sábado, 24 de setembro de 2011

Amadurecer

Refletindo, vemos que a ótica sobre determinadas coisas mudam: aquilo que antes nos dava tanto prazer, agora nos entedia e por vezes até passamos a abominar. Conceitos e preconceitos no nosso consciente caem por terra , mas reconhecemos que estamos mais 'centrados' e que o nosso foco de vida está mudando, logo, estamos trocando de metas e sonhos. Tal processo observa-se , geralmente, por volta dos trinta anos, quando já vivenciamos algumas experiências e a vida já nos deu algumas cicatrizes no corpo e na alma. São coisas que caracterizam o que os estudiosos chamam de maturidade. Mudamos na maneira de pensar e isso se reflete até na maneira como nos vestimos. Considero esta a melhor fase de nossas vidas, pois somos jovens para enfrentar ainda muitos dos desafios que a vida nos impõe e não somos mais tão ingênuos para cairmos nas 'armadilhas' que se erguem no nosso caminho.

Estamos plenos inclusive fisicamente, órgãos já completamente formados e em pleno funcionamento. Com um vigor de dar inveja àqueles que já entraram na fase do envelhecimento, ditada como a fase dos 60 anos.

Até nos questionamos se já estamos envelhecendo, tamanha a mudança que observamos na nossa ótica de vida. Muitos chegam a mudar de carreira profissional, de estado civil e até de endereço em função da vivência adquirida e que reflete diretamente na nossa conduta e maneira de pensar. Mas, creia que isto está muito distante do que se chama de envelhecimento: esta fase trás consigo as dores musculares, diminuição a acuidade visual dentre tantos sinais de que a máquina está perdendo o seu viço e começa o corpo a pedir descanso.

Porém, existem ainda pessoas , que serão eternamente imaturas, as quais as experiências de vida não deixarão lições e que mesmo tendo passado por elas, de nada adiantou, no sentido de lhe trazerem 'insights' que contribuam para um crescimento interior, tornando-os melhores do que já são, inferindo tal resultado na sua interação com o seu próximo. Tais pessoas não evoluem enquanto seres humanos, estagnam num determinado estágio e ali ficam até a morte. São, geralmente, pessoas difíceis de lidar, tacanhas e de mente fechada com reações tolas e infantis diante dos problemas que se põem a sua frente. Elas são hesitantes , inseguras, indecisas e frívolas .

Então, o que fazer para nos tornarmos amadurecidos e não envelhecidos? Em primeiro lugar, ao sairmos de uma situação difícil, refletir quanto a solução que encontramos para sanar o problema: será que esta não poderia ter sido melhor ou ainda se esta seria a melhor solução? Discutir com uma pessoa de nossa confiança é de bom alvitre; 'aprendermos com as surras que a vida nos dá' , também é sábio para se chegar ao amadurecimento, mas sem mágoas ou ressentimentos, pois estes não levam a nada a não ser o acúmulo de energias negativas que só aumentam o sofrimento de quem está saindo de uma situação desagradável; Praticar o mais nobre dos atos: o de perdoar àqueles que erram conosco por algum motivo e procurar compreender e aceitar o nosso próximo como ele é e ajudá-lo sempre que nos for possível assim como o Cristo fez na sua missão na Terra. Ao praticarmos, pelo menos estes atos, estaremos evoluindo enquanto pessoa e contribuindo para um melhor relacionamento com o nosso próximo. Assim, se sairmos de situações vexatórias sem tantas sequelas, não sofreremos tanto desfavorecendo ao instalar envelhecimento, posto que uma vez mais 'leves' espiritualmente, conservaremos a nossa juventude refletida na nossa aparência e integridade física, com a mente amadurecida, mas não envelhecida.

Portanto, brindemos a maturidade e retardemos o envelheci imento em nossas vidas!

Que Olorum nos cubra de bençãos! Até a próxima postagem!


sábado, 10 de setembro de 2011

Retirantes ruralistas … trabalhadores!

