir uma 'pseudo-vida' de luxos exacerbados e orgias promovidas por alucinógenos.

O quadro se agrava quando pensamos na negligência de determinados pais que com permissividade e abuso do que se chama de confiança, criam seus filhos a 'laissez-faire' entregando-os a vida sem a preocupação de prepará-los dentro de casa para os embates que possam vir. Preocupados com suas próprias vidas, estes que se declaram pais, colocam suas crias nas escolas e estas entidades que cuidem de dar educação além da formação a qual se destinam. Daí, vemos crianças portando armas, atirando contra professores e colegas, afrontando aos professores em sala de aula, brigando corporalmente pelos corredores. E estes é o que chamaremos de 'futuro de nossa Nação'.

Você, caro leitor, que é pai e/ou filho nesse dia tão lindo que se aproxima, reflita sobre o que foi dito aqui e contribua com a sua parcela para que a infância continue a ser a dita 'tenra idade'. Pois é nossa a responsabilidade de dar uma boa formação àqueles que serão o futuro da raça humana. Experimente, ao invés de apenas presentear ao seu filho(a) fazer o mesmo com uma criança orfã ou carente, que não teve a mesma oportunidade que você, de ter tido uma família que lhe desse amparo financeiro, psicológico e , principalmente … amor. Se assim o fizer, este poderá ser um dos dias mais felizes da sua vida. A Paz de Olorum com todos nós. Salve Oxum no seu dia, 'Ora iê iê ô!'.

Quem sou eu

Minha foto
Pedagogo por formação, terapeuta holístico cuja mediunidade aflorou aos 5 anos de idade e desde então vêm crescendo na sua trajetória de vida voltando-se aos estudos da espiritualidade. Alia a mística e a ciência para ajudar a aqueles que o procuram para auxiliar na transposição de obstáculos que a vida a eles impõe.

Além de terapeuta holístico (registrado na Ordem dos Terapeutas Holísticos do Brasil, sob cadastro OTH015), numerólogo, também é adepto do Candomblé e tem como Orixá Iansã, Deusa dos Raios, a qual é regente da vida dele: “Em Iansã, deposito toda fé e confiança! “ – palavras de Alyryo.

Aqui, ele esclarece sobre aspectos desta Entidade, através de artigo publicado na revista 'A História dos Orixás' páginas 50 a 52(Clique aqui para acessá-las).

Aqueles que tiverem dúvidas, curiosidades ou mesmo questionamentos sobre assuntos inerentes a:

Numerologia,

Cartomancia,

Jogo de Búzios(IFÁ),

Psicanálise Holística,

Terapia de Vidas Passadas(TVP)

Poderão dirimi-las em contato direto com este médium-vidente pelo e-mail:'alyriobrasileiro@yahoo.com.br'ou pelo tel: (71) 8158.4582 sendo estes também os contatos para marcação de consultas
( que também podem ser feitas por telefone)

Ao Internauta:

Este blog é um canal aberto entre mim e o público em geral. Para que possamos nos comunicar e discutir sobre temas vários como o Candomblé, religião da qual sou adepto a 27 anos.
Nele também estão postadas reportagens feitas comigo pela imprensa baiana e paulista aos quais falo um pouco sobre o meu trabalho como terapeuta e como médium, além de contar como tudo começou já na minha infância.
Espero poder contar com a colaboração de todos os internautas que o acessarem deixando seus comentários sobre as minhas postagens para que possamos crescer juntos em experiências e fazer novas amizades.
Em tempo, convido aqueles que desejarem conhecer mais sobre o meu trabalho que façam contato pelas vias aqui divulgadas.
Enfim, que este seja nosso ‘espaço virtual’ onde poderemos manter contato e estreitarmos nossos laços de amizade! Sejam todos bem vindos!"

Obrigado Amigos! Ultrapassamos a marca dos 1.000 acessos!

Ultrapassamos a marca de 1.000 acessos ao nosso Blog! Dado este pontuado desde o seu lançamento em Junho de 2010 e nesta oportunidade gostaria de agradecer o apoio de todos os que o acessaram e que nos deram retorno das postagens que realizei durante o período.

Fico muito feliz com a aceitação do trabalho, o que me estimula a prosseguir usando este canal de comunicação com o mundo, onde posso expressar minha ideias e opiniões ao tempo em que também me possibilita saber o que pensa o público que me procura tanto presencial quanto virtualmente. Fora a oportunidade de falar sobre a minha religião o Candomblé, da qual sou adepto a 27 anos na qual ponho toda fé e dela me considero um instrumento de ajuda para aqueles que dela tanto necessitam.

Gostaria que me enviassem sugestões de temas que vocês gostariam de ver comentados por mim no blog e que também me ajudem a divulgar a existência desta nossa via de comunicação.

Mais uma vez agradeço as visitas, críticas e sugestões: através destas é que crescemos e aprendemos sempre! Que Olorum ilumine os nossos caminhos!

Seguidores