Dentro de pouco tempo entraremos na estação 'mais alegre do ano': o Verão! E com a chegada dela (a estação) também o período de férias, viagens de lazer e a busca por lugares próximos ao litoral, muito sol, belas praias e corpos a mostra. Muita sensualidade nas danças e músicas que divertem a muitos. Inventam-se passos novos para uma nova dança , maneira diferente de expressar a alegria que já faz parte da alma do povo do Norte e Nordeste do Brasil. Esta já conhecida e reconhecida até no exterior, onde já é denotada o nosso jeito de ser e a nossa hospitalidade que conquista corações ao redor do mundo.
'Black is beautiful!' nestas terras de cabelo' Black power ', trançados, frisados, agora até multicores, valorizando a beleza natural do sangue e da cultura afro-brasileira. Faço esta 'ambientação' para falar da receptividade e alegria com que o povo do Norte e Nordeste do Brasil, recebe a quem os visita, independente de origem, cor , sexo ou credo. Sem falar no notável progresso que se alcançou nos últimos anos em vários campos como o da música, da agricultura e do comércio. Não somos mais só um povo de pouca cultura que com os pés rachados pelo clima seco, batemos a porta dos nossos irmãos sulistas, a procura de uma oportunidade de trabalho para aplacarmos a fome e a miséria do nosso local de origem. Assim como cedemos mão de obra para a construção civil dentre outras tantas ocupações braçais, também fornecemos, 'caetanos e bethânias' para compor nosso cenário musical, doutores e doutoras para hospitais, casas jurídicas e outras profissões que exigem que se tenha o nível superior para que sejam exercidas. Estamos deixando de ser “o Zé da colher de pedreiro” ou a “Maria da cozinha” para nos tornarmos os profissionais de outras esferas que envolvem conhecimento, estudo e intelectualidade. Então porquê ainda somos vistos com descriminação pelos nossos irmãos sulistas?
A conta disso, nos chamam por nomes jocosos como 'paraíbas', 'pau-de-arara' dentre tantas outras expressões depreciativas, que degradam a figura do nordestino no cenário nacional, rotulando-o como o 'eterno Zeca tatu' , o matuto ignorante e sem teto, o fugitivo das terras secas.
Sim...já fomos assim, ou devo dizer … não somos mais assim. O passar do tempo nos trouxe cultura, nos tornamos polo de investimento e de lazer, mostramos o nosso valor até nas passarelas ou não se reconhece beleza da nossa modelo 'Adriana Lima'?
Nossa querida e idolatrada Bahia, por tantas vezes descrita tão belissimamente por Jorge Amado, representada por Caribé, cantada por poetas como João Gilberto e Gilberto Gil, ser considerada simplesmente como a 'terra da preguiça' e da vagareza. Se assim fosse, meus conterrâneos ainda estariam atuando unicamente nas lavouras e pastos. As minhas conterrâneas seriam tão somente vendedoras de quitutes nas ruas ou lavadeiras 'de ganho'. Enquanto que despontamos como exportadores de cacau e de soja dentre tantos outros produtos que trazem divisas ao Brasil. Então, irmãos sulistas, tais fatos seriam exemplos do que vocês chamam de 'baianada'? Creio que seja a hora de reconsiderar este estigma a nós imposto de povo preguiçoso, lento e de pouca massa encefálica. Digo , com orgulho, que somos um povo em desenvolvimento. Sei que ainda temos muito a aprender, mas também tenho a certeza que chegaremos lá!
Contudo, deixo aqui o meu convite para que você, sulista nos visite para que nos conheça de perto e a nossa terra. Prove da nossa hospitalidade e da nossa culinária. Dance ao som da nossa música e desfrute de nossas praias. Mas que também vá aos nossos museus e fundações culturais. E que voltem para suas terras satisfeitos, com saudade do que viram e vivenciaram e talvez assim pensem duas vezes antes de tratar com diferencialmente, de maneira negativa a um irmão nordestino. Mas, eu presumo que se ainda assim o fizer, ele, com a alma nobre que geralmente tem, lhe retribuirá com um sorriso e lhe abrirá os braços, assim como fez o Cristo na sua passagem pela Terra! Sigamos com Olorum a nossa frente! Grande abraço!

Quem sou eu

Minha foto
Pedagogo por formação, terapeuta holístico cuja mediunidade aflorou aos 5 anos de idade e desde então vêm crescendo na sua trajetória de vida voltando-se aos estudos da espiritualidade. Alia a mística e a ciência para ajudar a aqueles que o procuram para auxiliar na transposição de obstáculos que a vida a eles impõe.

Além de terapeuta holístico (registrado na Ordem dos Terapeutas Holísticos do Brasil, sob cadastro OTH015), numerólogo, também é adepto do Candomblé e tem como Orixá Iansã, Deusa dos Raios, a qual é regente da vida dele: “Em Iansã, deposito toda fé e confiança! “ – palavras de Alyryo.

Aqui, ele esclarece sobre aspectos desta Entidade, através de artigo publicado na revista 'A História dos Orixás' páginas 50 a 52(Clique aqui para acessá-las).

Aqueles que tiverem dúvidas, curiosidades ou mesmo questionamentos sobre assuntos inerentes a:

Numerologia,

Cartomancia,

Jogo de Búzios(IFÁ),

Psicanálise Holística,

Terapia de Vidas Passadas(TVP)

Poderão dirimi-las em contato direto com este médium-vidente pelo e-mail:'alyriobrasileiro@yahoo.com.br'ou pelo tel: (71) 8158.4582 sendo estes também os contatos para marcação de consultas
( que também podem ser feitas por telefone)

Ao Internauta:

Este blog é um canal aberto entre mim e o público em geral. Para que possamos nos comunicar e discutir sobre temas vários como o Candomblé, religião da qual sou adepto a 27 anos.
Nele também estão postadas reportagens feitas comigo pela imprensa baiana e paulista aos quais falo um pouco sobre o meu trabalho como terapeuta e como médium, além de contar como tudo começou já na minha infância.
Espero poder contar com a colaboração de todos os internautas que o acessarem deixando seus comentários sobre as minhas postagens para que possamos crescer juntos em experiências e fazer novas amizades.
Em tempo, convido aqueles que desejarem conhecer mais sobre o meu trabalho que façam contato pelas vias aqui divulgadas.
Enfim, que este seja nosso ‘espaço virtual’ onde poderemos manter contato e estreitarmos nossos laços de amizade! Sejam todos bem vindos!"

Obrigado Amigos! Ultrapassamos a marca dos 1.000 acessos!

Ultrapassamos a marca de 1.000 acessos ao nosso Blog! Dado este pontuado desde o seu lançamento em Junho de 2010 e nesta oportunidade gostaria de agradecer o apoio de todos os que o acessaram e que nos deram retorno das postagens que realizei durante o período.

Fico muito feliz com a aceitação do trabalho, o que me estimula a prosseguir usando este canal de comunicação com o mundo, onde posso expressar minha ideias e opiniões ao tempo em que também me possibilita saber o que pensa o público que me procura tanto presencial quanto virtualmente. Fora a oportunidade de falar sobre a minha religião o Candomblé, da qual sou adepto a 27 anos na qual ponho toda fé e dela me considero um instrumento de ajuda para aqueles que dela tanto necessitam.

Gostaria que me enviassem sugestões de temas que vocês gostariam de ver comentados por mim no blog e que também me ajudem a divulgar a existência desta nossa via de comunicação.

Mais uma vez agradeço as visitas, críticas e sugestões: através destas é que crescemos e aprendemos sempre! Que Olorum ilumine os nossos caminhos!

Seguidores